Sobre nós

O 2.º Ciclo do Ensino Básico compreende o 5.º e 6.ºanos de escolaridade, abrangendo a faixa etária entre os 10 e os 12 anos. Assinala a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Esta transição de ciclo coincide, também, com uma fase crítica do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas vertentes: físico, emocional, cognitivo, moral, entre outras, pelo que uma das nossas preocupações é proporcionar-lhes uma transição segura, natural e integradora.

 

 

 

Prática Pedagógica

 

 

 

 

O currículo do 2º ciclo é norteado por um objetivo estruturante, transversal a toda a nossa escola: o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Para além do saber, preocupamo-nos também com o saber ser, o saber estar e o saber fazer. Só assim conseguiremos formar cidadãos conscientes, livres, críticos e autónomos, de que fala o Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama.

 

A promoção da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível, no reforço curricular, no caráter formativo da avaliação e na Flexibilidade Curricular, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelem mais adequados para que todos os alunos alcancem e adquiram os conhecimentos, competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

 

 

 

Áreas Curriculares Disciplinares

 

 

 

 

Ciente de que o ensino e a certificação do nível de proficiência em Inglês são de grande importância para a vida académica dos nossos alunos, o Colégio Vasco da Gama estabeleceu parceria com o Cambridge University Press e com o Cambridge English Exame Center, através da qual os alunos podem ser preparados e certificados nesta língua, permitindo-lhes estudar em qualquer Universidade Europeia. No 2.º ciclo a disciplina de Inglês é reforçada por um tempo letivo suplementar no 5.º ano e outro no 6.º ano, em relação à matriz curricular base estabelecida pelo Ministério da Educação.

 

 

 

 

Áreas Curriculares Não Disciplinares

 

 

 

 

Apoio ao Estudo

 

Esta área promove, principalmente, a aquisição de métodos de estudo, o desenvolvimento de capacidade de análise e síntese, sentido crítico, hábitos de organização e autonomia, de modo a tornarem-se alunos mais responsáveis e participativos no processo da sua aprendizagem.

 

 

Complemento à Educação Artística

Componente que possibilita a frequência de outros domínios da área artística, ao longo do ciclo.  Esta área é organizada em dois tempos semanais e tem como objetivo o desenvolvimento das áreas da representação, música, dança e outras relacionadas com a vertente artística.

 

 Apoio Pedagógico

Aos alunos que necessitem que um reforço curricular nas disciplinas de português e/ou matemática é facultado um acompanhamento mais personalizado.  É neste contexto que surge o apoio pedagógico de português e matemática, a pequenos grupos de alunos indicados pelo professor da disciplina.

 

 

 

 

Outras Ofertas Educativas

 

 

 

Estudo pós-letivo

O estudo pós letivo realizar-se-á de 2.ª a 6.ª feira e é de carácter facultativo. É um momento que privilegia o estudo individual, em que os alunos são acompanhados por um professor que monitoriza as tarefas desenvolvidas.

 

 

 

Outras Informações

 

 

 

Provas de Aferição 

No ano letivo 2021/2022 os alunos do 5.º ano realizam provas de aferição de Educação Visual e Educação Tecnológica (53) e de Matemática e Ciências naturais (58).

Calendário das Provas de Aferição 2021/2022 – 5.º ano

Notícias do 2º Ciclo

Exames – Cambridge

Hoje é dia de Exames Cambridge para os alunos do Colégio. Temos várias salas destinadas à realização dos diferentes níveis desde o Starters ao Preliminary. Boa sorte a todos os alunos!

Read More

Viver a cultura – 2º ciclo

  O projeto “Viver a cultura” é vivido com intensidade pelos alunos do 2.º Ciclo. Foram desenvolvidas atividades culturais, lúdicas e desportivas que muito lhes agradaram: concurso de soletração, passagem de modelos de fatos confecionados com materiais reciclados, jogos tradicionais, gincana de natação e jogos coletivos.  

Read More

Dia do PI

Para assinalar o dia do  PI, os alunos do 6.º ano deram largas à imaginação e apresentaram trabalhos criativos e apetitosos.  

Read More

Castelos de Portugal

Os alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, desenharam um Castelo de Portugal, à sua escolha. Temos artistas!  

Read More