Especificidades

O ensino secundário no Colégio carateriza-se e diferencia-se, não só ao nível dos princípios e dos valores que o orientam, mas também por um conjunto de especificidades concretas que o tornam único. De entre estas, destacamos (clique na imagem):

Apoio complementar nas diversas disciplinas

Para além dos apoios marcados, desde o início do ano letivo nos horários dos alunos, são calendarizados apoios extra noutras disciplinas sempre que os alunos manifestem necessidade. Estes apoios são dados a nível individual ou em pequenos grupos, pelos professores das respetivas disciplinas, para alunos que manifestem maiores dificuldades, sintam necessidade de uma progressão mais rápida, ou precisem de consolidar conhecimentos.

Apoio complementar nas diversas disciplinas

Preparação para exames com horário próprio

Após o final das aulas e até ao início dos exames nacionais, os alunos frequentam aulas de preparação nas disciplinas de exame. Nestas aulas os alunos podem esclarecer todas as suas dúvidas com o professor da disciplina. Este horário ocupa apenas as manhãs, para que os alunos possam trabalhar, autonomamente, durante as tardes.

Comunicação online professor-aluno

A comunicação “online” é permanente entre professor e aluno sendo para este um veículo de aprendizagem e de esclarecimento de dúvidas. É através de uma plataforma online que os alunos recebem, atempadamente as matrizes relativas aos momentos formais de avaliação, os materiais digitais das respetivas disciplinas, ou, simplesmente, informações dadas pelos professores ou Diretor de Turma. Esta plataforma de comunicação permite que, em cada momento, o aluno possa participar nas aulas, com a sua turma “online”, mesmo que, por motivo de saúde não o possa fazer presencialmente.

Plataforma de informação aos pais

A plataforma permite, além da comunicação entre Encarregados de Educação e professores, ter informação relativamente a sumários, faltas, classificações dos alunos ou outras informações prestadas pelo Diretor de Turma.

Reforço e individualização

O nosso modelo pedagógico privilegia estratégias de reforço e de individualização. Assim, a carga curricular oficial é reforçada nas disciplinas com exame nacional no sentido de proporcionar aos alunos uma melhor e mais adequada preparação académica. Apostamos num ensino personalizado com equipas pedagógicas sólidas que acompanham o aluno de forma permanente ao longo de todo o ciclo (ensino secundário).

Nos anos de exame (11º e 12ºanos) todas as disciplinas específicas têm reforço semanal.

Relação professor-aluno

Um dos eixos fundamentais em que assenta o ensino secundário é a relação de proximidade e respeito que existe entre alunos e professores. Essa relação permite e fomenta um clima de confiança e motivação, facilitadoras da aprendizagem.

Ensino personalizado

O aluno do ensino secundário é acompanhado de forma permanente, ao longo de todo o ciclo, por equipas pedagógicas sólidas e estáveis. Estas equipas permitem uma tranquilidade profissional, uma dedicação e identificação com este projeto que é, em grande parte, a garantia do seu sucesso. A permanente disponibilidade para os alunos destas equipas, aliada à dimensão reduzida das turmas, torna possível um ensino mais personalizado e eficaz.

Rigor na avaliação, com critérios bem definidos e partilhados pelos alunos

A avaliação incide não só sobre os conhecimentos dos alunos, mas também sobre as competências e capacidades que desenvolvem, as atitudes e os valores que demonstram e a participação nas atividades realizadas em contexto curricular.

A avaliação permite a recolha de informação com vista, não só a ajustar medidas estratégicas e pedagógicas, como a orientar o percurso dos alunos, como, também, a certificar as aprendizagens conseguidas. A avaliação contempla momentos formais e informais.

Os momentos formais de avaliação são organizados de acordo com o calendário dos alunos para lhes permitir uma melhor e atempada gestão do seu tempo.

Sendo a avaliação um processo partilhado pelos professores, através da organização do ensino e da aprendizagem, e dos alunos, através da autoavaliação, deverá basear-se em critérios claros e bem definidos, conhecidos previamente por todos os intervenientes.

Enriquecimento Curricular

Valorizamos o ensino experimental das Ciências (trabalho laboratorial), os princípios e valores sociais e humanos (incentivo à participação em projetos de cariz solidário e de voluntariado), os projetos que visem a aproximação à realidade e à vida (visitas/viagens de estudo, projetos e atividades várias…).

Instalações

Orgulhamo-nos de proporcionar aos nossos alunos boas e funcionais instalações. Quer ao nível das salas de aula, laboratórios, ginásios, salas e informática, quer ao nível das salas de convívio dos alunos, sendo estas bastante confortáveis e atraentes. Dentro das próprias salas de aula os alunos podem usufruir de cacifos fechados e individuais e de sistemas de aquecimento.