Ensino artístico - Conservatório

Conservatório de Música

A Extensão do Conservatório de Música Sons e Compassos no Colégio Vasco da Gama é uma realidade! As aulas começaram a funcionar em outubro.

Acreditamos que este projeto irá ter um enorme impacto na vida dos Encarregados de Educação (e outros familiares) e dos alunos que já frequentam ou queiram frequentar o Conservatório de Música, uma vez que para continuarem a sua formação musical, não terão que sair das instalações do Colégio, evitando assim deslocações e longas esperas junto dos Conservatórios até agora frequentados.

O Conservatório irá funcionar logo a seguir às aulas, e a estrutura dos Cursos será a estrutura oficial. Os Cursos serão lecionados pelos próprios professores do Conservatório, profissionais competentes, que vão trabalhar com os nossos alunos de uma forma personalizada, com confiança e eficiência.

Estruturação dos Cursos

Os Cursos Básico  e Secundário poderão funcionar em regime articulado, ensino artístico financiado pelo Ministério da Educação, mas com um limite de vagas determinadas pelo Ministério e os alunos que os frequentam têm acesso gratuito ao plano de estudos. Daí que esta informação só seja válida a partir do momento em que a comparticipação do Ministério se concretize.

O curso de Iniciação poderá também ser comparticipado, dentro dos limites de vagas determinadas pelo Ministério.

O Curso Livre não será comparticipado.

No Curso Básico e Secundário poderão inscrever-se os alunos que se encontrem matriculados no ensino básico ou no ensino secundário, desde que o desfasamento entre o ano de escolaridade e o ano/grau do curso especializado de música que pretendem frequentar não seja superior a dois anos.

Aquisição / Aluguer / Cedência dos Instrumentos

A aquisição de um instrumento – compra ou aluguer – é da responsabilidade dos Encarregados de Educação. Sabendo que a compra de um instrumento representa sempre uma despesa extraordinária, aconselhamos a que se opte inicialmente pelo aluguer, até o aluno, com a ajuda do professor, se decidir definitivamente pelo instrumento preferido. Aliás, o próprio aluguer do instrumento não deve ser feito sem consultar previamente o professor.

O instrumento alugado é novo e o custo do aluguer depende do modelo do instrumento,

mas será sempre deduzido no caso de compra desse mesmo instrumento.

Em relação aos instrumentos de cordas, os alunos poderão optar pela cedência do instrumento usado no Conservatório. Esta cedência é gratuita, mas apenas pelo prazo de um mês.

Por questões de higiene, a cedência não se aplica aos instrumentos de sopro.

Mais uma vez manifestamos a satisfação e agrado de poder disponibilizar aos nossos alunos, nas instalações do Colégio Vasco da Gama, a continuação da sua formação musical e instrumental ao nível do Conservatório, com reconhecidas vantagens para com os Encarregados de Educação.

Contamos com a vossa adesão e com a adesão dos vossos filhos, podendo, a partir de agora, frequentar o Conservatório de Música no Colégio Vasco da Gama!

Horário, Carga Horário e Custos

O Conservatório irá funcionar de 2ª a 6ª feira, das 16.00 às 19.00 horas, e a carga horária e respetivos custos são os seguintes:

Inscrição / Matrícula – 35,00 €