Processos de fossilização

 

IncrustaçãoOcorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.

 

  MineralizaçãoOcorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.
  Recristalização - Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.

 

 

 

concha original de aragonite substituida por calcite

 

 

Carbonização ou Incarbonização - ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.

 

  Mumificação - ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo. O ser neste tipo de fossilização fica CONSERVADO (conservação), apresenta apenas alterações mínimas na sua composição.
 

Moldagem - Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo. (Para se ter a noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contra molde).

 

molde interno (Turritela - gastrópode)

 

Marca ou impressão - Ocorre a conservação de vestígios dos seres vivos, como pegadas, marcas de folhas etc ; A figura seguinte mostra a impressão de folhas num xisto, a que se juntou, para termo de comparação, folhas reais de uma planta da mesma espécie que ainda vive nos nossos dias .

 

marca de folhas e folhas actuais

http://www.lneg.pt/download/2784/poster_fossilizacao.pdf

http://www.lneg.pt/download/2783/poster_fosseis.pdf

 

 

 

 

Fósseis importantes para a ciência (Fóssil de idade e de fácies)


 Fósseis de idade  possuem como características a ampla distribuição geográfica e a pequena longevidade, isto é, são constituídos por formas que tiveram período de grande expansão geográfica mas experimentaram evolução biológica rápida, de modo que apenas se encontram em pequena espessura de sedimentos e faltam totalmente nos que se lhes sobrepõem e nos que lhes estão subjacentes;

Fósseis de fácies, estes são os que fornecem indicações, quer quanto ao meio em que viveram as formas vivas de que derivaram, quer quanto às condições de formação dos terrenos que os contêm.

Nos fósseis está escrita a história da Terra, muito antes do primeiro Homem ter aparecido.

Trilobite é um fóssil característico (de idade e de fácies)

[Fósseis característicos e idade das rochas ] ver

 

 

 

 

 

Curiosidades

Paleontólogo encontra dinossauro em igreja italiana.

Fóssil do dinossauro estava incrustado no altar. A pequena catedral de Santo Ambrósio, em Vigevano, cidade situada 80 km ao norte de Milão, na Itália. Incrustado no altar está o fóssil de um dinossauro que passou totalmente despercebido nos últimos quatro séculos, mas não escapou ao olhar atento do paleontólogo Andrea Tintori, da Universidade de Milão.