Paisagens Geológicas

Os agentes modeladores do relevo (internos e externos) transformam as paisagens dependendo do tipo de rocha. Há rochas que se podem identificar a grandes distâncias, apenas pelo tipo de paisagem que observamos. O que vamos estudar, são exactamente, as paisagens mais características.

O Caos de Blocos (granito); paisagens vulcânicas (tipicamente do basalto), as dunas do litoral e do deserto (rochas sedimentares detríticas) e modelado cársico (Calcário).

 

 

Caos de Blocos

O caos de blocos é uma paisagem característica do granito. São exemplos: Serra da Estrela, Serra de Sintra, Gêres...
 


O granito ao arrefecer e por alívio de pressão, fractura-se em paralelepípedos (cubos quase perfeitos), uma vez à superfície a erosão começa a actuar com maior facilidade nas fracturas (diáclases). Os paralelepípedos começam a alterar-se pelos vértices e arestas. Os cubos transformam-se ao longo de milhões de anos em esferas.


Os granitos, sendo rochas plutónicas e devido à sua composição mineralógica), são muito resistentes à erosão ficam em saliência relativamente ao resto da paisagem formando serras. Estes blocos arredondados, aparentemente dispersos pela serra, constituem o caos de blocos (confusão de blocos).