Bem vindo à página da tua disciplina de Ciências Físico-Químicas

Aqui vais poder consultar toda a informação referente à disciplina e muito mais

A Universidade vem ao Colégio

No dia 13 de março 2013 a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na pessoa do Professor Dr. Nuno Matela, dará uma palestra sobre a Imagem médica na FCUL, à qual assistirão os alunos de 10ºano.

Esta será a primeira palestra de várias a serem dadas no Colégio Vasco da Gama.

Projeto MEDEA

MEDEA é o nome de uma figura da mitologia Grega universalmente divulgada pela tragédia homónima, escrita por Eurípides (480 BC-406 BC). Contudo, no presente contexto é o acrónimo para designar um projeto, dinamizado pela SPF e patrocinado pela REN, realizado por alunos de várias escolas secundárias do País e que visa medir o campo elétrico e magnético no meio ambiente.

Os alunos do 10ºano irão integrar este projeto a partir do 2º Período.

Viagem por um Buraco Negro

No dia 23 de Novembro, às 14:00 os alunos do curso Ciências e Tecnologias do Colégio, deslocaram-se até ao Planetário Calouste Gulbenkian, no âmbito das comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia 2012, para assistir a uma sessão “Ao encontro do Infinito”, baseada em buracos negros e tiveram ainda a oportunidade de conversarem com o professor Pedro Abreu sobre do que é feito o Universo.

Abertura do Ensino Secundário

No próximo ano letivo o colégio Vasco da Gama irá abrir as portas ao Ensino Secundário. Tendo em conta a escolaridade obrigatória terminar apenas do 12ºano, faz todo o sentido que o colégio possa prioporcionar todo esse percurso ao aluno, com a qualidade característica. Iremos ter a área de Ciências e Tecnologias, bem como a de Ciências Sócio-Económicas. Não deixe que esta oportunidade lhe passe ao lado, invista na formação do seu Educando.

Colégio Vasco da Gama galardoado com bandeira Eco-Escolas

No ano letivo 2010/2011 o colégio conseguiu a bandeira verde, referente ao projeto Eco-Escolas. Após todo o esforço e dedicação, mostrados pela comunidade educativa, estão todos de parabéns. A bandeira estará em Oliveira de Azeméis dia 7 de outubro, onde alguns alunos e professores se deslocarão para participar na cerimónia de entrega. Mais tarde, a bandeira será hasteada num dos mastros do nosso colégio, numa cerimónia que contará com a presença de todos. Este ano iremos manter-nos como Eco-Escola e dar jus à nossa bandeira. Parabéns CVG!

Olimpíadas de Química Júnior

No ano letivo de 2010/2011 o Colégio Vasco da Gama, esteve na final nacional das Olimpiadas de química Júnior, bem como no ano letivo de 2011/2012. Parabéns aos participantes, esperamos estar novamente na final do próximo ano.

Ano Internacional da Química - 2011

No âmbito do Ano Internacional da Química, o colégio promoveu várias oficinas:

• Oficina do Planeta : aqui podes fazer objetos com materiais recicláveis, protege o teu planeta e participa na feira da Semana Cultural
  • Oficina do Cientista: vai para o laboratório e faz experiências divertidas, põe a mão na massa.
  • Oficina CSI : gostavas de ser um CSI? De saber como se faz investigação de crimes? Aproveita esta oportunidade!
  • Oficina do forno: representa a tua turma no concurso de fornos solares da semana cultural, mostra o que vales.

Resíduos? Não obrigado!

Faz já parte das normais atividades do colégio a recolha de vários resíduosREEES o .Este, veio recolher resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEE). Alunos, professores, funcionários e Encarregados de Educação contribuem para melhorar o ambiente, trazendo aparelhos em fim de vida, rolhas de cortiça, tampas de plástico, tinteiros e pilhas, cujo destino será a reciclagem ou a reutilização.

Temos orgulho de ser uma Eco-Escola!

Colégio Vasco da Gama torna-se uma Eco-Escola

O projeto Eco-Escolas é um Programa Internacional de carácter ambiental que Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Serão realizadas diversas ações ao longo do ano letivo onde tanto alunos, como professores como a própria comunidade serão envolvidos, pois todos somos responsáveis pela preservação do planeta. O Programa é coordenado na escola, através da professora coordenadora, Filipa Batalha, e dos membros do Eco-Conselho, a Nível Nacional pela ABAE (www.abae.pt), com o apoio da Comissão Nacional do Projecto e a nível Internacional (http://www.eco-schools.org) pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE).

Página Eco-Escolas do CVG: http://ovasquinhoeverde.blogspot.pt