Biomas

O mundo natural está organizado por divisões a que se dá o nome de Bioma.
Os Biomas são conjuntos de ecossistemas do mesmo tipo.
Cada Bioma caracteriza-se pela diversidade de espécies que habitam nestas regiões, espécies essas que têm características comuns consoante certas zonas do planeta que queiramos considerar. Essa diversidade depende da capacidade de adaptação de cada organismo sendo essa capacidade uma constante para a classificação do tipo de Bioma.

 

O clima, temperatura, quantidades de humidade e a sua distribuição pelas estações, assim como o tipo de  solo são os factores que consideram quando se caracteriza um determinado Bioma.
 

 

 

PRINCIPAIS BIOMAS


POLAR

Bioma que devido à sua localização geográfica reúne em conjunto com o do deserto, as piores condições de habitabilidade terrestre. É também conhecido por DESERTO GELADO.

Não se notam as estações do ano. As temperaturas são sempre negativas, sendo o pólo sul (podem atingir os 70ºC negativos) mais frio que o pólo norte (rondam os 30ºC negativos). Embora o solo esteja coberto de gelo, a humidade é reduzida e a precipitação é sempre sob a forma de gelo. A biodiversidade é muito reduzida.

Os ventos polares são frequentes.O pólo sul é um continente enquanto que o pólo norte é oceano gelado.

TUNDRA

Tundra provem da língua finlandesa, tunturia que significa terra despida de árvores.

A biodiversidade é superior ao polar. As estações do ano já se notam, embora as temperaturas sejam quase sempre negativas todo o ano. Durante o verão sobem e o gelo dos solos descongela superficialmente, criando uma película de água no estado líquido que permite a germinação de sementes e formando, nalguns casos, pântanos. A humidade é reduzida mas superiores ao anterior bioma, e a água cai sempre sob a forma de neve. Os solos não chegam a descongelar na totalidade, tendo como consequência, a inexistência de árvores (necessitam de criar raízes).

 

TAIGA

Este nome teve origem na Sibéria; os Invernos são longos e frios a chuva não é frequente e quando acontece cai em forma de neve, aqui as temperaturas são sempre negativas. Muitos animais hibernam nas estações mais frias e acordam para se alimentarem nas menos frias adaptações.
As árvores são principalmente da família das coníferas (pinheiros),que são árvores de folha persistente.
E os habitantes são entre muitos: veados, garidos, ursos pretos, lobos, raposas, coelhos, lebres...
 

FLORESTA TEMPERADA de FOLHA CADUCA

Existe uma grande biodiversidade, as 4 estações do ano estão bem marcadas e a temperaturas médias ronda os 22ºC. Raramente estas florestas atingem temperaturas negativas. A humidade é elevada e a precipitação é feita sob a forma de chuva.

As árvores são de folha caduca e podem-se encontrar uma grande diversidade de seres, tais como: lobo, raposa, corujas, roedores, ursos, veados...
Este bioma caracteriza a maior parte das regiões de  Portugal.

 

FLORESTA TROPICAL HÚMIDA

 

A biodiversidade é máxima, os seres vivos são luxuriantes e muito coloridos ! Não se notam grandes diferenças de temperatura entre as estações. A humidade é máxima. A temperatura é cerca de 22 a 25 ºC durante o ano inteiro. É o bioma da  Amazónia.

Nestas florestas a folhagem das árvores é muito densa e a altura média chega aos 30 metros, do modo que no solo existe muita pouca claridade; tornando estes locais húmidos. Na fauna existem: macacos, rãs, répteis, mamíferos, pequenos roedores, etc...Existe uma grande biodiversidade
 

 

 

PRADARIA/SAVANA/CHAPARRAL

 

Este bioma toma nomes diferentes consoante a sua localização no globo. Nos EUA chama-se pradaria, em África designa-se por savana e em Portugal, na região do Alentejo temos o chaparral.

A biodiversidade é menor que nos biomas de floresta. A humidade é reduzida, o clima é seco. As estações estão bem marcas, Primavera e Verão muito quentes com temperaturas que podem rondar os 40ºC e o Outono e Inverno muito frias, com temperaturas que podem chegar a baixo de zero.

A  vegetação é composta por ervas rasteiras e arbustos, porque não há água suficiente para crescerem grandes árvores. Os seres vivos variam de local para local, os seres do continente americano são diferentes do africano e do europeu.

 

DESERTO

 

A biodiversidade é mínima, os seres vivos apresentam adaptações à falta de água e à temperatura. Não existem estações do ano e as amplitudes térmicas são grandes  (50ºC durante o dia e podem atingir temperaturas negativas durante a noite). A humidade é quase nula. Todos estes factores tornam o deserto num dos piores biomas da Terra tal como o Polar que também é conhecido pelo bioma do deserto gelado!

Existem grandes tempestades no deserto, que no caso dos desertos arenosos podem mudar completamente a paisagem.

No deserto vivem, como se disse, seres com adaptações às condições inóspitas do bioma, são exemplo destes seres: a raposa do deserto, o camelo, cactos, escorpiões, cobras...

 


BIOMAS AQUÁTICOS

 

  Água Doce: Água Doce está na sua maioria congelada nos pólos Norte e Sul, só 0.1 da água doce está nos rios, ribeiros e lagos; neste bioma habitam muitos peixes, moluscos, mamíferos aquáticos...
 

 


Marinho: 75% de toda a totalidade da água existente à face da terra é água salgada e a isto nós chamamos o bioma Marinho. Este meio acolhe caranguejos, anémonas, sardinhas, carapaus, mexilhões, ostras, lapas e muitos outros. Bioma com maior bidiversidade.