ESTRUTURA DO VULCÃO (tipo central)

O aparelho vulcânico é constituído por estruturas principais: câmara magmática; chaminé vulcânica; cratera vulcânica e cone vulcânico. Temos ainda os materiais expelidos pelos vulcões (lava, piroclastos e gases). Associado ao vulcão principal podemos ter ainda um vulcão de menor dimensão, cuja estrutura é constituída por: chaminé vulcânica secundária, cratera secundária e cone vulcânico secundário.

Cone Vulcânico- relevo formado pelas várias erupções vulcânicas, resultante da acumulação dos produtos vulcânicos.

Câmara magmática- bolsa de armazenamento de magma

Chaminé vulcânica- estrutura cilíndrica por onde é transportado o magma desde a câmara magmática até à cratera.

Escoadas de lava- São “camadas” de lava que correspondem à saída de lava das várias erupções.

Cone vulcânico secundário- relevo cónico do aparelho secundário.

Chaminé secundária- estrutura cilíndrica que transporta o material desde a chaminé principal à cratera secundária.

Cratera secundária- estrutura circular por onde é emitido o material para o cone secundário.

[EXERCÍCIO]