2º Ciclo

Trabalho, rigor, responsabilidade, exigência

O currículo do 2º ciclo é norteado por um objetivo estruturante, transversal aliás a toda a nossa escola: o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Para além do saber, preocupamo-nos também com saber ser, o saber estar e o saber fazer. Só assim conseguiremos formar os cidadãos conscientes, livres, críticos e autónomos, de que fala o Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama.

MATRIZ CURRICULAR

Componentes do currículo

Carga horária semanal (5º e 6º Anos)

Área curricular disciplinar:

História e Geografia de Portugal

Ciências da Natureza

Educação Visual

Educação Tecnológica

Educação Musical

Educação Moral e Religiosa Católica

Área curricular não disciplinar:

Apoio ao Estudo

Educação para a Cidadania

Área Escola

2 blocos de 90 minutos + 2 tempos de 45’

1 bloco de 90’ + 2 tempos de 45’

3 tempos de 45’

2 blocos de 90’ + 2 tempos de 45’

3 tempos de 45’

1 bloco de 90’

2 tempos de 45’

1 bloco de 90’ e 1 tempo de 45’

1 tempo de 45’

2 tempos de 45’

1 tempo de 45’

Outra preocupação sempre presente na atuação dos professores prende-se com os alunos com dificuldades de aprendizagem, que, por sermos uma escola inclusiva, são cada vez em maior número. A estes alunos é facultado um acompanhamento mais personalizado, procurando reparar lacunas através dum trabalho mais assertivo. É neste contexto que surge o apoio pedagógico como uma medida importante e indispensável para que estes alunos possam atingir os objetivos essenciais. Este apoio é dado nas aulas de Apoio ao Estudo, em salas diferentes e em pequenos grupos, apoiados por um professor de Português ou de Matemática.

Na gestão do currículo, quer na Área Disciplinar quer na Área não Disciplinar, é preocupação dos professores desenvolver os processos cognitivos dos alunos e promover a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, de modo a evidenciar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados, fomentando assim o desenvolvimento da autonomia e do sentido crítico, inerentes à resolução de situações problemáticas. Paralelamente e de acordo com o nosso Projeto Educativo, consideramos da mesma forma importante “a promoção da vivência de valores e atitudes, quer pessoais quer direcionadas para a vida em sociedade. Pretendemos assim formar alunos intelectualmente ativos, autónomos, responsáveis, competentes nas relações interpessoais, interventores dinâmicos na sociedade e aprendentes ao longo da vida”.

Finalmente, de referir ainda o apoio pós-letivo que se realiza à 2ª, 5ª e 6ª feira para os alunos que nele se inscrevam. Funciona uma sala para os alunos do 5º ano e outra para os alunos do 6º ano, sempre acompanhados por um professor em cada sala. Porém, também aqui são desenvolvidas estratégias de recuperação: os alunos presentes no estudo e identificados como alunos com dificuldades, são acompanhados, noutro espaço, por uma professora de Português ou de Matemática.

Consulte aqui os parâmetros / instrumentos / expressão de avaliação do ano letivo 2016/2017