Som à letra

O Som à Letra é um Programa de Desenvolvimento de Competências Fonológicas, desenvolvido na sala dos 5 anos da Educação Pré-Escolar, criado por Inês Jubilot e Patrícia Dias. Através de sessões estruturadas, estimula-se diariamente a capacidade para refletir sobre os segmentos sonoros da linguagem, a consciência dos sons, compreendendo o funcionamento do Alfabeto, desenvolvendo uma correspondência clara entre a linguagem oral e a linguagem escrita.

Um projeto de grande pertinência porque sabemos que “uma criança de 5 anos que não aprende bem as letras torna-se na criança de 6 que não consegue fazer as correspondências do som à letra, no adolescente de 14 que detesta ler em voz alta e, por fim, no adulto que lê de forma dolorosamente lenta.” (Shaywitz, 2008).