Ensino Secundário

Trabalho, rigor, responsabilidade, exigência


O Ensino Secundário foi a mais recente criação do Colégio Vasco da Gama com vista a expandir a oferta educativa. Sendo uma escola focada no futuro a aposta num ensino secundário capaz de se afirmar pela forma como prepara os alunos para os desafios académicos que se seguem, surgiu de uma forma natural e lógica concretizando um sonho do seu atual Diretor.

Parabéns a todos os alunos que ingressaram este ano letivo no Ensino Superior.



No ensino secundário incentiva-se a criação de uma cultura de trabalho, rigor, responsabilidade e exigência com vista a fornecer aos alunos uma preparação sólida que lhes permita o ingresso no ensino superior.

RESULTADOS

 


É no secundário que culmina o período de crescimento e formação dos nossos alunos, muitos deles depois de fazerem connosco todo o percurso formativo do 1º ao 12º ano. Ao terminar o secundário dão-nos a garantia de que estão preparados para enfrentar novos desafios e que criaram as condições para poderem iniciar uma nova etapa da sua vida.

Em cada ano os alunos que terminam o secundário no Colégio enchem de orgulho toda a comunidade educativa, pois os resultados finais conseguidos, sobretudo se tivermos em conta o seu ingresso no ensino superior, não só enaltece o trabalho e a formação proporcionada pelo Colégio, como reitera a importância de se continuar a cultivar a excelência.

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, no ano letivo de 2016/17, os resultados dos rankings do ensino secundário não só demonstram a consolidação da nossa posição no 1º lugar do concelho, como nos colocam a par dos melhores colégios do país. (19º lugar).

 

INFORMAÇÕES PROVAS / EXAMES

 


 

 

 

ESPECIFICIDADES


O ensino secundário no Colégio carateriza-se e diferencia-se, não só ao nível dos princípios e dos valores que o orientam, mas também por um conjunto de especificidades concretas que o tornam único. De entre estas, destacamos:


  • Reforço e individualização

O nosso modelo pedagógico privilegia estratégias de reforço e de individualização. Assim, a carga curricular oficial é reforçada nas disciplinas com exame nacional com mais um tempo letivo semanal (45’) no sentido de proporcionar aos alunos uma melhor e mais adequada preparação académica. Apostamos num ensino personalizado com equipas pedagógicas sólidas que acompanham o aluno de forma permanente ao longo de todo o ciclo (ensino secundário).

Nos anos de exame (11º e 12ºanos) todas as disciplinas específicas têm mais 45 minutos de reforço semanal.


  • Apoio nas diversas disciplinas

Para além dos apoios marcados, desde o início do ano letivo nos horários dos alunos, são calendarizados apoios extra noutras disciplinas em que os alunos manifestem necessidades. Estes apoios são dados a nível individual ou em pequenos grupos, pelos professores das respetivas  disciplinas, para alunos que manifestem maiores dificuldades, sintam necessidade de uma progressão mais rápida, ou que precisem de consolidar conhecimentos.


  • Preparação para exames com horário próprio

Após o final das aulas e até ao início dos exames nacionais os alunos frequentam aulas de preparação nas disciplinas de exame. Nestas aulas os alunos podem esclarecer todas as suas dúvidas com o professor da disciplina. Este horário ocupa apenas as manhãs, para que os alunos possam trabalhar autonomamente durante as tardes;


  • Comunicação online professor-aluno

Cada turma tem um email próprio que serve de veículo de esclarecimento de dúvidas com os seus professores. É neste email que os alunos recebem, atempadamente as matrizes dos momentos de avaliação, os materiais digitais das respetivas disciplinas ou simplesmente informações dadas pelos professores ou Diretor de Turma;


  • Plataforma de informação aos pais

A plataforma permite, além da comunicação entre Encarregados de Educação e professores, ter informação relativamente a faltas, a classificações dos alunos ou outras informações prestadas pelo Diretor de Turma;


  • Relação professor-aluno

Um dos eixos fundamentais em que assenta o ensino secundário é a relação de proximidade e respeito que existe entre alunos e professores. Essa relação permite e fomenta um clima de confiança e aprendizagem;


  • Ensino personalizado

O aluno do ensino secundário é acompanhado de forma permanente, ao longo de todo o ciclo, por equipas pedagógicas sólidas.

As turmas de dimensão reduzida permitem um ensino mais personalizado e eficaz.


  • Momentos de avaliação organizados de acordo com o calendário dos alunos

No início de cada período é elaborado um calendário de todos os momentos de avaliação das várias disciplinas e onde se inclui também as atividades previstas para esse período. Sala de estudo e biblioteca permanentemente disponíveis;


  • Rigor na avaliação, com critérios bem definidos e partilhados pelos alunos.

