Gabinete de Psicologia

Introdução

 

O Gabinete de Psicologia do Colégio Vasco da Gama tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral e bem-estar dos alunos do CVG. A sua atuação passa por um trabalho de prevenção e intervenção, com foco individual, grupal ou de forma indireta, através da articulação com professores e família.

A atuação do Gabinete de Psicologia pauta-se pela dinamização de programas de promoção de competências pessoais e sociais, pela orientação escolar e vocacional, pela observação e encaminhamento de alunos, pela promoção de atividades que contribuam para o bem-estar psicológico de toda a comunidade educativa, entre outras atividades que procurem responder aos desafios que vão surgindo.

No início de cada ano letivo o Gabinete de Psicologia reúne-se com a Direção, delineando os projetos que serão implementados para cada ano, de modo a responder às necessidades identificadas no ano anterior e de acordo com os objetivos estruturados para esse mesmo ano.

No decorrer do ano, com o surgimento de situações que exijam atuação, os Coordenadores de cada ciclo e os Professores sinalizam ao Gabinete de Psicologia alunos/turmas que necessitam da sua intervenção.

O Gabinete de Psicologia está organizado da seguinte forma:

Contato geral do Gabinete de Psicologia- psicologia@colegiovascodagama.pt

Projetos

Enquadrado no Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama o projeto “Cuidar+” surge, em 2019/2020, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, numa perspetiva do “cuidar”. No seu primeiro ano de implementação o projeto focou-se em promover nos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo um conjunto de ferramentas nas diferentes áreas do cuidar.

Com o passar do tempo este projeto tem-se adaptado às exigências e desafios que vão surgindo, estendendo-se para outros ciclos e abrangendo toda a comunidade educativa, procurando promover conhecimentos, estratégias e recursos que permitam:

  • Cuidar + do mundo, local e global onde habitamos, promovendo nos alunos (e nas suas famílias) a consciência do impacto que o seu comportamento tem na preservação do meio-ambiente, para que adotem comportamentos promotores de proteção da Natureza e de uma sociedade mais sustentável;
  • Cuidar + do outro, procurando, por um lado, desenvolver, junto dos alunos, sentimentos de solidariedade para com os mais velhos e para com os que têm maiores necessidades, mas também sentimentos de respeito, cuidado e amabilidade para com aqueles com quem se cruzam diariamente e que fazem parte da sua vida, e por outro lado, promover o desenvolvimento de competências e conhecimentos que permitam uma atuação mais cuidada junto do outro;
  • Cuidar + de si próprio, despertando para a importância de assumir comportamentos que promovam um maior cuidado com a própria saúde física e com a saúde mental.

De modo a promover o CUIDAR + são desenvolvidas as seguintes atividades:

– Desafios “Nós Cuidamos+”: desafios, realizados ao longo do ano, que permitem os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo trabalhar as 3 áreas do projeto;

– Cuidar + no recreio: com o objetivo de promover comportamentos de interação social, respeito, interajuda e relações saudáveis no espaço do recreio, são assinalados alguns dias com atividades planeadas pelos docentes e não docentes, no decorrer do intervalo da hora de almoço do 1.º ciclo;

– Partilhar para Cuidar +: encontros entre docentes e o gabinete de psicologia, para partilha de estratégias, recursos, materiais e análise de situações de alunos que exijam uma intervenção mais específica;

– Cuidar + do meu futuro – Educação Financeira e Profissões: componente do projeto que pretende dar a conhecer diferentes tipos de profissões, aos alunos da Educação Pré-Escolar, de forma a diversificar os conhecimentos nesta área, tornando-se um facilitador numa escolha futura. Conta também com a função de promover conhecimentos de consumo consciente e gestão do dinheiro, junto dos alunos do 1.º ciclo, de forma a criar bases para uma relação futura saudável, equilibrada e responsável do dinheiro;

– Cuidar + das minhas emoções: realização de atividades de educação emocional, junto dos alunos da Educação Pré-Escolar,  1.º ciclo e 2.º ciclo, com vista ao desenvolvimento de uma maior consciência emocional e de recursos que ajudem na regulação das emoções, criando momentos de autorreflexão e partilha;

Ser mais

O projeto Ser Mais é um projeto psicopedagógico, sustentado pelo programa de intervenção educativa para aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R), destinado a alunos do 3.º ciclo e, que consiste no ensino de múltiplas estratégias cognitivas. O seu objetivo primordial é ajudar os jovens a superar uma das causas do insucesso escolar – as dificuldades de atenção e de concentração, através da promoção e desenvolvimento de estratégias cognitivas eficazes, com o intuito de aumentar a capacidade de adaptação da resposta, bem como pelo incentivo ao desenvolvimento de áreas como o autocontrolo verbal, a resolução de problemas, a discriminação visual, a atenção, a concentração e a reflexividade.

