3º Ciclo

Trabalho, rigor, responsabilidade, exigência

Sobre nós

 

 

 

O 3º ciclo do ensino básico engloba o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e a faixa etária dos alunos varia entre os 13 e 15 anos.

Nesta fase, que corresponde à entrada na adolescência, os nossos educandos experienciam a transição da infância para a vida adulta. A partir das competências já adquiridas, ensaiam a autonomia em relação à família e partem para a construção da sua identidade através da busca de valores, ideias e experiências pessoais sobre o mundo.

A par das transformações físicas, sociais, psicológicas e cognitivas, os adolescentes preparam a construção do seu futuro profissional e debatem-se com as dúvidas e incertezas de um processo pouco linear e muito desafiante e conturbado.

Neste contexto, cabe ao colégio garantir que cada aluno possui as competências necessárias que lhe permitam definir o processo adequado para atingir o melhor de si próprio, ao nível pessoal, social e profissional.

3º Ciclo

 

 

iClass – Projeto de sucesso implementado em todo o 3º Ciclo

 

Devido ao sucesso alcançado, o projeto iClass foi alargado a todas  as turmas de 3º ciclo, no ano letivo 2018/2019. As ferramentas digitais, as pedagogias ativas e os tablets serão instrumentos ao serviço daquilo que queremos para o nosso aluno do século XXI.

Para mais informações visite a página do projeto.

Visite também a nossa página no facebook.

 

 

 

 

 

Prática Pedagógica

 

Correspondendo aos objetivos do Projeto Educativo, a nossa prática pedagógica privilegia a planificação interdisciplinar dos programas das várias disciplinas bem como da construção da aprendizagem pelos alunos. Assim, focamo-nos na transversalidade dos conteúdos disciplinares e em práticas que permitam aos aprendentes a transformação da informação em conhecimento e a sua aplicação na resolução de problemas do dia a dia.

Áreas Curriculares Disciplinares

Língua Estrangeira II é o Francês.

Áreas Curriculares Não Disciplinares

A Atividade de Reforço da Aprendizagem (ARA) é uma área curriculares não disciplinar, em horário letivo, com dois tempos por semana. Em ARA, os alunos de 8º ano são apoiados no estudo e aplicam um projeto de autorregulação das aprendizagens (APRENDER). Os alunos do 9º ano realizam trabalho de preparação das Provas Finais Nacionais e desenvolvem estratégias de aprendizagem.

Apoio ao Estudo

Estudo pós-letivo: funciona diariamente, nas salas de aula. Tem caráter facultativo e é orientado por professores.

Nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Físico-Química há apoio específico para os alunos que necessitem de reforço curricular. Funciona em pequenos grupos e é orientado por professores das disciplinas.

Escola Virtual:  é o veículo utilizado pelos professores para fornecer aos alunos material de apoio à aprendizagem.

Matriz Curricular

(a) Carga letiva semanal em minutos, referente a tempo útil de aula, ficando ao critério de cada escola a distribuição dos tempos pelas diferentes disciplinas de cada área disciplinar, dentro dos limites estabelecidos — mínimo por área disciplinar e total por ano ou ciclo.
(b) Do total da carga, no mínimo, 2 x 45 minutos para Educação Visual.
(c) Nos termos do disposto no artigo 11.º.
(d) Disciplina de frequência facultativa, nos termos do artigo 15.º, parte final, com carga fixa de 1 x 45 minutos.
(e) Frequência obrigatória para os alunos, desde que criada pela escola, em função da gestão do crédito letivo disponível, nos termos do artigo 12.º.

 

Projetos

Os projetos são concebidos como instrumentos aglutinadores dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e contribuem para implementar a transversalidade dos saberes disciplinares e para a vivência de valores sociais, éticos e morais.

Projeto Aprender

Visa dotar o aluno de competências para aprender ao longo da vida, através do treino de estratégias de aprendizagem que incentivam a criação de métodos e hábitos de estudo.

Posiciona o estudante no centro do processo de produção de conhecimento, permitindo-lhe autonomia na aprendizagem. Pretende-se que cada jovem se aproprie da informação e a mobilize e transforme em conhecimento, deslocando-se a tónica do ensino para a aprendizagem.

Rumo ao Futuro

O projeto está direcionado para o 9º ano e engloba várias atividades com o objetivo de apoiar os alunos a fazer as suas opções profissionais. De entre as atividades destacamos a participação na Viagem de Estudo do Ensino Secundário e a vinda de encarregados de educação ao colégio para partilhar experiências académicas e profissionais.

Viver a Cultura

Projeto concebido para a divulgação à comunidade escolar dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Conta com a participação de todas as disciplinas e evidencia as competências que os alunos adquirem em várias áreas do saber. Destacamos as práticas experimentais laboratoriais, exposições de trabalhos, atividades desportivas e concertos.

 Consulte aqui os parâmetros / instrumentos / expressão de avaliação do ano letivo 2018/2019

 

 

 

 

 

Visitas de Estudo

 

Planeadas para motivar e integrar aprendizagens, são um importante contributo para a consolidação do clima relacional de proximidade afetiva entre os alunos e estes e os professores.

 

Caravela Sobre Rodas

 

Conímbriga

 

Cromeleque dos Almendres


Lisboa Medieval

 

Museu do Ar

 

Pranchas de Skimmimng

 

Regata Ecológica


Rochas – Praia Grande

Concerto da Primavera

 

 

Projeto iClass

 

Saiba mais aqui.

 

 

 

 

 

 

Atividades 3º ciclo

 

 

 

 

 

 

 

As mais recentes novidades!

 

iNews – O nosso estúdio de TV

 

MIB – Projetos Multidisciplinares Interturmas Bilingues