1º Ciclo

Programas próprios

Os nossos alunos aprendem a ler e a escrever de modo atrativo e interessante.

MATRIZ CURRICULAR – 1º CICLO

Componentes do currículo

Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):

Estudo do Meio

Expressões:

Artísticas

Físico-motoras

Áreas não disciplinares (b): Área de projeto

Estudo Acompanhado

Educação para a cidadania

Total: 25 horas (a)

Disciplina de oferta de escola Educação Moral e Religiosa

Total: 1 hora

Total: 26 horas

Atividades de enriquecimento curricular (c)

a) Do total das horas letivas previstas, no mínimo: i) 7 horas letivas de trabalho semanal para o Português ii) 7

horas letivas de trabalho semanal para a Matemática.

b) Estas áreas devem ser desenvolvidas em articulação entre si e com as áreas disciplinares, incluindo uma

componente de trabalho dos alunos com as tecnologias de informação e da comunicação, e constar

explicitamente no plano de turma.

c) Atividades de carácter facultativo incluindo uma possível iniciação a uma língua estrangeira.

No colégio utilizamos um método único, eficaz, apelativo e próprio na aprendizagem da Leitura e da Escrita  – O Método Fonovisual. Há mais de 50 anos que é comprovadamente o método mais eficiente na promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita!

Através de histórias e de imagens, o aluno começa a entender o poder dos sons, das palavras e das frases.

É com alegria e entusiasmo que começa a dar os primeiros passos na leitura, utilizando cartilhas, manuais e cadernos elaborados especificamente pelo nosso colégio, indo ao encontro da idade do aluno.

Os nossos projetos fomentam o gosto pela escrita e pela leitura ao longo dos anos.

Quem lê desde pequeno irá querer ler toda a vida!

Com a utilização de materiais próprios como os  Cubos –  Barras de Cor, o Calculador Multibásico, assim como de outros materiais,  o aluno, logo no primeiro ano, aprende a fazer operações em Diferentes Bases e respetivas provas, Tábuas da Multiplicação, Frações, Expressões Numéricas, Fatores-Divisores,Quadrados Perfeitos, Raízes Quadradas… desenvolvendo assim o seu cálculo mental desde muito cedo!

Os Programas Próprios da Matemática marcam a diferença neste ensino de Excelência !

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

Consulte aqui os parâmetros / instrumentos / expressão de avaliação do ano letivo 2016/2017

1º Ciclo

No Colégio Vasco da Gama todos os ciclos seguem o desenho curricular nacional, garantindo a certificação do ensino segundo os quadros nacionais de referência. Para além do plano nacional de estudo, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, para enriquecimento pessoal e educativo.