Gabinete de Psicologia

Introdução

 

O Gabinete de Psicologia do Colégio Vasco da Gama tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral e bem-estar dos alunos do CVG. A sua atuação passa por um trabalho de prevenção e intervenção, com foco individual, grupal ou de forma indireta, através da articulação com professores e família.

 

A atuação do Gabinete de Psicologia pauta-se pela dinamização de programas de promoção de competências pessoais e sociais, pela orientação escolar e vocacional, pela observação e encaminhamento de alunos, pela promoção de atividades que contribuam para o bem-estar psicológico de toda a comunidade educativa, entre outras atividades que procurem responder aos desafios que vão surgindo.
No início de cada ano letivo o Gabinete de Psicologia reúne-se com a Direção, delineando os projetos que serão implementados para cada ano, de modo a responder às necessidades identificadas no ano anterior e de acordo com os objetivos estruturados para esse mesmo ano.

 

No decorrer do ano, com o surgimento de situações que exijam atuação, os Coordenadores de cada ciclo e os Professores sinalizam ao Gabinete de Psicologia alunos/turmas que necessitam da sua intervenção.
O Gabinete de Psicologia está organizado da seguinte forma:
– Alexandra Velez – 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário (alexandra.velez@colegiovascodagama.pt)
– Cátia Teixeira – 1º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário (catia.teixeira@colegiovascodagama.pt)
– Marta Garcia – Educação Pré-Escolar, 2º Ciclo e 3º Ciclo (marta.garcia@colegiovascodagama.pt)

Contato geral do Gabinete de Psicologia- psicologia@colegiovascodagama.pt

Projetos

Enquadrado no Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama o projeto “Cuidar+” surge, em 2019/2020, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, numa perspetiva do “cuidar”. No seu primeiro ano de implementação o projeto focou-se em promover nos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo um conjunto de ferramentas nas diferentes áreas do cuidar.

 

Com o passar do tempo este projeto tem-se adaptado às exigências e desafios que vão surgindo, tornando-se mais abrangente e focado em toda a comunidade educativa, procurando promover conhecimentos, estratégias e recursos que permitam:

  • Cuidar + do mundo, local e global onde habitamos, promovendo nos alunos (e nas suas famílias) a consciência do impacto que o seu comportamento tem na preservação do meio-ambiente, para que adotem comportamentos promotores de proteção da Natureza e de uma sociedade mais sustentável;
  • Cuidar + do outro, procurando, por um lado, desenvolver, junto dos alunos, sentimentos de solidariedade para com os mais velhos e para com os que têm maiores necessidades, mas também sentimentos de respeito, cuidado e amabilidade para com aqueles com quem se cruzam diariamente e que fazem parte da sua vida, e por outro lado, promover o desenvolvimento de competências e conhecimentos que permitam uma atuação mais cuidada junto do outro;
  • Cuidar + de si próprio, despertando para a importância de assumir comportamentos que promovam um maior cuidado com a própria saúde física e com a saúde mental.
    Participando num conjunto diverso de atividades ao longo do ano letivo, a comunidade educativa do Colégio Vasco da Gama irá CUIDAR+!

Somos Emoção – Metáforas Terapêuticas

Somos Emoção. É absolutamente inegável!

 

As estatísticas falam por si – 13% das pessoas fracassam por falta de Quociente de Inteligência e 87% fracassam por falta de Inteligência Emocional.

 

Atualmente, as crianças apresentam diferentes formas de estar, pensar e sentir, obrigando-nos também a encontrar novas formas de atuação na educação e na infância. Entregues a uma confusão de sentimentos contraditórios, as crianças necessitam cada vez mais de ajuda a (re)conhecer melhor os seus sentimentos, a nomeá-los e a fazer a distinção entre eles, nelas próprias e nos outros, assim aprendem a imaginar-se na perspetiva do outro, o que ajuda a desenvolver a sua consciência social. Quando envolvidas num ambiente que as convide a exprimir todas as suas emoções, incluídas as «negativas», as crianças podem ter cada vez mais domínio sobre os seus sentimentos e lidar com eles de forma tranquila e segura.

 

Trabalhar as emoções com as crianças pode também ser importante no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio-emocionais. Aprender a exprimir e a comunicar os sentimentos aos outros diminui a possibilidade de manifestar comportamentos menos adequados, numa situação emocionalmente complicada.

 

Com o projeto «Somos Emoção» pretendemos transmitir uma forma diferente de trabalhar as emoções com as crianças, ajudando-as a aproximarem-se do que se passa no seu interior, através de várias abordagens e técnicas de programação neurolinguística, que promovem positivamente o desenvolvimento pessoal da criança numa visão holística.

MeditaKIDS – Meditação e Mindfulness

A Escola é um local privilegiado de crescimento e criatividade, por essa mesma razão, deverá ser flexível para enquadrar novas formas de pensar e de aprender. Educar é preparar as crianças para a vida, fornecendo-lhes conhecimentos, competências e habilidades, daí a meditação se apresentar como a ferramenta educacional para os alunos do sec. XXI.

 

A prática da Meditação tem sido amplamente estudada, bem como comprovados os seus inúmeros benefícios, para o bem-estar emocional, comportamental e social da criança. A Meditação aumenta a autoestima e a autoconfiança bem como o autocontrolo, fornece ferramentas que permitem à criança relaxar quando necessita, aumenta a concentração, desenvolve a inteligência emocional, estimula a assertividade e o respeito, a paz de espírito, tranquilidade e equilíbrio.

