Complemento educativo

Sendo o principal objetivo do colégio a formação integral dos alunos, valorizamos a educação em todas as suas componentes, o que inclui, naturalmente, não só as situações de ensino teórico e prático, mas também as que envolvem os tempos livres e o lazer, através das quais se transmite aos alunos os benefícios físicos e mentais do exercício regular de desportos e de atividades culturais, numa perspetiva de práticas de vida saudável.

Para tal, o colégio proporciona a possibilidade de frequência de um variado leque de atividades de complemento educativo

Estão abertas as inscrições para as Atividades de Complemento Educativo que vão ser implementadas no presente ano letivo.

 

Veja aqui as atividades que o Colégio disponibiliza a todos os alunos.

 

BALLET CLÁSSICO

 

 

A aprendizagem do Ballet Clássico interrelaciona três elementos, sendo eles a Técnica, a Música e a Atuação. Pretende-se, por isso, que os alunos adquiram disciplina da mente, do espírito e do corpo. Estes fatores irão permitir que cada um se expresse como indivíduo, artisticamente, sendo algo vantajoso para outros domínios das suas vidas.

 

Além de ser um divertimento para as crianças, o Ballet permite-lhes adquirir um vasto leque de conhecimentos complementares:

 

– Ajuda a encontrar a postura correta, a elegância e graciosidade

– Melhora a preparação física e expressão corporal

– Ajuda na concentração e na memória

– Promove a autodisciplina e incentiva a autoconfiança

– Desenvolve a imaginação e a criatividade

– Promove o sentido de ritmo e musicalidade

– Minimiza a timidez e potencia uma postura extrovertida

– Corrige determinados problemas posturais.

DANÇA

 

 

“Danço, Logo existo. A criança que livremente se possa mover, descobrir e expressar sem medo, poderá tornar-se no adulto que escolhe ser”.
Mary Joice, 1991

 

A dança está na moda. Seja nos programas televisivos ou nas películas musicais do cinema internacional, os ritmos e grupos de dança são, cada vez mais, uma constante. No entanto, a dança não se resume a um conjunto de passos coreografados e ensaiados para apresentar a um público. É muito mais do que isso. Ao dançar encontramos um dos dons com o qual fomos beneficiados: o movimento, natural e espontâneo.

 

Nas aulas de Dança do Colégio Vasco da Gama descobrimos um modo de expressar sentimentos: alegrias e tristezas, medos, desejos e vontades. Cada aluno aprende a conhecer o seu corpo e o espaço que o rodeia. Depois parte para o conhecimento do grupo criando laços de confiança, entreajuda e amizade.

 

Dançar parece um ato tão natural como respirar. Estar em movimento é estar vivo. Dançamos por instinto, por vontade de comunicar ou apenas pelo prazer de dançar.

EQUITAÇÃO

 

 

A Escola de Equitação do Colégio Vasco da Gama iniciou a sua atividade em 1996 e desde então tem-se afirmado como uma mais-valia para todos aqueles que a frequentam e a ela dedicam algum do seu tempo.

 

Além da iniciação à equitação e ensino de baixa escola, são três as modalidades em competição aqui praticadas:“Pony Club Mounted Games”, simplesmente conhecida por Pony GamesConcurso de Saltos de Obstáculos (C.S.O.) e Horseball.

 

 

Visite a nossa página no Facebook

 

 

ESGRIMA

 

 

A Esgrima Histórica é constituída por Salas de Armas que pretendam praticar e implementar os procedimentos desportivos da Esgrima Histórica como arte marcial.

Os alunos do Colégio Vasco da Gama, nas aulas de Esgrima Histórica, estudam a arte da esgrima quer no plano desportivo quer no plano artístico, estando a preparar uma intervenção com base na esgrima do século XVI.

Visitas de estudo e aulas vivas de história são elementos a adicionar aos estudos do Colégio.

 

 

Objetivos:

 

Pesquisar, praticar, estudar e interpretar as artes marciais históricas ocidentais, em especial as artes marciais de origem portuguesa;
Participar em competições desportivas de artes marciais históricas ocidentais;
Desenvolver metodologias de ensino para transmitir corretamente a informação sobre as artes marciais históricas ocidentais;
Compreender melhor o contexto sócio histórico das artes marciais históricas ocidentais;
Apoiar eventos de artes marciais através da participação, ensino e palestras.

 

Que equipamento é necessário para praticar esgrima histórica?

 

De início, o aluno necessita apenas de uma camisola branca de mangas compridas, calças de desporto, sapatos de desporto e um par de luvas

FUTEBOL

 

 

Os jogos desportivos coletivos são, enquanto instrumentos pedagógicos para a formação da personalidade de uma criança, aliados preciosos e decisivos sempre presentes nos projetos educativos das instituições de referência.

