Os nossos alunos aprendem a ler e a escrever de modo atrativo e interessante.
MATRIZ CURRICULAR – 1º CICLO
Componentes do currículo | |
Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):
|
Português
Matemática Estudo do Meio Expressões: Artísticas Físico-motoras |
Áreas não disciplinares (b): | Área de projeto
Estudo Acompanhado Educação para a cidadania |
Total: 25 horas (a) |
|
Disciplina de oferta de escola | Educação Moral e Religiosa |
Total: 1 hora |
|
Total: 26 horas |
|
Atividades de enriquecimento curricular (c) |
a) Do total das horas letivas previstas, no mínimo: i) 7 horas letivas de trabalho semanal para o Português ii) 7
horas letivas de trabalho semanal para a Matemática.
b) Estas áreas devem ser desenvolvidas em articulação entre si e com as áreas disciplinares, incluindo uma
componente de trabalho dos alunos com as tecnologias de informação e da comunicação, e constar
explicitamente no plano de turma.
c) Atividades de carácter facultativo incluindo uma possível iniciação a uma língua estrangeira.
No colégio utilizamos um método único, eficaz, apelativo e próprio na aprendizagem da Leitura e da Escrita – O Método Fonovisual. Há mais de 50 anos que é comprovadamente o método mais eficiente na promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita!
Através de histórias e de imagens, o aluno começa a entender o poder dos sons, das palavras e das frases.
É com alegria e entusiasmo que começa a dar os primeiros passos na leitura, utilizando cartilhas, manuais e cadernos elaborados especificamente pelo nosso colégio, indo ao encontro da idade do aluno.
Os nossos projetos fomentam o gosto pela escrita e pela leitura ao longo dos anos.
Quem lê desde pequeno irá querer ler toda a vida!
Com a utilização de materiais próprios como os Cubos – Barras de Cor, o Calculador Multibásico, assim como de outros materiais, o aluno, logo no primeiro ano, aprende a fazer operações em Diferentes Bases e respetivas provas, Tábuas da Multiplicação, Frações, Expressões Numéricas, Fatores-Divisores,Quadrados Perfeitos, Raízes Quadradas… desenvolvendo assim o seu cálculo mental desde muito cedo!
Os Programas Próprios da Matemática marcam a diferença neste ensino de Excelência !
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)