Materiais vulcânicos

Gasosos - os vulcões emitem muitos tipos de gases mas os mais abundantes são: vapor de água; vapores com enxofre e dióxido de carbono.

líquidos - lava fluida (pahoehoe ou encordoada), viscosa (AA ou escoriácea), e muito viscosa.

sólidos
-  piroclastos, obsidiana, brecha vulcânica, pedra pomes.

Materiais Vulcânicos sólidos:
Piroclastos
– Significa fragmentos de fogo, classificam relativamente ao seu tamanho em cinzas, areias, lapilli e bombas vulcânicas. Formam-se a partir da fragmentação da lava quando sai na cratera, estes fragmentos quando embatem no cone já estão no estado sólido. Quanto mais gás contiver a lava menores são os fragmentos.

Obsidiana- Vidro vulcânico formado a partir do arrefecimento brusco da lava.

Brecha vulcânica- rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um óptimo método directo.

Pedra-pomes- É uma rocha muito porosa, tornando-se muito leve por consequência, resulta do arrefecimento da lava com muito gás. À superfície da lava forma-se uma espécie de espuma (gás contido), e a rocha solidifica, o gás vais saindo quando a rocha está a arrefecer, “esburacando-a”. É a única rocha que bóia.

Materiais Vulcânicos líquidos.

Tipos de Lava

Lava fluida - É uma lava com pouco gás, muito líquida e com temperaturas muito elevada, ao sair da cratera escoa com muita facilidade formando longas escoadas de lava. Origina cones baixos e largos, os piroclastos são grandes (bombas e Lapilli).

Chama-se a esta lava – lava encordoada ou pahoehoe.

Lava viscosa - É uma lava com muito gás, menos líquida que a anterior e com temperaturas menos elevadas, ao sair da cratera escoa com dificuldade formando curtas escoadas de lava. Origina cones altos e estreitos, os piroclastos são pequenos (cinzas, areias e Lapilli).

Chama-se a esta lava – lava escoriácea ou Aa.

Lava muito viscosa - É uma lava com muito gás, quase sólida e com temperaturas menos elevadas que a anterior, ao sair da cratera não escoa, acumula-se formando uma espécie de rolha, originando a agulha vulcânica. O gás como não pode sair acumula-se na chaminé e ao sair pode explodir a agulha vulcânica dando origem à nuvem ardente. Os piroclastos se forem emitidos são as cinzas vulcânicas.

Agulha vulcânica – Edifício formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é frágil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.

Nuvem ardente - Característica de erupções muito violentas, são emissões de gás e de partículas de lava a altas temperaturas e projectadas a grandes velocidades que arrefecem quando saem. Diferem das cinzas vulcânicas estas são sólidas e formadas por partículas de lava minúsculas.