O Futebol, em particular, por ter a expressão mediática que se conhece a nível mundial, reúne, enquanto atividade humana e pedagogicamente orientada, todas as variáveis sociais que importa considerar para que as nossas crianças e jovens tenham um desenvolvimento multilateral e eclético. A solidariedade, a cooperação, o respeito, o esforço, a dedicação e o companheirismo, são apenas algumas das referidas variáveis sociais, presentes nesta atividade de complemento educativo. Do treino à competição, da aprendizagem à profissão, o Futebol mais não é do que uma construção criada à imagem da nossa própria vida. É, no fundo, o espelho da nossa sociedade, é o reflexo de nós mesmos

ATIVIDADES GÍMNICAS

 

 

É indiscutível a importância das Atividades Gímnicas no desenvolvimento geral das crianças. A esse nível, as atividades gímnicas revestem-se de um aspeto globalizante e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Para além dos evidentes benefícios na estruturação motora da criança, têm uma inigualável componente social, contribuindo para a interação com os colegas, desenvolvimento da autonomia, interajuda e responsabilidade.

 

Objetivos:

 

Desenvolvimento geral dos alunos, através da exploração da aprendizagem de destrezas gímnicas;

Participação opcional e voluntária no Quadro Competitivo do Desporto Escolar (competições que incluem alunos de diversas Escolas do Distrito de Lisboa).

A participação dos alunos nas competições do Desporto Escolar tem sido de excelente nível, salientando-se a obtenção de diversos lugares no pódio.

GUITARRA

 

 

A atividade de complemento educativo de Guitarra tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma iniciação à guitarra clássica. Esta atividade aborda vários géneros de música, de várias épocas diferentes, e visa desenvolver o gosto pela música, desde a música dita Clássica até aos géneros musicais dos nossos dias como, por exemplo, o Rock. Frequentar esta atividade é contribuir para o desenvolvimento dos dotes musicais, é ter o prazer de descobrir o encanto que existe em ser capaz de se deixar levar a um mundo de acordes que nos transmitirão paz e tranquilidade.

JUDO

 

 

Benefícios da prática do Judo

 

 

Especificamente em idade Pré-escolar e no 1º Ciclo, as crianças estão a descobrir o mundo, o seu corpo e as suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança.

Através do Judo a criança pode experimentar movimentos novos; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e ampliar o seu “desempenho” motor com essas experiências.
Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com quem aprende. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua autoestima, sua auto- confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

A faixa etária Pré-escolar e 1º Ciclo, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso as crianças que têm estimulação positiva nestas idades, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judo consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem a sua filosofia voltada para o bem-estar físico, mental e social.
O Judo também auxilia aquelas crianças que são extremamente tímidas e que têm dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judo prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. Neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os seus relacionamentos.
Outro cuidado que se deve ter com a prática, não só desta modalidade, mas de todas, é com a competição precoce. O objetivo maior nesta idade é incentivar e fazer com que a criança tome gosto com atividade física e a modalidade. Por isso é importante que a mesma participe de torneios e festivais, no entanto, os Pais e Professores não devem incentivar a rivalidade nem cobrar demais o desempenho de seus filhos. O incentivo dos Pais e Professores após a competição deve ser orientado para a tarefa e não para o próprio resultado.

O Judo atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e a sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.

Resumindo:

O Judo traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
Estimula o interesse pela competição sadia;
Desenvolve o educando como um todo.

O Judo tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.

Para as crianças a prática do Judo contribui para:

Controle muscular;
Aperfeiçoamento do reflexo;
Desenvolvimento do raciocínio;
Equilíbrio mental;
Reforço do caráter e da moral;
Fortalecimento da autoconfiança;
Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o Judo propicia:

Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
A transformação da disciplina;
O equilíbrio mental;
Tratar o semelhante com respeito e humildade;
Torná-lo útil à sociedade.
A prática de qualquer modalidade desportiva deve ter como finalidade conservar a saúde, melhorar a disciplina e formar o hábito de recrear-se com coisas sadias, fugindo da delinquência e maus costumes.
A prática do trabalho físico deve, nesse período conseguir da criança, melhor postura corporal e desenvolver-lhe reflexos que venham equilibrar seus impulsos naturais.
Neste sentido, inúmeros são os fatores que conduzem a criança à prática do Judo. Muitas vezes atraídas pelos amigos; outras, por recomendação médica, com o objetivo de corrigir problemas clínicos ou neurológicos; e também incentivadas pelos Pais, com o intuito de contribuir na formação da personalidade e na continuidade do processo educacional. Enfim, de qualquer forma, há a certeza de todos de que o Judo é uma das atividades de maior reconhecimento no campo pedagógico para a formação do ser.

“Se alguém o empurrar, puxe-o; se o puxarem, empurre-o. Nunca devemos opor resistência a uma força, sempre acompanha-la”, como disse o grande criador do Judo, o Mestre Jigoro Kano!

 

 

KARATE

 

 

Implementado há muitos anos no Colégio, o Karate-Do Shotokai – nome do estilo praticado no CVG – é e será uma escola de formação, desenvolvendo através de uma prática cultural e educativa os princípios e valores da modalidade, contribuindo também para o desenvolvimento psicomotor do jovem atleta.

