TITLE

DESCRIPTION

Os nossos alunos aprendem a ler e a escrever de modo atrativo e interessante.

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR – 1º CICLO

 

Componentes do currículo
 

Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):

 

Português

Matemática

Estudo do Meio

Expressões:

Artísticas

Físico-motoras

Áreas não disciplinares (b): Área de projeto

Estudo Acompanhado

Educação para a cidadania

Total: 25 horas (a)

Disciplina de oferta de escola Educação Moral e Religiosa

Total: 1 hora

Total: 26 horas

Atividades de enriquecimento curricular (c)

 

a) Do total das horas letivas previstas, no mínimo: i) 7 horas letivas de trabalho semanal para o Português ii) 7

horas letivas de trabalho semanal para a Matemática.

b) Estas áreas devem ser desenvolvidas em articulação entre si e com as áreas disciplinares, incluindo uma

componente de trabalho dos alunos com as tecnologias de informação e da comunicação, e constar

explicitamente no plano de turma.

c) Atividades de carácter facultativo incluindo uma possível iniciação a uma língua estrangeira.

 

 

No colégio utilizamos um método único, eficaz, apelativo e próprio na aprendizagem da Leitura e da Escrita  – O Método Fonovisual. Há mais de 50 anos que é comprovadamente o método mais eficiente na promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita!

Através de histórias e de imagens, o aluno começa a entender o poder dos sons, das palavras e das frases.

É com alegria e entusiasmo que começa a dar os primeiros passos na leitura, utilizando cartilhas, manuais e cadernos elaborados especificamente pelo nosso colégio, indo ao encontro da idade do aluno.

Os nossos projetos fomentam o gosto pela escrita e pela leitura ao longo dos anos.

Quem lê desde pequeno irá querer ler toda a vida!

 

 

Com a utilização de materiais próprios como os  Cubos –  Barras de Cor, o Calculador Multibásico, assim como de outros materiais,  o aluno, logo no primeiro ano, aprende a fazer operações em Diferentes Bases e respetivas provas, Tábuas da Multiplicação, Frações, Expressões Numéricas, Fatores-Divisores,Quadrados Perfeitos, Raízes Quadradas… desenvolvendo assim o seu cálculo mental desde muito cedo!

Os Programas Próprios da Matemática marcam a diferença neste ensino de Excelência !

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

 

 

1º Ciclo

 

 

 

No Colégio Vasco da Gama todos os ciclos seguem o desenho curricular nacional, garantindo a certificação do ensino segundo os quadros nacionais de referência. Para além do plano nacional de estudo, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, para enriquecimento pessoal e educativo.

 

 

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

Notícias do 1º Ciclo

Proteção Civil somos todos nós

Os alunos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo assistiram, no dia 8 de março, a uma  sensibilização para a atuação que devemos ter em caso de situações de emergência, como o terramoto ou o incêndio.  A Dra. Ana Luísa Costa, representante da Proteção Civil de Cascais, explicou como devemos atuar nestas situações, seja em casa, na ...

Read More

Projeto IDEIA

Sabia que não há emoções boas e emoções más? Todas são importantes, embora umas sejam agradáveis e outras desagradáveis. Sabia que não faz sentido dizermos que nos sentimos “bem”, “mal” ou “normal” quando existem tantos nomes para descrever as nossas emoções? Feliz, triste, tranquilo, desconfiado, frustrado, entusiasmado, zangado… são algumas, entre muitas, das emoções que ...

Read More

Desporto Escolar – Corta Mato

No passado dia 12 de fevereiro, realizou-se o Corta Mato Concelhio,  na Base Aérea de Pêro Pinheiro. O Colégio Vasco da Gama participou com 34 alunos, selecionados no Corta Mato Escolar realizado nas nossas instalações, a 8 de novembro de 2018. A equipa do colégio contava com os escalões Infantis A, Infantis B, Iniciados e ...

Read More

4º A e o Ioga!

Os alunos do 4º A gostam de aprender a fazer ioga! “Aprendemos a respirar com o diafragma, a concentrarmo-nos num ponto para ter equilíbrio, alguns conceitos do ioga, como por exemplo o significado de “namastê”. “Adoramos os exercícios e penso que foi muito enriquecedor para todos, incluindo a nossa formadora, mãe de uma das nossas ...

Read More