Os momentos formais de avaliação são organizados de acordo com o calendário dos alunos. Este planeamento permite uma melhor gestão de tempo por parte dos alunos;

Boas e funcionais instalações (Sala de convívio de alunos confortável e atraente; cacifos individuais, fechados e na própria sala, para todos os alunos; salas de aula muito bem equipadas, etc).

Valorização do ensino experimental das Ciências (trabalho laboratorial), de princípios e valores sociais e humanos (incentivo à participação em projetos de cariz solidário e de voluntariado), e projetos que visem a aproximação à realidade e à vida (visitas/viagens de estudo, projetos e atividades várias…).

 



 

OFERTA FORMATIVA


A organização curricular do secundário no CVG visa o prosseguimento de estudos. Para isso oferecemos os cursos científico-humanísticos organizados em quatro áreas:

Ciências e Tecnologias;

Ciências Socioeconómicas;

Artes Visuais;

Línguas e Humanidades.

 


MATRIZ CURRICULAR

(a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais
(c) 7 tempos nas disciplinas com prática experimental
(d) (e) O aluno escolhe duas disciplinas anuais
(f) Disciplina de frequência facultativa
(g) A componente de Cidadania e Desenvolvimento funciona como disciplina autónoma com 1 tempo semanal de 45’.

 



PROJETOS/ATIVIDADES


ChemRus


 


É um concurso anual, organizado pelo Grupo de Jovens Químicos da Sociedade Portuguesa de Química, para alunos até ao 12º ano, que visa premiar a elaboração de um vídeo de uma experiência química.

Todos os anos temos vários alunos a participar e em 2014 ganhámos o 1º prémio a nível nacional. Veja o vídeo.

 




Olimpíadas de Química, Física, Biologia e Matemática


As Olimpíadas decorrem anualmente para os alunos de 10º, 11º e 12º anos que queiram participar, podendo estes ser selecionados para representar a escola a nível nacional e/ou internacional.


Visitas de Estudo


 

Anualmente realizam-se várias visitas de estudo, o ensino não se faz apenas dentro de uma sala e por isso é privilegiado o contacto com o mundo do trabalho e da investigação.

IGOT


Pavilhão do Conhecimento


Exploratório


Viagens de Estudo do Ensino Secundário


Anualmente é feita uma viagem de estudo a uma zona do país durante três dias. O programa é constituído por várias atividades tais como visitas a empresas, a parques de ciência, trabalhos numa universidade específica, e alguns momentos de convívio entre alunos e professores. O objetivo da viagem é criar um contacto com a realidade do mundo do trabalho e da investigação, de acordo com os interesses dos alunos.

I Grande Viagem
Coimbra- Porto 2012/2013


II Grande Viagem
Évora 2013/2014


III Grande Viagem
Aveiro 2014/2015


IV Grande Viagem
Faro 2015/2016


V Grande Viagem
Porto 2016/2017


VI Grande Viagem Coimbra 2017/2018


Viagem de Finalistas


No final do 12º ano os alunos escolhem um destino para realizar a sua viagem de finalistas…por dois anos consecutivos voaram até Barcelona, o novo destino será Paris, no futuro será…

Barcelona – 2016


Paris – 2017


Roma / Florença – 2018


Jantar de Finalistas


Numa quinta cheia de glamour tem lugar o jantar de finalistas do 12ºano…alunos professores e famílias desfrutam de um “último” momento de convívio …

 

Não deixe de ver o vídeo realizado pelos alunos finalistas…


Crescer com Solidariedade


Independentemente de uma formação académica forte, privilegiamos a formação humana acarinhando projetos transversais de solidariedade, de justiça social, de desenvolvimento sustentável, etc, que façam dos nossos alunos pessoas mais conscientes e comprometidas com o mundo e com a vida.

 

Em 2015 foi criado um grupo de voluntariado no colégio, fazem parte dele alunos de 11ºano e alguns professores. Foram já vários os projetos participados, tais como a angariação de donativos para a Make a Wish, a recolha de roupas e brinquedos para a casa do Gaiato, a recolha de alimentos para o Canil de Sintra ou o mais recente apadrinhamento de uma criança do Quénia, em parceria com a Associação Hodi…

 

Junte-se a nós e saiba mais aqui.

 


10º ano by night


No final de cada ano letivo o 10ºano é responsável por organizar uma atividade interativa direcionada para as famílias, onde mostrem o que vão aprendendo ao longo do ano…É em equipa que a atividade é escolhida e desenvolvida. Temas como Crime Sob Investigação, Sexta-feira 13, Harry Potter, entre outros, foram algumas das atividades apresentadas.


Crescer Com Ciência


 

Este é um projeto dirigido aos alunos do 1ºciclo para lhes incutir o gosto pela ciência. São os alunos de física de 12ºano que preparam as suas atividades/workshops de acordo com a idade do seu pequeno público.