Ciclos biogeoquímicos

Teias e cadeias alimentares

 Os seres vivos de uma comunidade são ligados através de sua alimentação

Cadeia Alimentar: é uma sequência de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem. A cadeia mostra a transferência de matéria e energia por meio de uma série de organismos.


Níveis Tróficos:

Nível trófico é a forma que cada ser obtém alimento num ecossistema, assim, existem:

- Produtores:
são os vegetais que são seres autotróficos, com clorofila e que por meio da fotossíntese, fixam a energia luminosa, utilizam substâncias inorgânicas simples (água e dióxido de carbono) e produzem substâncias orgânicas complexas (glicose, amido);




- Consumidores Primários ou de Primeira Ordem:
são os organismos que comem os produtores, são heterotróficos e geralmente herbívoros;

- Consumidores Secundários ou de Segunda Ordem:
alimentam-se dos herbívoros, sendo representados por carnívoros;

- Consumidores Terciários ou de Terceira Ordem:
são os carnívoros maiores que se alimentam de carnívoros menores (e assim por diante);

O homem pode ser consumidor de 1ª,2ª ou de ordem superior.


- Decompositores:
finalizando a cadeia alimentar, aparecem os decompositores, microorganismos representados por bactérias e fungos que decompõem a matéria orgânica e transformam-na em inorgânica. São muito importantes, tendo-se em vista que realizam a reciclagem da matéria, devolvendo os elementos químicos ao ambiente.



Teias Alimentares: São conjuntos de cadeias alimentares num ecossistema que se interligam.




Fluxo de Energia e de matéria: todo ser vivo necessita de energia, que é utilizada para: a) construção do organismo; b) realização de suas actividades (movimentos, manutenção de temperatura, reacções químicas etc.), todo o ser vivo é constituído por matéria.

Num ecossistema o fluxo de matéria mantém-se constante ao longo da cadeia alimentar enquanto que o fluxo de energia diminui. É por esta razão que quanto maior for a cadeia alimentar ou mais complexa a teia alimentar, maior é a fragilidade do ecossistema.

A energia flui unidirecionalmente ao longo do ecossistema e é sempre renovada pela luz solar. A matéria orgânica, porém, precisa ser reciclada e nesse processo participam os seres vivos. Em qualquer ciclo existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, utilização por seres vivos e devolução para a sua fonte. Os mais importantes ciclos da matéria são o da água, o do carbono e o do Azoto.

          

http://www.medio.com.br/

 

 

 

Jogo de teias e cadeias alimentares

 

 

[Exercício]