À DESCOBERTA

Uma referência

DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO

Com um passado notável, mas de olhos postos no futuro, o Colégio Vasco da Gama é uma escola de referência no ensino nacional. Fundado em 1959 pelo Dr. João António Nabais, passado mais de meio século de existência, continua comprometido em proporcionar aos seus alunos uma formação académica, cívica, humanista, crítica e reflexiva.

Perto de Sintra, o Colégio Vasco da Gama situa-se numa quinta com cerca de 4,5 hectares onde, para além da aposta num Projeto Educativo diferenciador, é dado especial enfoque às Atividades de Complemento Educativo. O CVG dispõe de uma Escola de Equitação, uma Escola de Ténis e uma Piscina meia olímpica. Além das aulas de Equitação, Ténis e Natação, os alunos podem também usufruir de Ballet, Futebol, Dança, Ginástica Acrobática, Judo, Karaté, Inglês, Guitarra, entre outras.

Dirigido atualmente pelo Dr. Inácio Casinhas, continuador da linha pedagógica do seu fundador e distinguido em 2008 com a Medalha de Mérito Municipal – Grau de Ouro, o Colégio prossegue um caminho alicerçado no passado e projetado no futuro. Sem nunca se deixar afetar pela passagem do tempo, os edifícios e infraestruturas do Colégio Vasco da Gama foram sendo adaptados às necessidades atuais, conseguindo a identidade atraente e alegre que hoje apresenta. Aqui, professores e alunos usufruem de uma pedagogia renovada, baseada na experimentação e na inovação.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

É nossa missão promover nos alunos o desenvolvimento das suas competências cognitivas, psicomotoras e socioafetivas, respeitando as suas caraterísticas individuais e preparando-os para serem cidadãos conscientes, responsáveis e criticamente atuantes, bem integrados no mundo em que vivem e capazes de se adaptar às mudanças e a novos desafios.

Visão

O colégio existe em função de e para os alunos. Pretendemos ser uma escola de referência na comunidade educativa, aberta às dinâmicas de mudança, assente na motivação e comprometimento de todos os educadores com o sucesso educativo dos alunos, incentivando e dinamizando mecanismos que visem a excelência a nível individual, mas respeitando o ritmo e método mais adequados a cada personalidade.

Valores

A formação ética e social, nas suas múltiplas vertentes, ocupa um espaço privilegiado da ação educativa do colégio, indo de encontro aos valores que sempre nortearam a nossa atividade educativa:
Exigência

Profissionalismo