3º Ciclo

Trabalho, rigor, responsabilidade, exigência

Sobre nós

O 3º ciclo do ensino básico engloba o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e a faixa etária dos alunos varia entre os 13 e 15 anos.

Nesta fase, que corresponde à entrada na adolescência, os nossos educandos experienciam a transição da infância para a vida adulta. A partir das competências já adquiridas, ensaiam a autonomia em relação à família e partem para a construção da sua identidade através da busca de valores, ideias e experiências pessoais sobre o mundo.

A par das transformações físicas, sociais, psicológicas e cognitivas, os adolescentes preparam a construção do seu futuro profissional e debatem-se com as dúvidas e incertezas de um processo pouco linear e muito desafiante e conturbado.

Neste contexto, cabe ao colégio garantir que cada aluno possui as competências necessárias que lhe permitam definir o processo adequado para atingir o melhor de si próprio, ao nível pessoal, social e profissional.

3º Ciclo

iClass – Projeto de sucesso que avança para outras turmas no ano letivo 2017/2018

Devido ao sucesso alcançado, o projeto iClass será alargado às turmas de 7º e 8º anos no próximo ano letivo. As ferramentas digitais, as pedagogias ativas e os tablets serão instrumentos ao serviço daquilo que queremos para o nosso aluno do século XXI.

Para mais informações visite a página do projeto.

Prática Pedagógica

Correspondendo aos objetivos do Projeto Educativo, a nossa prática pedagógica privilegia a planificação interdisciplinar dos programas das várias disciplinas bem como da construção da aprendizagem pelos alunos. Assim, focamo-nos na transversalidade dos conteúdos disciplinares e em práticas que permitam aos aprendentes a transformação da informação em conhecimento e a sua aplicação na resolução de problemas do dia a dia.

Áreas Curriculares Disciplinares

Na disciplina de Matemática, no 9º ano, a lecionação é feita por 2 professores, em simultâneo.

No ano letivo 2014/ 2015, introduziu-se o Alemão como Língua Estrangeira II.

No 7º ano, a disciplina oferta de escola é Escrita Criativa.

No 8º ano, a disciplina oferta de escola é Educação Tecnológica.

No 9º ano, a disciplina de oferta de escola é Informática.

Áreas Curriculares Não Disciplinares

A Atividade de Reforço da Aprendizagem (ARA) é uma área curriculares não disciplinar, em horário letivo, com dois tempos por semana. Em ARA, os alunos de 7º e 8º anos são apoiados no estudo e aplicam um projeto de autorregulação das aprendizagens (APRENDER). Os alunos do 9º ano realizam trabalho de preparação das Provas Finais Nacionais e desenvolvem estratégias de aprendizagem.

Apoio ao Estudo

Estudo pós-letivo: funciona diariamente, nas salas de aula. Tem caráter facultativo e é orientado por professores.

Nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Físico-química há apoio específico para os alunos que necessitem de reforço curricular. Funciona em pequenos grupos e é orientado por professores das disciplinas.

Escola Virtual:  é o veículo utilizado pelos professores para fornecer aos alunos material de apoio à aprendizagem.

Matriz Curricular

(a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos, assumindo a sua distribuição por anos de escolaridade um carácter indicativo. Em situações justificadas, a escola poderá utilizar uma diferente organização da carga horária semanal dos alunos, devendo contudo respeitar os totais por área curricular e ciclo, assim como  o máximo global indicado para cada ano de escolaridade.
(b) Do total da carga, no mínimo, 2 × 45 minutos para Educação Visual.
(c) A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação inicia -se no 7.º ano de escolaridade, garantindo aos alunos mais jovens uma utilização segura e adequada dos recursos digitais e proporcionando condições para um acesso universal à informação, funcionando sequencialmente nos 7.º e 8.º anos, semestralmente, em articulação com uma disciplina criada pela escola, designada por oferta de escola, que no caso corresponde a Educação Tecnológica ou a Educação Musical.
(d) Disciplina de frequência obrigatória.
(e) Frequência obrigatória para os alunos, desde que criada pela escola., em função da gestão do crédito letivo disponível.

Projetos

Os projetos são concebidos como instrumentos aglutinadores dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e contribuem para implementar a transversalidade dos saberes disciplinares e para a vivência de valores sociais, éticos e morais.

Projeto Aprender

Visa dotar o aluno de competências para aprender ao longo da vida, através do treino de estratégias de aprendizagem que incentivam a criação de métodos e hábitos de estudo.

Posiciona o estudante no centro do processo de produção de conhecimento, permitindo-lhe autonomia na aprendizagem. Pretende-se que cada jovem se aproprie da informação e a mobilize e transforme em conhecimento, deslocando-se a tónica do ensino para a aprendizagem.

Rumo ao Futuro

O projeto está direcionado para o 9º ano e engloba várias atividades com o objetivo de apoiar os alunos a fazer as suas opções profissionais. De entre as atividades destacamos a participação na Viagem de Estudo do Ensino Secundário e a vinda de encarregados de educação ao colégio para partilhar experiências académicas e profissionais.

Viver a Cultura

Projeto concebido para a divulgação à comunidade escolar dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Conta com a participação de todas as disciplinas e evidencia as competências que os alunos adquirem em várias áreas do saber. Destacamos as práticas experimentais laboratoriais, exposições de trabalhos, atividades desportivas e concertos.

Consulte aqui os parâmetros / instrumentos / expressão de avaliação do ano letivo 2016/2017

Visitas de Estudo

Planeadas para motivar e integrar aprendizagens, são um importante contributo para a consolidação do clima relacional de proximidade afetiva entre os alunos e estes e os professores.

Caravela Sobre Rodas

Conímbriga