Puberdade

 

Na infância a diferença existente entre uma menina e um menino está basicamente nos órgãos sexuais, estes constituem os CARACTERES SEXUAIS PRIMÁRIOS.

Na puberdade (do latim pubere =cobrir de pelos), marca o início de um conjunto de transformações na forma do corpo, no funcionamento deste e até no comportamento. Os órgãos sexuais desenvolvem-se, e corpo aparecem mais pêlos (púbicos, axilas e nos rapazes aparecem pêlos na cara). Nas raparigas as maminhas desenvolvem-se, e nos rapazes a voz muda. Estas características constituem os CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS.
 

RAPARIGAS

RAPAZES

Aparecimento dos pelos púbicos e nas axilas

 

Crescimento das mamas

 

As ancas ficam mais redondas e alargam

 

Aparecimento da menstruação

 

Crescimento acentuado

Aparecimento dos pelos púbicos, na face e nas axilas

 

Aumentos dos órgãos genitais

 

Voz engrossa

 

A “maça de Adão” salienta-se

 

Os ombros alargam

 

Primeiras ejaculações

 

Crescimento acentuado

 


O início da puberdade depende de pessoa para pessoa e do seu estado de saúde. Durante esta fase os órgãos sexuais estão aptos para a reprodução, o que torna esta fase um período difícil.

Cada jovem reage de forma diferente a esta fase da vida, uns evidenciam-se e outros tentam passar despercebidos, confusos com as alterações do corpo. É uma fase que é acompanhada por alterações, por vezes bruscas, de comportamento. Normalmente sentem-se incompreendidos e geram conflitos com os adultos distanciando-se dos pais.

SABER MAIS : http://rivelinoaprendizagem.blogspot.com/2010/01/puberdade.html