Linguagem de Programação por Blocos no 1º ciclo

Os alunos dos 3º e 4.º anos, para chegarem ao seu destino de aquisição de novas capacidades, muito próprias do séc. XXI, iniciaram, na semana de 27 de novembro a 30 de novembro, os seus primeiros passinhos na programação por blocos. O code.org foi o ambiente de programação selecionado. O exemplo da foto em baixo mostra os alunos a tentarem resolver um problema que consiste em fazer chegar o Angry Bird ao porquinho. Como fazê-lo? Desenvolver o raciocínio lógico e a lateralidade, usando os blocos dos quatros pontos cardeais. Começando com desafios de grau de dificuldade mais baixo preparamos os nossos alunos para desafios com grau de dificuldade mais elevado. Muitos deles têm, no início, apenas linguagem simbólica. Mais tarde, irão encontrar linguagem simbólica e linguagem textual.

Assim sendo, o desafio do pensamento computacional está lançado. Os nossos alunos podem dele retirar e extrair todo o valor cognitivo e, consequentemente, habituarem-se a resolver problemas com diferentes ferramentas.