      «Concentração é um estado de espírito. É aprendizagem. É treino. É ser…»

MeditaKIDS – Meditação e Mindfulness

A Escola é um local privilegiado de crescimento e criatividade, por essa mesma razão, deverá ser flexível para enquadrar novas formas de pensar e de aprender. Educar é preparar as crianças para a vida, fornecendo-lhes conhecimentos, competências e habilidades, daí a meditação se apresentar como a ferramenta educacional para os alunos do sec. XXI.

 

A prática da Meditação tem sido amplamente estudada, bem como comprovados os seus inúmeros benefícios, para o bem-estar emocional, comportamental e social da criança. A Meditação aumenta a autoestima e a autoconfiança bem como o autocontrolo, fornece ferramentas que permitem à criança relaxar quando necessita, aumenta a concentração, desenvolve a inteligência emocional, estimula a assertividade e o respeito, a paz de espírito, tranquilidade e equilíbrio.

 

Sem dúvida que, os benefícios desta prática entre as crianças são inesgotáveis e extraordinariamente eficazes, por isso se justifica o seu uso cada vez mais recorrente nas escolas. A Meditação muda comportamentos, e o grande desafio perante crianças que não conseguem estar quietas é conseguir tranquilizá-las e acalmá-las.

 

O desenvolvimento gradual que ocorre com as aulas de meditação torna o caráter da criança mais sólido e ajuda por isso a que atinja mais facilmente os seus objetivos. Desta forma, estamos a educar crianças mais felizes, mais confiantes e mais disponíveis para criar e pesquisar outras atividades ou conhecimentos. Crianças que meditam encontram dentro de si a segurança e a firmeza para tomar as suas próprias decisões, tornando-se mais independentes dos adultos e mais sábias nas escolhas.

 

As crianças precisam de disciplina, mais que nunca, e de parâmetros para saber como viver neste mundo tão acelerado. Precisam saber quais as suas reais capacidades e saber fazer uso delas. Esta é a função de qualquer educador. A meditação pode contribuir para esta educação e funcionar ainda como uma excelente forma de autoconhecimento.

 

O projeto MeditaKIDS é a materialização de um sonho que denuncia o aprender a sentir e a intensidade de entrega. Nasceu do desejo de fornecer um tipo diferente de ferramenta educacional como resposta às inúmeras solicitações do colégio.

Processo de Orientação Escolar e Vocacional

A chegada ao 9º ano traz consigo uma tomada de decisão. No final do 9º ano os alunos confrontam-se com várias opções em termos de prosseguimento de estudos para o Ensino Secundário. E se é verdade que, para alguns esta decisão já está tomada há algum tempo, é também verdade que muitos alunos se sentem confusos e sem saber que decisão tomar. Embora não seja uma decisão determinante em termos de percurso profissional futuro, é importante que seja uma decisão que se enquadre nas competências e interesses do aluno para que o seu percurso escolar continue a decorrer de uma forma que facilite o seu desenvolvimento integral e saudável. É neste enquadramento que surge o Processo de Orientação Escolar e Vocacional do Colégio Vasco da Gama, um processo, de frequência opcional, pensado para os alunos do 9º ano, que visa o (auto)conhecimento e a reflexão por parte dos alunos, de forma a facilitar e apoiar a sua decisão, colocando-os num processo ativo de exploração e reflexão e não apenas como meros recetores de informação e resultados de testes.

 

O processo é desenvolvido pelo Gabinete de Psicologia do Colégio Vasco da Gama e é constituído por 7 sessões divididas da seguinte forma:

  • 4 sessões individuais
  • 2 sessões em grupo
  • 1 sessão em pequeno grupo

 

  • Sessões individuais – Exploração das expectativas do aluno em relação ao seu futuro (mais próximo e mais distante), das suas características e competências pessoais, dos resultados obtidos nos diferentes testes de orientação vocacional e das diferentes ofertas formativas e profissionais que melhor enquadram todos os aspetos analisados.
  • Sessões em grupo – Aplicação de testes de orientação vocacional
  • Sessão em pequeno grupo – Análise de diferentes aspetos relativos a profissões escolhidas pelos alunos que, após uma pesquisa ativa, partilham entre si o resultado da sua análise.

 

O processo contempla ainda um encontro para apresentação do Sistema Educativo Português, dirigido a todos os alunos e encarregados de educação do 9º ano do Colégio Vasco da Gama.

Notícias

A brincar, a brincar… falamos de coisas importantes!

Durante os meses de fevereiro e março, através do projeto IDEIA, as emoções continuaram a “passear” pelas salas do 1º ciclo. Partilhámos uns com os outros o que nos fazia sentir felizes, tristes, zangados, assustados e calmos, com a ajuda do “Monstro das cores” e da sua amiga, e arrumámos as emoções dentro dos frascos ...

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