Matriz curricular

  • A organização do funcionamento das disciplinas é semestral;
  • Nas disciplinas de Português e de Matemática, está contemplado no horário um reforço semanal de 50 minutos de componente letiva. Este reforço tem como finalidade o trabalho de competências por níveis, promovendo a diferenciação pedagógica e o enriquecimento curricular;
  • Currículo Nacional e Currículo Cambridge – reforço curricular de 50 minutos de componente letiva semanal, para a implementação de um sistema de ensino aprendizagem da língua inglesa de padrões elevados, com a utilização de materiais da Cambridge University Press;
  • Cidadania e Desenvolvimento – Visa contribuir para o incremento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, alicerçados em modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Disciplina semestral.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação – Além do desenvolvimento da literacia digital básica, promove o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI, nomeadamente nas áreas de competências de “Linguagens e textos”, “Informação e comunicação” e “Raciocínio e resolução de problemas”. Disciplina semestral.
  • Educação Visual e Educação Tecnológica – Disciplinas a funcionar por semestres;
  • Complemento à Educação Artística – Oferta de escola – Componente que permite a frequência de outros domínios da área artística, ao longo do ciclo, cuja oferta é objeto de decisão da escola, bem como a sua organização, o tempo que lhe é destinado e as regras de frequência;
  • A funcionar em alternância quinzenal – Oficinas de projetos no âmbito do enriquecimento curricular e de apoio ao estudo, com planificação e programação própria, para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e atividades experimentais (ciências naturais);
  • Tutoria de Turma – Ponto de encontro semanal entre a turma e o respetivo diretor, para a realização de assembleias de turma. Para além disso, o Diretor de Turma ajudará os alunos a orientar e organizar as tarefas escolares e a desenvolver projetos de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

 

Notas:

– Os projetos interdisciplinares são definidos no início do ano letivo e incluídos nas programações e planificações das disciplinas envolvidas. Os projetos são avaliados no final de cada período/semestre letivo;
– No início de cada ano letivo o Gabinete de Psicologia apresenta a proposta de projeto a desenvolver com as turmas, no âmbito do desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos. A implementação deste projeto é avaliada no final de cada período/semestre letivo.