Conhecimento do Universo - Exploração espacial

A necessidade de conhecer o universo é algo, como já sabes, que data dos primórdios da existência do Homem, no entanto não dispunha da tecnologia tecnologia necessária.

 

 

O século XX foi um século de inovação e de grandes descobertas científicas que permitiram desenvolver os recursos tecnológicos que permitiram a expansão espacial. Hoje, pode-se explorar o espaço recorrendo a estas tecnologias, tais como: satélites artificiais, sondas espaciais, telescópios, naves tripuladas e vaivéns espaciais, estações espaciais e ainda os robôts de exploração espacial.

Satélites artificiais- como o nome indica, são "máquinas" colocadas na órbita da Terra e têm muitas funções, nomeadamente no campo da ciência. Permitem a investigação dos fenómenos atmosféricos, terrestres (humidade dos solos, recursos biológicos (animais e vegetais, terrestres e marinhos)), telecomunicações etc.

Sondas espaciais - São naves que saem da órbita da Terra e que enviam informação científica à cerca dos astros porque passam no seu percurso. Não regressam à Terra.

Telescópios- Existem os terrestres e os espaciais (Hubble). São, obviamente, instrumentos de observação astronómica (astros).

Naves Tripuladas- São veículos que levam astronautas com missões específicas (colher informações/amostras de rochas). A grande diferença entre estes e os vaivéns (tecnologia mais recente - Space Shuttle), é que parte das naves são desintegradas assim que são enviadas para o espaço (já ouviste falar das missões Apollo), enquanto que os vaivéns, como o nome indica, regressa a totalidade da nave.

 

Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin o HOMEM chega à Lua. Para lembrar esse marco na história da humanidade, o G1 da Globo (Brasil) preparou uma animação que mostra como foi a missão da Apollo 11 - da decolagem ao retorno à Terra.

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1235376-17082,00-ANIMACAO+DO+G+MOSTRA+COMO+O+HOMEM+CHEGOU+A+LUA.html

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1234207-17082,00-MAPA+MOSTRA+PRESENCA+HUMANA+NA+LUA.html

 

Vaivéns Espaciais - São naves tripuladas que levam materiais para o espaço, tais como: satélites, sondas, materiais de construção e de investigação das estações espaciais, os astronautas...

O regresso da última viagem do Space Shuttle, nos céus há 30 anos!

 

Estações espaciais- São veículos de grandes dimensões e que são autênticos laboratórios onde se fazem experiências científicas (ecológicas médicas, astronómicas, etc.). Orbitam à volta da Terra e onde os astronautas permanecem muito tempo. São montados no espaço, pelos astronautas, a partir dos materiais vindos dos sucessivos voos de vaivéns.

Robôts espaciais- são máquinas que exploram a superfície dos planetas (geologia) utilizando a energia solar.

 

O avanço científico e tecnológico associado ao espaço tem sido amplamente adaptada no nosso quotidiano!

A Tecnologia associada à exploração espacial tem contribuído para o melhoramento da nossa vida quotidiana ao nível da medicina e saúde, educação, ciência, infra-estruturas, etc,  (conhecido por Spinoff).

CLICA NA IMAGEM!

 

Conhece os Spinoff - Interactivo - Nasa

http://www.estadao.com.br/especiais/tecnologias-da-apollo-aplicadas-ao-cotidiano,64712.htm

 

 

 

 

Conhece a Missão We Choose the Moon! Espectacular! Recria viagem para Lua em tempo real

 

LINKS IMPORTANTES!!!!

Questionário sobre a Apollo 11- Faz!!! Aprende-se sempre!!!

Exploração Espacial - Neste site encontras todas as missões e principais descobertas assim, como será o futuro! Tens imagens e vídeos a ilustrar.

Missões Apollo - Cronologia

O Futuro!!!

Compara as antigas Apollo com o moderno projeto Constellation. Naves espaciais futuras que levarão o homem a Marte e de volta à Lua.

Este é o aspecto que um satélite artifical tem à noite (de dia, obviamente não se observa! Parece uma estrela que se movimenta e desaparece) Se quiseres observar a ISS ou outro objecto espacial, vai ao site e clica num satélite, dar-te à as horas que ele passa nos nossos céus: http://www.heavens-above.com/?lat=38.68551&lng=-9.4043&loc=Unspecified&alt=0&tz=CET