Aprender

Todas as aprendizagens que realizaste ao longo da vida são o resultado do teu interesse, trabalho e esforço. Comer, caminhar, correr, falar, andar de bicicleta…, não são competências inatas. Para as dominar, usaste informações partilhadas pelos teus pais, familiares, amigos e treinaste, falhaste, tiveste sucessos, corrigiste, persististe, mas nunca desististe. Transformaste a informação em conhecimento, aprendeste a informação que te foi transmitida, juntaste-a aos conhecimentos que já possuías e passaste a usá-la em novas situações: adquiriste novas competências.

 

Em relação às aprendizagens escolares, o processo é igual. A escola, família, amigos ajudam-te a ter acesso às informações científicas das diversas disciplinas, mas só tu as poderás transformar em conhecimento pessoal. Aprender é o processo pessoal de transformar informação em conhecimento. Aprender não é memorizar/ acumular informações, é compreendê-las e usá-las para interpretar e agir no mundo que nos rodeia.

 

A informação a que tens acesso é analisada, adicionada a outras informações que já possuis, interiorizada de forma a poderes aplicá-la em situações futuras, na tua vida escolar e pessoal. Esta tarefa é individual, ninguém pode aprender por ti. Podemos sim, ajudar-te a encontrar o método que te facilite a aprendizagem, partilhar informações sobre as diversas estratégias e atividades de aprendizagem para que tu possas construir e utilizar o teu processo de aprender, o teu método de estudo. As estratégias de aprendizagem são os procedimentos ou atividades que realizas durante o processo de aprendizagem na escola, em casa, na biblioteca, nas visitas de estudo, ou em qualquer outro local.

 

A forma como organizas o teu horário de estudo, como registas apontamentos nas aulas, fazes resumos, preparas o material para as aulas, são exemplos de estratégias que te ajudam a melhorar o rendimento escolar. Com o trabalho que vamos agora iniciar, poderás verificar até que ponto conheces e sabes usar as estratégias de aprendizagem e corrigir o que ainda não fazes bem. Para que este trabalho resulte, é preciso que tenhas consciência que ele depende sobretudo da tua vontade e do teu esforço. Os professores e os pais vão ajudar-te, mas não podem trabalhar por ti.

 

A tua aprendizagem e o teu sucesso dependem do que fizeres. Nas aulas vamos conhecer e treinar as estratégias de aprendizagem. Sempre que tiveres qualquer dúvida ou dificuldade não hesites em pedir apoio aos professores. Bom trabalho!

 

Ler mais aqui

O nosso colégio

Com mais de 50 anos de história o Colégio Vasco da Gama é uma escola com um passado notável mas de olhos postos no futuro!

         

Contactos

Av. Dr. João António Nabais nº 71-73 Meleças 2605-045 Belas

Telefone: 21 919 83 00

Fax: 21 916 36 14

Email geral:
geral@colegiovascodagama.pt

Contacte-nos