Filosofia para crianças

Por tradição, a Filosofia é uma atividade que promove o gosto pelo saber e mobiliza uma série de competências perfeitamente ajustadas à realidade social e mediática em que vivemos, nomeadamente, a análise de informação, a reflexão crítica, a expressão argumentativa escrita e oral, a transformação da informação em conhecimento e a tolerância cultural e intelectual.
Estas características são transversais a todas as disciplinas e o seu desenvolvimento tem um impacto positivo em todos os domínios curriculares.
O programa “Filosofia para Crianças” é aplicado, semanalmente, ao longo do ano letivo e parte da leitura, análise e reflexão do livro “Alice no país das Maravilhas”, de Lewis Carrol, e tem como objetivos:

  • Tornar possível uma formação mais integral dos cidadãos a partir da idade infantil;
  • Promover a problematização relativamente à relação da criança com o Mundo;
  • Promover o desenvolvimento da autonomia de pensamento;
  • Agilizar procedimentos cognitivos e verbais;
  • Auxiliar a consolidar estruturas cognitivas lógicas e discursivas;
  • Aperfeiçoar as competências de leitura e escrita;
  • Promover as competências de diálogo, respeito e tolerância, através da criação de uma pequena comunidade de investigação;
  • Desenvolver os rudimentos de uma reflexão sobre o Mundo e os outros;
  • Educar para os valores éticos universais, desenvolvendo a consciência dos direitos e deveres no âmbito da vivência em comunidade;
  • Desenvolver a sensibilidade estética e o interesse pela expressão artística.