Sendo uma modalidade completa, o Karaté assegura aos seus praticantes um desenvolvimento muscular harmonioso e um notável equilíbrio nervoso. O seu ensino ministrado por Professores competentes torna-o acessível a todos. Como é do conhecimento geral, a sua prática assume cada vez maior importância na autoconfiança, autocontrolo e autodefesa, sendo também crucial no desenvolvimento dos sentidos do respeito, da honra e dos valores pelo próprio e pelos outros.

NATAÇÃO

 

 

Nascida de uma simbiose de fatores entre uma vontade expressa pelo antigo Diretor do Colégio, Dr. João Nabais, e uma equipa técnica distinguida e de reconhecido valor nacional, a equipa de Natação do Colégio Vasco da Gama conta com mais de 20 anos de existência.

O Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama consegue oferecer um leque de oportunidades para todos aqueles que querem abraçar a natação nas suas diferentes vertentes, desde a aprendizagem até ao mais alto nível competitivo, passando também pela manutenção física, pela terapêutica e pelo lazer.

Foram já muitos os alunos que entraram para a Universidade através do percurso de alto rendimento desportivo conquistado enquanto nadadores do CVG. São várias as participações em Campeonatos do Mundo e Europeus e os recordes nacionais, nas diferentes categorias, já ultrapassam as duas dezenas.

Neste momento, a natação do CVG consegue oferecer aos seus alunos paralelamente a capacidade de competir de igual para igual com qualquer outro clube nacional, mas também consegue ensinar todos aqueles que apenas querem aprender a nadar, através de um modelo única e ímpar.

Sempre focado na família e na comunidade envolvente, o Colégio Vasco da Gama permite a prática de natação de pais e filhos em conjunto. Para isso existem aulas no fim do dia e aos sábados de manhã.

O núcleo de Natação do CVG, apesar de estar inserido na estrutura do Colégio, funciona também como um núcleo independente.

 

Visite  a nossa página no Facebook

 

TÉNIS

 

 

O Ténis é uma das atividades de complemento educativo de excelência do colégio. Por aqui já passaram grandes nomes, como por exemplo o tenista Frederico Gil!

O ténis é um desporto que pode ser muito divertido e que pode ser jogado entre amigos, a pares ou até sozinho! Vários são os fatores que atraem os alunos para esta modalidade, mas a verdade é que um desporto extremamente completo e, acima de tudo, muito divertido.

No ténis as crianças aprendem a modalidade brincando e desenvolvem de uma forma natural as suas capacidades de destreza física, coordenação motora, concentração e lateralidade.

O Clube de Ténis CVG funciona há mais de 25 anos. Dispõe de 4 courts e funciona de 2ª a 6ª feira, com treinos diários dirigidos aos alunos da Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário.

As aulas de ténis estão abertas também a ex-alunos, adultos e externos.

A Escola de Ténis CVG realiza torneios internos, inter-escolas / Masters e também férias desportivas de Natal, Páscoa e Verão.

Se quiseres jogar ténis entra em contacto connosco (tenis@colegiovascodagama.pt) ou na nossa página de facebook clube escola de ténis colégio vasco da gama.

Atreve-te a jogar ténis. Vem experimentar uma AULA GRÁTIS!!!

 

AULAS A PARTIR DE 25€

 

Visite a nossa página no Facebook

 

TEATRO

 

 

A prática do Teatro no contexto escolar é cada vez mais importante, tendo em conta  que trabalha diferentes formas de expressão: a expressão corporal, vocal, musical, a escrita e a expressão plástica.

Neste sentido, o Teatro contribui decisivamente para que os alunos desenvolvam competências nos mais variados domínios: no domínio cognitivo, emocional, afetivo, social e no domínio psicomotor.

 

Na sequência do que se acaba de referir e em conformidade com o Programa de Educação Estética e Artística, a Atividade de Teatro tem como objetivos gerais:

Valorizar o Teatrocomo forma de arte;

Promover a autonomianesta área disciplinar em termos de escolha de estratégias, atividades e recursos adequadas à idade e ao desenvolvimento dos alunos;

Promover o contacto diretocom um conjunto de práticas teatrais;

Fomentar o conhecimentode diferentes correntes dramatúrgicas portuguesas, clássicas e contemporâneas;

Aproximar os jovens de espetáculos teatrais, ampliando a sua cultura dramática, não se pretendendo postular um gosto, mas antes fomentar a capacidade crítica, que possa conduzir a uma escolha livre.

 

Entre as competências desenvolvidas na Atividade de Teatro, destacaremos as seguintes:

A confiança em si e nos outros

A compreensão dos outros

A capacidade de trabalhar em equipa

A capacidade de argumentar

A expressividade

A criatividade

A concentração e capacidade de abstração

A memória

A Leitura e compreensão de textos

A dicção

A respiração

A escrita

O nosso colégio

Com mais de 50 anos de história o Colégio Vasco da Gama é uma escola com um passado notável mas de olhos postos no futuro!

         

Contactos

Av. Dr. João António Nabais nº 71-73 Meleças 2605-045 Belas

Telefone: 21 919 83 00

Fax: 21 916 36 14

Email geral:
geral@colegiovascodagama.pt

Contacte-nos