Oferta formativa

Plano Curricular do Ensino Secundário

Sendo a mais recente oferta educativa do Colégio ao nível da implementação de um ciclo, procura corresponder às diferentes saídas de formação superior que, de uma forma geral, são mais procuradas pelos nossos alunos. Nos poucos anos da sua existência tem tido uma procura educativa
crescente que não tem tanto a ver com a diversidade da oferta de cursos, mas muito mais com a qualificação progressiva dessa oferta educativa.

Cursos Científico-Humanísticos

A disciplina de MAC é lecionada, ao 10.º ano, em um bloco semanal de 100 minutos. Este projeto de enriquecimento curricular, que inclui a componente de Cidadania e Desenvolvimento é constituído por três vertentes: vertente curricular, vertente orientada para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e uma vertente desportiva;

A componente de Cidadania e Desenvolvimento, no 11.º e 12.º ano, é dada por todos os professores, de forma transversal;

• A disciplina de EMR é optativa no Ensino Secundário;

Para além dos apoios marcados, desde o início do ano letivo nos horários dos alunos, são calendarizados apoios extra noutras disciplinas sempre que os alunos manifestem necessidade. Estes apoios são dados a nível individual ou em pequenos grupos, pelos professores das respetivas disciplinas;

Português Língua Não Materna – Os alunos de PLNM dos níveis de iniciação e intermédio deverão usufruir de estratégias adequadas ao seu nível de proficiência linguística com base na elaboração de um plano de acompanhamento pedagógico, visando o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades no âmbito do português, enquanto objeto de estudo e como língua de escolarização.

Notas:

– Reforço semanal nas disciplinas de Exame – O nosso modelo pedagógico privilegia estratégias de reforço e de individualização. Assim, a carga curricular oficial é reforçada nas disciplinas com exame nacional no sentido de proporcionar aos alunos uma melhor e mais adequada preparação académica. Apostamos num ensino personalizado com equipas pedagógicas sólidas que acompanham o aluno de forma permanente ao longo de todo o Ciclo (Ensino Secundário). Nos anos de exame (11º e 12ºanos) todas as disciplinas específicas têm reforço semanal, no mínimo, de um tempo letivo semanal.

– Preparação para exame Nacional – Após o final das aulas e até ao início dos exames nacionais, os alunos frequentam aulas de preparação nas disciplinas de exame. Nestas aulas, os alunos podem trabalhar individualmente e esclarecer todas as suas dúvidas com o professor da disciplina. Este horário ocupa apenas as manhãs, para que os alunos possam trabalhar, autonomamente, durante as tardes.

– Tutorias – A tutoria tem como objetivos promover a autonomia/iniciativa dos alunos, melhorar o comportamento na sala de aula e melhorar os resultados escolares. De acordo com o perfil do aluno, é traçado um plano de acompanhamento personalizado, desenhado pelo tutor, tendo em conta:

• O plano semanal de “estudo acompanhado”;
  • O acompanhamento presencial, pelo tutor, do aluno com problemas de integração ou problemas disciplinares;
  • O diálogo permanente com o encarregado de educação e os professores do conselho de turma.

– Parceria com o Cambridge – A disciplina de Inglês no Ensino Secundário é lecionada através do currículo internacional do Cambridge.

Outros Projetos em desenvolvimento:

Voluntariado – O Grupo de voluntariado do Ensino Secundário, constituído atualmente por cerca de 50 alunos. São realizadas e dinamizadas diversas atividades ao longo do ano, que resultam em parcerias com entidades, como a Cruz Vermelha, o Banco Alimentar, a Make a Wish, a recolha de roupas e brinquedos para instituições com maiores necessidades, a recolha de alimentos para o Canil de Sintra ou o apadrinhamento de uma criança do Quénia, em parceria com a Associação Hodi;

Grande Viagem de Estudo – Para além de se incentivarem as visitas de estudo a empresas e a outras instituições, anualmente é feita uma viagem de estudo a uma zona do país durante três ou quatro dias. O programa é constituído por várias atividades tais como visitas a empresas, a parques de ciência, trabalhos numa universidade específica e, alguns momentos de convívio entre alunos e professores. O objetivo destas viagens é estabelecer um maior contacto com a realidade do mundo académico, do trabalho e da investigação, de acordo com os interesses dos alunos;

10º Bynight – Este é um projeto desenvolvido no final do ano, sendo o 10º ano responsável por organizar, em equipa, uma atividade interativa direcionada para as famílias, onde mostrem o que vão aprendendo ao longo do ano. Ocorre no último dia de aulas, simultaneamente em vários locais do colégio e funciona de modo interativo.

Futura-te – este evento visa dar a conhecer aos alunos do Ensino Secundário a oferta formativa de várias universidades do país. Consiste numa mini-futurália, nas instalações do colégio, com representação de várias instituições de ensino superior.

Estas iniciativas, para além de alcançarem objetivos específicos relacionados com o alargamento de saberes e a partilha de conteúdos formativos, permitem que o clima de relações entre professor e aluno se fortaleça de forma muito positiva e que as interações entre eles se produzam a outros níveis e em registos diferentes dos habituais.