UNIDADE 6 - A TERRA E OS PLANETAS TELÚRICOS

Da mesma forma que se assiste à atividade da Terra, fruto de um dinamismo interno e herança, em parte, da formação do sistema solar, relativo ao calor remanescente da sua origem, é de esperar que os outros planetas manifestem também atividade, dado que tiveram a mesma origem mas condicionados pela evolução de cada planeta.

6.1 MANIFESTAÇÕES DA ATIVIDADE GEOLÓGICA DOS PLANETAS TELÚRICOS

A atividade geológica mede-se através dos vulcões, sismos e movimentos tectónicos e está associada à energia emanada do interior e da energia vinda da parte externa dos planetas.

PROCESSOS DE ORIGEM INTERNA_________________________________________________________________________________

Terra - É o planeta com maior atividade geológica. A energia vinda do interior está associada à energia da sua formação (acreção, contração gravitacional e radioactividade) e quanto à energia externa o sol é o motor dos agentes erosivos que modelam a litosfera e a ação do impacto meteorítico, que no caso da Terra não tem grande expressão.

A  litosfera é reciclada através dos sismos, vulcões e tectónica de placas e é formada nos limites divergentes (rifte) e destruída nos convergentes (fossas oceânicas).

Mercúrio - Por ser de pequena dimensão, na sua formação, arrefeceu rapidamente e por estar mais próximo do sol não tem atmosfera. A atividade vulcânica de Mercúrio deverá estar associada à fusão da crosta por impacto meteorítico, originando vulcões. É um planeta geologicamente inativo.

Vénus - É um planeta semelhante à Terra, com falhas e vulcanismo ativo. Superfície coberto por basalto e com vulcões.

Marte - Embora tenha levado mais tempo a arrefecer que Mercúrio está também inativo. No passado foi um planeta com muita atividade, sendo o Monte Olimpo o maior vulcão, conhecido, no sistema solar. Tem numerosas falhas inativas. Apresenta estruturas geológicas que demonstram a existência de correntes líquidas no passado.

PROCESSOS DE ORIGEM EXTERNA__________________________________________________________________________

É essencialmente a presença de atmosfera e água no estado líquido os factores modeladores da superfície.

Mercúrio- A presença da atmosfera está também relacionada com o tamanho do planeta (um planeta de pequenas dimensões tem menor gravidade e consequentemente menor capacidade de reter uma atmosfera), assim  Mercúrio não apresenta atmosfera logo a sua superfície não se encontra modelada pela erosão.

Vénus - Tem uma atmosfera densa que faz efeito de estufa, rica em CO2, absorve os raios solares e não os liberta, por este motivo tem temperaturas mais elevadas que Mercúrio embora se encontre mais afastado ao sol. A erosão é ineficaz devido à inexistência de água no estado líquido.

Marte- A atmosfera é rica em CO2 mas muito ténue mas com ventos muito fortes. A inexistência de água no estado líquido, torna a erosão pouco eficaz apesar dos ventos.

Terra- Pela sua distância ideal ao sol é o único planeta que reúne as condições para a existência de água no estado líquido, agente poderoso modelador da superfície.

Pelo facto de ter água no estado líquido e uma atmosfera a erosão é muito eficiente, esculpindo o relevo e preenchendo depressões com os sedimentos resultantes da erosão. Ao contrário dos outros planetas em que as crateras de impacto estão bem marcadas, as da Terra são imediatamente meteorizadas, erodidas e não têm expressão.

A teoria nebular ainda não explica todos os fenómenos que ocorrem nos planetas e por essa razão é um assunto que continua em investigação.