UNIDADE 4 - A TERRA, UM PLANETA EM MUDANÇA

4.2. MOBILISMO GEOLÓGICO, AS PLACAS TECTÓNICAS E OS SEUS MOVIMENTOS

Antes do século XIX admitia-se que na Terra haviam movimentos de blocos continentais que explicavam a formação de cadeias montanhosas, no entanto só no século XIX começou a surgir a ideia que o aspeto da superfície terrestre mudaria em consequência dos movimentos laterais das massas continentais - mobilismo geológico. Em meados do século XX, com a Teoria da Tectónica de Placas dá-se uma nova revolução na geologia.

estes temas foram explicados no teu 8ºano!

Relembra:

-TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL (página 3ºciclo)

     Proposta por Alfred Wegener a partir de uma série de evidências e estabelecendo uma analogia com o comportamento dos icebergs (os continentes de menor densidade, deslocavam-se sobre os fundos oceânicos, mais densos, devido a forças, como a da ação da gravidade).

  

 

   http://www.sciencelearn.org.nz/Contexts/Icy-Ecosystems/Sci-Media/Animations-and-Interactives/Continental-drift

 

-TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS (página 3ºciclo)

    Esta teoria explica a deriva continental, tendo originado um novo modelo da estrutura da Terra e explica a dinâmica da Terra relacionando-a com os fenómenos de vulcanismo e sismos.

AS PLACAS TECTÓNICAS E OS SEUS MOVIMENTOS

    -Placas tectónicas (página 3ºciclo)

 

Limites das placas

Os limites das placas podem ser:

Divergentes - Zona do rifte (ZONA DE CONSTRUÇÃO DA CROSTA);

Convergentes - Zona de subducção -fossa oceânica - (ZONA DE DESTRUIÇÃO DA CROSTA)

Conservativos - Por exemplo no rifte, perpendiculares a este, existem inúmeras falhas perpendiculares ao vale (FALHAS TRANSFORMANTES) e onde não há nem construção, nem destruição de crosta. Um outro exemplo é a falha de Santo André, nos USA, local onde existe o contacto da placa do pacífico e da Norte-Americana.

 

Uma das provas que o Rifte é uma zona de construção de crosta oceânica é o estudo do paleomagnetismo (campo magnético da Terra ao longo dos tempos) nas rochas do rifte.
O material vulcânico dos fundos oceânicos é constituído por basalto. O basalto é uma rocha com minerais ferromagnesianos, estes materiais são atraídos pelo campo magnético da Terra (a prova é que te podes orientar com uma bússola).
Quando o material solidifica, os minerais magnéticos ficam com uma determinada orientação.
 

retirado de http://www.scienceprof.com/

Jogo :-)

 

As placas tectónicas

 

 

Como é que a Terra funciona

 

 

filme  que poderás querer ver: National Geographic Colliding Continents http://www.youtube.com/watch?v=KCSJNBMOjJs&feature=related

 

 

 

 

 

  •