1º Ciclo

Os nossos alunos aprendem a ler e a escrever de modo atrativo e interessante.

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR – 1º CICLO

 

Componentes do currículo
 

Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):

 

Português

Matemática

Estudo do Meio

Expressões:

Artísticas

Físico-motoras

Áreas não disciplinares (b): Área de projeto

Estudo Acompanhado

Educação para a cidadania

Total: 25 horas (a)

Disciplina de oferta de escola Educação Moral e Religiosa

Total: 1 hora

Total: 26 horas

Atividades de enriquecimento curricular (c)

 

a) Do total das horas letivas previstas, no mínimo: i) 7 horas letivas de trabalho semanal para o Português ii) 7

horas letivas de trabalho semanal para a Matemática.

b) Estas áreas devem ser desenvolvidas em articulação entre si e com as áreas disciplinares, incluindo uma

componente de trabalho dos alunos com as tecnologias de informação e da comunicação, e constar

explicitamente no plano de turma.

c) Atividades de carácter facultativo incluindo uma possível iniciação a uma língua estrangeira.

 

 

No colégio utilizamos um método único, eficaz, apelativo e próprio na aprendizagem da Leitura e da Escrita  – O Método Fonovisual. Há mais de 50 anos que é comprovadamente o método mais eficiente na promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita!

Através de histórias e de imagens, o aluno começa a entender o poder dos sons, das palavras e das frases.

É com alegria e entusiasmo que começa a dar os primeiros passos na leitura, utilizando cartilhas, manuais e cadernos elaborados especificamente pelo nosso colégio, indo ao encontro da idade do aluno.

Os nossos projetos fomentam o gosto pela escrita e pela leitura ao longo dos anos.

Quem lê desde pequeno irá querer ler toda a vida!

 

 

Com a utilização de materiais próprios como os  Cubos –  Barras de Cor, o Calculador Multibásico, assim como de outros materiais,  o aluno, logo no primeiro ano, aprende a fazer operações em Diferentes Bases e respetivas provas, Tábuas da Multiplicação, Frações, Expressões Numéricas, Fatores-Divisores,Quadrados Perfeitos, Raízes Quadradas… desenvolvendo assim o seu cálculo mental desde muito cedo!

Os Programas Próprios da Matemática marcam a diferença neste ensino de Excelência !

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

 

 

1º Ciclo

 

 

 

No Colégio Vasco da Gama todos os ciclos seguem o desenho curricular nacional, garantindo a certificação do ensino segundo os quadros nacionais de referência. Para além do plano nacional de estudo, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, para enriquecimento pessoal e educativo.

 

 

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)

Notícias do 1º Ciclo

Inscrições Abertas 20/21

A Direção do Colégio Vasco da Gama cumprimenta e tem o prazer de informar que estão abertas as inscrições para novos alunos: Educação Pré-Escolar (a partir dos 3 anos), Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) e Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos). Caso esteja interessado, deverá dirigir-se à Secretaria do Colégio. Se preferir, ...

Read More

Desafios Cuidar + – 1º período

Esta semana foi o momento de receber estrelas! Depois de um período letivo cheio de desafios, os alunos do 1º ciclo estão de parabéns.  Com pequenos gestos foram Cuidando+ do mundo, dos outros e deles próprios. No próximo período novos desafios surgirão.

Read More

Aniversário da Morte do Dr. Nabais

Assinalamos hoje o 29º aniversário da morte do Dr. João António Nabais, fundador e primeiro diretor do Colégio Vasco da Gama. Nau

Read More

Apoio ao Ensino Particular e Cooperativo – Contratos Simples

Exmo. Senhor Encarregado de Educação, Encontram-se abertas as candidaturas ao Apoio Financeiro ao Ensino Particular e Cooperativo/Contratos Simples para o ano letivo 2019/2020 – (1º, 2º e 3º Ciclos). Deverá consultar a informação sobre as condições da candidatura emanadas da Direção-Geral da Administração Escolar na nossa Circular nº 15-19/20, preencher e autenticar na Junta de ...

Read More