ENZIMAS e FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO (DIGESTÃO E ABSORÇÃO)

As enzimas digestivas

As enzimas são proteínas com propriedades especiais que auxiliam o desdobramento de nutrientes complexos em mais simples, de forma a que possam a ser absorvidos pelo organismo e intervêm na digestão química

Propriedades das enzimas:

-São biocatalizadoras-
são orgânicas e aceleram as reacções da digestão e não se gastam.
- São específicas-
Só actuam em determinada substância, o Substrato. Funcionam como o modelo chave-fechadura.

- São sensíveis ao pH e à temperatura do meio.

pH do meio - uma enzima preparada para funcionar em pH neutro só funciona neste meio quando o meio se altera, a enzima é destruída.

Temperatura-
As enzimas são sensíveis à temperatura, a temperaturas muito baixas as enzimas ficam inactivas a temperaturas muito elevadas as enzimas são destruídas. Existe uma temperatura em que a velocidade da reacção enzimática é máxima- temperatura ideal, corresponde à temperatura normal do nosso corpo.

FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO (DIGESTÃO E ABSORÇÃO)

Como já dissemos a digestão é o conjunto de processos químicos e de processos físicos que visam a simplificação de macro moléculas em micro moléculas. Para cada órgão, diremos a digestão química e física de cada.

Boca
digestão física- Mastigação  - Os alimentos são rasgados, triturados através dos dentes, língua e músculos da face.
digestão química- ensalivação, consiste na mistura dos alimentos com a saliva, os órgãos que intervêm são a língua e as glândulas salivares.
A amílase contida na saliva desdobra o amido (polissacarídeo) em maltose (dissacarídeo)
água e Amílase salivar (actua em meio neutro)

Do resultado da mastigação+ensalivação os alimentos passam a bolo alimentar.

Deglutição: o bolo alimentar passa para a faringe através deste fenómeno, a língua levanta e empurra para trás os alimentos, o véu do paladar levanta e tapa a comunicação com as fossas nasais, o bolo alimentar desce e passa pela epiglote que tapa a comunicação com o aparelho respiratório.

Esófago : No esófago o bolo alimentar é empurrado para o estômago através dos movimentos peristálticos, através das contracções dos músculos do esófago (processo físico).

Estômago

O bolo alimentar passa para o estômago através da abertura do esfíncter cárdico.

No estômago:
digestão física- os músculos das paredes do estômago contraem fazendo um onda peristáltica (20s), estes movimentos facilitam o contacto do bolo alimentar com o suco gástrico.
digestão química- O suco gástrico é constituído por enzimas e ácido clorídrico, este é fundamental porque mata algumas bactérias nocivas ao organismo e constituiu o pH ideal para actuação das enzimas do estômago. As enzimas são as proteáses e lipáses gástricas (esta não é muito eficiente).

A pepsina, a proteáse gástrica, desdobra as proteínas em polipetídeos.
A lipáse gástrica separa os ácidos gordos do glicerol.

O resultado dos dois tipos de digestão transformam o bolo alimentar em quimo-pasta homogénea que passa em jactos intermitentes através do piloro para o duodeno.

Intestino delgado.

Digestão física- movimentos peristálticos.
Digestão química- actuação das enzimas do suco intestinal do suco pancreático e da bílis no quimo.

Enzimas do pâncreas- Amílase pancreática desdobra o amido em maltose
lipáse pancreática desdobra os lípidos em ácidos gordos + álcool.
tripsina desdobra os polipéptideos em dipeptídeos.
Bílis- actua em conjunto com a lípase pancreática nos lípidos, a bílis dissolve as gorduras para facilitar a reacção das enzimas.

Enzimas intestinais- atacam principalmente os glúcidos:
Lactase actua na lactose e desdobra-se em glicose+ galactose
sacarase actua na sacarose e desdobra-se em glicose + levulose
Maltase actua na maltose e desdobra-se em duas moléculas de glicose.
Enzima intestinal que desdobra os prótidos: Erepsina actua nos dipeptídeos e desdobra-os em aminoácidos.

Do resultado destas acções o quimo passa a quilo.

Quadro síntese das enzimas que actuam no processo químico da digestão

órgão Substrato Enzima Produtos
Boca amido amílase salivar maltose
Estômago proteínas pepsina polipeptídeos
Lípidos lípase gástrica ácidos gordos + glicerol
Pâncreas amido

sacarase

glicose+levulose

Intestino Grosso
Absorção de água e de NaCl (sal) são os fenómenos de relevância fisiológica que ocorrem no intestino grosso. Existe também produção de vitamina K e B12 por acção bacteriana. A subtracção de água dos restos não digeridos da dieta produz uma massa pastosa a excretar: as fezes.

Absorção
A absorção ocorre, essencialmente, ao nível do intestino delgado. São nas vilosidades intestinais que os nutrientes simplificados vão passar para o sangue e linfa, para serem conduzidos às células.

Os lípidos e as vitaminas lipossolúveis são absorvidos através do canal quilífero (amarelo na figura) existente nas vilosidades, enquanto os restantes nutrientes (água, sais minerais, vitaminas hidrossolúveis, aminoácidos) serão conduzidos pelos vasos sanguíneos (azul e vermelho na figura).

As substâncias não absorvidas no intestino delgado passam para o intestino grosso, local onde a maior parte da água e sais minerais passam para o meio interno.

Existem bactérias no intestino grosso que fabricam vitaminas (K e B12), a partir do resto das substâncias alimentares que o nosso organismo não utilizou.

As restantes substâncias do quilo que não foram aproveitadas pelo nosso organismo irão constituir as fezes que sairão para o exterior através da
defecação.

[Exercício]