O 2.º Ciclo do Ensino Básico compreende o 5.º e 6.ºanos de escolaridade, abrangendo a faixa etária entre os 10 e os 12 anos. Assinala a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.
Esta transição de ciclo coincide, também, com uma fase crítica do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas vertentes: físico, emocional, cognitivo, moral, entre outras, pelo que uma das nossas preocupações é proporcionar-lhes uma transição segura, natural e integradora.
Prática Pedagógica
O currículo do 2º ciclo é norteado por um objetivo estruturante, transversal a toda a nossa escola: o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Para além do saber, preocupamo-nos também com o saber ser, o saber estar e o saber fazer. Só assim conseguiremos formar cidadãos conscientes, livres, críticos e autónomos, de que fala o Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama.
A promoção da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível, no reforço curricular, no caráter formativo da avaliação e na Flexibilidade Curricular, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelem mais adequados para que todos os alunos alcancem e adquiram os conhecimentos, competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Áreas Curriculares Disciplinares
Ciente de que o ensino e a certificação do nível de proficiência em Inglês são de grande importância para a vida académica dos nossos alunos, o Colégio Vasco da Gama estabeleceu parceria com o Cambridge University Press e com o Cambridge English Exame Center, através da qual os alunos podem ser preparados e certificados nesta língua, permitindo-lhes estudar em qualquer Universidade Europeia. No 2.º ciclo a disciplina de Inglês é reforçada por um tempo letivo suplementar no 5.º ano e outro no 6.º ano, em relação à matriz curricular base estabelecida pelo Ministério da Educação.
Áreas Curriculares Não Disciplinares
Apoio ao Estudo
Esta área promove, principalmente, a aquisição de métodos de estudo, o desenvolvimento de capacidade de análise e síntese, sentido crítico, hábitos de organização e autonomia, de modo a tornarem-se alunos mais responsáveis e participativos no processo da sua aprendizagem.
Complemento à Educação Artística
Componente que possibilita a frequência de outros domínios da área artística, ao longo do ciclo. Esta área é organizada em dois tempos semanais e tem como objetivo o desenvolvimento das áreas da representação, música, dança e outras relacionadas com a vertente artística.
Apoio Pedagógico
Aos alunos que necessitem que um reforço curricular nas disciplinas de português e/ou matemática é facultado um acompanhamento mais personalizado. É neste contexto que surge o apoio pedagógico de português e matemática, a pequenos grupos de alunos indicados pelo professor da disciplina.
Outras Ofertas Educativas
Estudo pós-letivo
O estudo pós letivo realizar-se-á de 2.ª a 6.ª feira e é de carácter facultativo. É um momento que privilegia o estudo individual, em que os alunos são acompanhados por um professor que monitoriza as tarefas desenvolvidas.
Outras Informações
Provas de Aferição
No ano letivo 2020/2021 os alunos do 5.º ano realizam provas de aferição de Português /55) e de Inglês (51).
Calendário das Provas de Aferição 2020/2021 – 5.º ano
