ESPECIFICIDADES
O ensino secundário no Colégio carateriza-se e diferencia-se, não só ao nível dos princípios e dos valores que o orientam, mas também por um conjunto de especificidades concretas que o tornam único. De entre estas, destacamos:
-
Reforço e individualização
O nosso modelo pedagógico privilegia estratégias de reforço e de individualização. Assim, a carga curricular oficial é reforçada nas disciplinas com exame nacional com mais um tempo letivo semanal (45’) no sentido de proporcionar aos alunos uma melhor e mais adequada preparação académica. Apostamos num ensino personalizado com equipas pedagógicas sólidas que acompanham o aluno de forma permanente ao longo de todo o ciclo (ensino secundário).
Nos anos de exame (11º e 12ºanos) todas as disciplinas específicas têm mais 45 minutos de reforço semanal.
-
Apoio nas diversas disciplinas
Para além dos apoios marcados, desde o início do ano letivo nos horários dos alunos, são calendarizados apoios extra noutras disciplinas em que os alunos manifestem necessidades. Estes apoios são dados a nível individual ou em pequenos grupos, pelos professores das respetivas disciplinas, para alunos que manifestem maiores dificuldades, sintam necessidade de uma progressão mais rápida, ou que precisem de consolidar conhecimentos.
-
Preparação para exames com horário próprio
Após o final das aulas e até ao início dos exames nacionais os alunos frequentam aulas de preparação nas disciplinas de exame. Nestas aulas os alunos podem esclarecer todas as suas dúvidas com o professor da disciplina. Este horário ocupa apenas as manhãs, para que os alunos possam trabalhar autonomamente durante as tardes;
-
Comunicação online professor-aluno
Cada turma tem um email próprio que serve de veículo de esclarecimento de dúvidas com os seus professores. É neste email que os alunos recebem, atempadamente as matrizes dos momentos de avaliação, os materiais digitais das respetivas disciplinas ou simplesmente informações dadas pelos professores ou Diretor de Turma;
-
Plataforma de informação aos pais
A plataforma permite, além da comunicação entre Encarregados de Educação e professores, ter informação relativamente a faltas, a classificações dos alunos ou outras informações prestadas pelo Diretor de Turma;
Um dos eixos fundamentais em que assenta o ensino secundário é a relação de proximidade e respeito que existe entre alunos e professores. Essa relação permite e fomenta um clima de confiança e aprendizagem;
O aluno do ensino secundário é acompanhado de forma permanente, ao longo de todo o ciclo, por equipas pedagógicas sólidas.
As turmas de dimensão reduzida permitem um ensino mais personalizado e eficaz.
-
Momentos de avaliação organizados de acordo com o calendário dos alunos
No início de cada período é elaborado um calendário de todos os momentos de avaliação das várias disciplinas e onde se inclui também as atividades previstas para esse período. Sala de estudo e biblioteca permanentemente disponíveis;
-
Rigor na avaliação, com critérios bem definidos e partilhados pelos alunos.
Os momentos formais de avaliação são organizados de acordo com o calendário dos alunos. Este planeamento permite uma melhor gestão de tempo por parte dos alunos;
Boas e funcionais instalações (Sala de convívio de alunos confortável e atraente; cacifos individuais, fechados e na própria sala, para todos os alunos; salas de aula muito bem equipadas, etc).
Valorização do ensino experimental das Ciências (trabalho laboratorial), de princípios e valores sociais e humanos (incentivo à participação em projetos de cariz solidário e de voluntariado), e projetos que visem a aproximação à realidade e à vida (visitas/viagens de estudo, projetos e atividades várias…).