 

Sem dúvida que, os benefícios desta prática entre as crianças são inesgotáveis e extraordinariamente eficazes, por isso se justifica o seu uso cada vez mais recorrente nas escolas. A Meditação muda comportamentos, e o grande desafio perante crianças que não conseguem estar quietas é conseguir tranquilizá-las e acalmá-las.

 

O desenvolvimento gradual que ocorre com as aulas de meditação torna o caráter da criança mais sólido e ajuda por isso a que atinja mais facilmente os seus objetivos. Desta forma, estamos a educar crianças mais felizes, mais confiantes e mais disponíveis para criar e pesquisar outras atividades ou conhecimentos. Crianças que meditam encontram dentro de si a segurança e a firmeza para tomar as suas próprias decisões, tornando-se mais independentes dos adultos e mais sábias nas escolhas.

 

As crianças precisam de disciplina, mais que nunca, e de parâmetros para saber como viver neste mundo tão acelerado. Precisam saber quais as suas reais capacidades e saber fazer uso delas. Esta é a função de qualquer educador. A meditação pode contribuir para esta educação e funcionar ainda como uma excelente forma de autoconhecimento.

 

O projeto MeditaKIDS é a materialização de um sonho que denuncia o aprender a sentir e a intensidade de entrega. Nasceu do desejo de fornecer um tipo diferente de ferramenta educacional como resposta às inúmeras solicitações do colégio.

Voa no CVG

 

No ano letivo 2020/2021 surge o projeto piloto “VOA no CVG”.

 

O projeto insere-se numa parceria realizada entre o Colégio Vasco da Gama e a VOA- Educação, com o objetivo de promover competências pessoais e sociais nos nossos alunos.

 

O “VOA no CVG” conta com a utilização da aplicação “VOA- Educação”, onde o corpo docente da turma tem a oportunidade de ir avaliando, no decorrer do ano, as competências socioemocionais da turma. No fim de cada período, baseado nas avaliações realizadas no decorrer do mesmo, a aplicação gera um relatório, que apresenta em que nível estão as competências socioemocionais de cada aluno. As competências avaliadas são: a autorregulação, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico. Com este relatório é possível agir nas áreas que apresentem níveis mais deficitários, de modo a promover o aumento dessas mesmas competências.

 

Aliado à monitorização realizada pelo corpo de docentes, o Gabinete de Psicologia, de forma quinzenal, realiza sessões em turma, com o propósito de promover e estimular as competências avaliadas. Estas sessões utilizam dinâmicas ativas e reflexivas, que promovem as competências em estudo e essenciais ao desenvolvimento integral dos alunos. De acordo com as avaliações realizadas pelo corpo de docentes, as sessões poderão ter alterações, de modo a que as mesmas respondam às lacunas identificadas pelos docentes.

 

  • Processo de Orientação Escolar e Vocacional

 

A chegada ao 9º ano traz consigo uma tomada de decisão. No final do 9º ano os alunos confrontam-se com várias opções em termos de prosseguimento de estudos para o Ensino Secundário. E se é verdade que, para alguns, esta decisão já está tomada há algum tempo, é também verdade que muitos alunos se sentem confusos e sem saber que decisão tomar. Embora não seja uma decisão determinante em termos de percurso profissional futuro, é importante que seja uma decisão que se enquadre nas competências e interesses do aluno para que o seu percurso escolar continue a decorrer de uma forma que facilite o seu desenvolvimento integral e saudável. É neste enquadramento que surge o Processo de Orientação Escolar e Vocacional do Colégio Vasco da Gama, um processo, de frequência opcional, pensado para os alunos do 9º ano, que visa o (auto)conhecimento e a reflexão por parte dos alunos, de forma a facilitar e apoiar a sua decisão, colocando-os num processo ativo de exploração e reflexão e não apenas como meros recetores de informação e resultados de testes.

 

O processo é desenvolvido pelo Gabinete de Psicologia do Colégio Vasco da Gama e é constituído por 8 sessões divididas da seguinte forma:

  • 4 sessões individuais
  • 3 sessões em grupo
  • 1 sessão em pequeno grupo
  • Sessões individuais – Exploração das expectativas do aluno em relação ao seu futuro (mais próximo e mais distante), das suas características e competências pessoais, dos resultados obtidos nos diferentes testes de orientação vocacional e das diferentes ofertas formativas e profissionais que melhor enquadram todos os aspetos analisados.
  • Sessões em grupo – Aplicação de testes de orientação vocacional
  • Sessão em pequeno grupo – Análise de diferentes aspetos relativos a profissões escolhidas pelos alunos que, após uma pesquisa ativa, partilham entre si o resultado da sua análise.

 

O processo contempla ainda um encontro para apresentação do Sistema Educativo Português, dirigido a todos os alunos e encarregados de educação do 9º ano do Colégio Vasco da Gama.

Notícias

A brincar, a brincar… falamos de coisas importantes!

Durante os meses de fevereiro e março, através do projeto IDEIA, as emoções continuaram a “passear” pelas salas do 1º ciclo. Partilhámos uns com os outros o que nos fazia sentir felizes, tristes, zangados, assustados e calmos, com a ajuda do “Monstro das cores” e da sua amiga, e arrumámos as emoções dentro dos frascos ...

Read More

Recursos