1º Ciclo

Os nossos alunos aprendem a ler e a escrever de modo atrativo e interessante.

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR – 1º CICLO

 

Componentes do currículo
 

Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):

 

Português

Matemática

Estudo do Meio

Expressões:

Artísticas

Físico-motoras

Áreas não disciplinares (b): Área de projeto

Estudo Acompanhado

Educação para a cidadania

Total: 25 horas (a)

Disciplina de oferta de escola Educação Moral e Religiosa

Total: 1 hora

Total: 26 horas

Atividades de enriquecimento curricular (c)

 

a) Do total das horas letivas previstas, no mínimo: i) 7 horas letivas de trabalho semanal para o Português ii) 7

horas letivas de trabalho semanal para a Matemática.

b) Estas áreas devem ser desenvolvidas em articulação entre si e com as áreas disciplinares, incluindo uma

componente de trabalho dos alunos com as tecnologias de informação e da comunicação, e constar

explicitamente no plano de turma.

c) Atividades de carácter facultativo incluindo uma possível iniciação a uma língua estrangeira.

 

 

No colégio utilizamos um método único, eficaz, apelativo e próprio na aprendizagem da Leitura e da Escrita  – O Método Fonovisual. Há mais de 50 anos que é comprovadamente o método mais eficiente na promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita!

Através de histórias e de imagens, o aluno começa a entender o poder dos sons, das palavras e das frases.

É com alegria e entusiasmo que começa a dar os primeiros passos na leitura, utilizando cartilhas, manuais e cadernos elaborados especificamente pelo nosso colégio, indo ao encontro da idade do aluno.

Os nossos projetos fomentam o gosto pela escrita e pela leitura ao longo dos anos.

Quem lê desde pequeno irá querer ler toda a vida!

 

 

Com a utilização de materiais próprios como os  Cubos –  Barras de Cor, o Calculador Multibásico, assim como de outros materiais,  o aluno, logo no primeiro ano, aprende a fazer operações em Diferentes Bases e respetivas provas, Tábuas da Multiplicação, Frações, Expressões Numéricas, Fatores-Divisores,Quadrados Perfeitos, Raízes Quadradas… desenvolvendo assim o seu cálculo mental desde muito cedo!

Os Programas Próprios da Matemática marcam a diferença neste ensino de Excelência !

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

 

 

1º Ciclo

 

 

 

No Colégio Vasco da Gama todos os ciclos seguem o desenho curricular nacional, garantindo a certificação do ensino segundo os quadros nacionais de referência. Para além do plano nacional de estudo, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, para enriquecimento pessoal e educativo.

 

 

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

Notícias do 1º Ciclo

Alunos do 3ºA no papel de elementos da “Proteção Civil”!

No âmbito do “Projeto Cuidar + Segurança”, os alunos do 3ºA foram formadores para o exercício nacional “A TERRA TREME” realizado hoje, dia 5 de novembro, pelas 11h05. Durante o dia 4 de novembro, equipas de dois alunos dirigiram-se a todas as turmas do 1º Ciclo e Pré, com o objetivo de informar e convidar ...

Read More

Professor Quim Pereira

É com profundo pesar que vemos partir uma referência do nosso Colégio, faleceu o nosso querido Professor Quim Pereira, que tanto deu ao Colégio Vasco da Gama, na entrega da vida à formação de tantos jovens, que o estimavam e a quem marcou para sempre. Em 2019, foi agraciado com a Ordem de Mérito – Comendador pelo ...

Read More

Feira do Livro – Britânica

Com vista a desenvolver hábitos de leitura em língua inglesa, ao longo desta semana, os nossos alunos tiveram oportunidade de visitar a Feira do Livro da Livraria Britânica.

Read More

Bolsa de Estudo Dr. João António Nabais

  A Direção do Colégio Vasco da Gama torna público que se irá proceder à abertura do período de entrega das candidaturas à “Bolsa de Estudo Dr. João António Nabais”, em homenagem ao ilustre pedagogo e fundador desta Instituição, que ao longo dos últimos 60 anos se tem dedicado à formação integral de crianças e ...

Read More