Voa no CVG

No ano letivo 2020/2021 surge o projeto piloto “VOA no CVG”.
O projeto insere-se numa parceria realizada entre o Colégio Vasco da Gama e a VOA- Educação, com o objetivo de promover competências pessoais e sociais nos nossos alunos.
O “VOA no CVG” conta com a utilização da aplicação “VOA- Educação”, onde o corpo docente da turma tem a oportunidade de ir avaliando, no decorrer do ano, as competências socioemocionais da turma. No fim de cada período, baseado nas avaliações realizadas no decorrer do mesmo, a aplicação gera um relatório, que apresenta em que nível estão as competências socioemocionais de cada aluno. As competências avaliadas são: a autorregulação, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico. Com este relatório é possível agir nas áreas que apresentem níveis mais deficitários, de modo a promover o aumento dessas mesmas competências.
Aliado à monitorização realizada pelo corpo de docentes, o Gabinete de Psicologia, de forma quinzenal, realiza sessões em turma, com o propósito de promover e estimular as competências avaliadas. Estas sessões utilizam dinâmicas ativas e reflexivas, que promovem as competências em estudo e essenciais ao desenvolvimento integral dos alunos. De acordo com as avaliações realizadas pelo corpo de docentes, as sessões poderão ter alterações, de modo a que as mesmas respondam às lacunas identificadas pelos docentes.
- Processo de Orientação Escolar e Vocacional
A chegada ao 9º ano traz consigo uma tomada de decisão. No final do 9º ano os alunos confrontam-se com várias opções em termos de prosseguimento de estudos para o Ensino Secundário. E se é verdade que, para alguns, esta decisão já está tomada há algum tempo, é também verdade que muitos alunos se sentem confusos e sem saber que decisão tomar. Embora não seja uma decisão determinante em termos de percurso profissional futuro, é importante que seja uma decisão que se enquadre nas competências e interesses do aluno para que o seu percurso escolar continue a decorrer de uma forma que facilite o seu desenvolvimento integral e saudável. É neste enquadramento que surge o Processo de Orientação Escolar e Vocacional do Colégio Vasco da Gama, um processo, de frequência opcional, pensado para os alunos do 9º ano, que visa o (auto)conhecimento e a reflexão por parte dos alunos, de forma a facilitar e apoiar a sua decisão, colocando-os num processo ativo de exploração e reflexão e não apenas como meros recetores de informação e resultados de testes.
O processo é desenvolvido pelo Gabinete de Psicologia do Colégio Vasco da Gama e é constituído por 8 sessões divididas da seguinte forma:
- 4 sessões individuais
- 3 sessões em grupo
- 1 sessão em pequeno grupo
- Sessões individuais – Exploração das expectativas do aluno em relação ao seu futuro (mais próximo e mais distante), das suas características e competências pessoais, dos resultados obtidos nos diferentes testes de orientação vocacional e das diferentes ofertas formativas e profissionais que melhor enquadram todos os aspetos analisados.
- Sessões em grupo – Aplicação de testes de orientação vocacional
- Sessão em pequeno grupo – Análise de diferentes aspetos relativos a profissões escolhidas pelos alunos que, após uma pesquisa ativa, partilham entre si o resultado da sua análise.
O processo contempla ainda um encontro para apresentação do Sistema Educativo Português, dirigido a todos os alunos e encarregados de educação do 9º ano do Colégio Vasco da Gama.