1º Ciclo

Os nossos alunos aprendem a ler e a escrever de modo atrativo e interessante.

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR – 1º CICLO

 

Componentes do currículo
 

Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):

 

Português

Matemática

Estudo do Meio

Expressões:

Artísticas

Físico-motoras

Áreas não disciplinares (b): Área de projeto

Estudo Acompanhado

Educação para a cidadania

Total: 25 horas (a)

Disciplina de oferta de escola Educação Moral e Religiosa

Total: 1 hora

Total: 26 horas

Atividades de enriquecimento curricular (c)

 

a) Do total das horas letivas previstas, no mínimo: i) 7 horas letivas de trabalho semanal para o Português ii) 7

horas letivas de trabalho semanal para a Matemática.

b) Estas áreas devem ser desenvolvidas em articulação entre si e com as áreas disciplinares, incluindo uma

componente de trabalho dos alunos com as tecnologias de informação e da comunicação, e constar

explicitamente no plano de turma.

c) Atividades de carácter facultativo incluindo uma possível iniciação a uma língua estrangeira.

 

 

No colégio utilizamos um método único, eficaz, apelativo e próprio na aprendizagem da Leitura e da Escrita  – O Método Fonovisual. Há mais de 50 anos que é comprovadamente o método mais eficiente na promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita!

Através de histórias e de imagens, o aluno começa a entender o poder dos sons, das palavras e das frases.

É com alegria e entusiasmo que começa a dar os primeiros passos na leitura, utilizando cartilhas, manuais e cadernos elaborados especificamente pelo nosso colégio, indo ao encontro da idade do aluno.

Os nossos projetos fomentam o gosto pela escrita e pela leitura ao longo dos anos.

Quem lê desde pequeno irá querer ler toda a vida!

 

 

Com a utilização de materiais próprios como os  Cubos –  Barras de Cor, o Calculador Multibásico, assim como de outros materiais,  o aluno, logo no primeiro ano, aprende a fazer operações em Diferentes Bases e respetivas provas, Tábuas da Multiplicação, Frações, Expressões Numéricas, Fatores-Divisores,Quadrados Perfeitos, Raízes Quadradas… desenvolvendo assim o seu cálculo mental desde muito cedo!

Os Programas Próprios da Matemática marcam a diferença neste ensino de Excelência !

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

 

 

1º Ciclo

 

 

 

No Colégio Vasco da Gama todos os ciclos seguem o desenho curricular nacional, garantindo a certificação do ensino segundo os quadros nacionais de referência. Para além do plano nacional de estudo, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, para enriquecimento pessoal e educativo.

 

 

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

Notícias do 1º Ciclo

Valentine’s Day

Os alunos do 1.º Ciclo partilharam, em desenhos e palavras, não só a sua definição de amor, mas também tudo o que enche o seu coração! Love is… all there is!   

Read More

Corta-Mato Regional

No passado dia 4 de fevereiro de 2020, nas instalações da Academia da Força Aérea na Granja do Marquês, em Sintra, realizou-se o Corta-Mato Regional (coordenação local Sintra, Amadora, Cascais e Oeiras) e Apuramento para o Corta-Mato Nacional de Desporto Escolar. O Colégio Vasco da Gama participou com 35 alunos, selecionados no Corta Mato Escolar ...

Read More

É pelos sonhos que vamos…

Ontem recebemos no CVG a visita da boneca Elisa, que é a personagem principal da história de um livro intitulado “É pelos sonhos que vamos”. Esta história foi-nos contada pela Fátima e pela Marta da Associação Capulana. Elisa conseguiu concretizar o seu sonho e tornar-se médica, e uma vez por mês volta à sua aldeia ...

Read More

Escola de Música no CVG

Os alunos do 1º e 2º Ciclos participaram em aulas abertas da escola de Música do Colégio Vasco Da Gama, nas vertentes de piano, violino, bateria e canto. Momentos mágicos que mostraram que a música tem o poder de encantar as crianças, mas também, os adultos.  

Read More