iCLass

Resultado do cruzamento de três áreas centrais no processo ensino-aprendizagem, o projeto iClass está a ser desenvolvido numa turma de sétimo ano do nosso Colégio.

PEDAGOGIA

A pensar no futuro, com este projeto iremos desenvolver competências tecnológicas, colaborativas e cooperativas recorrendo a pedagogias ativas a maior parte do tempo, tais como:

Autorregulação das aprendizagens;

Trabalho colaborativo;

Coaching.

ESPAÇO

Porque o espaço físico é um espaço de aprendizagem, este deve ser diferenciado de acordo com as suas funções.

O conforto e o bem-estar são essenciais para que o processo de ensino-aprendizagem decorra de forma motivante.

TECNOLOGIA

Os nossos alunos utilizam tablets hibrídos como suporte às aprendizagens onde acedem aos manuais, ao caderno diário bem como a apps que lhes permitirem trabalhar em rede e de forma autónoma.
No 3º ciclo, os desafios emocionais e intelectuais com que se deparam os alunos, exigem um currículo desenhado para permitir a aquisição de competências que os ultrapassem.

Nesta fase, os jovens abandonam o conforto da infância, vivendo as incertezas da entrada na adolescência e, em simultâneo, sentem a pressão de iniciar a definição do seu futuro académico e profissional, que irá consolidar-se no ensino secundário.

Assim, a organização curricular proporciona e harmoniza experiências afetivas, cognitivas, sociais e culturais.

A matriz curricular do 3º ciclo respeita as orientações do currículo nacional em vigor, com as adaptações definidas pelo Projeto Educativo do colégio.

A carga horária semanal está organizada, maioritariamente, em períodos de 90m e o currículo repartido por áreas curriculares disciplinares e áreas curriculares não disciplinares.