Em Projeto

Projeto Cuidar+

 

Enquadrado no Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama, o Projeto Cuidar+ surge com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, numa perspetiva do “cuidar”. Cuidar do mundo, local e global onde habitamos, promovendo nos alunos a consciência do impacto que o seu comportamento tem na preservação do meio-ambiente, para que adotem comportamentos promotores de proteção na Natureza e de uma sociedade mais sustentável.

Cuidar do outro, desenvolvendo sentimentos de solidariedade para com os mais velhos e para com os que têm maiores necessidades, mas também sentimentos de respeito, cuidado e amabilidade para com aqueles com quem se cruzam diariamente e que fazem parte da sua vida.

Cuidar de si próprio, despertando para a importância de assumir comportamentos de um maior cuidado com o próprio corpo, de ter uma alimentação saudável e também de uma melhor autoaceitação.

Participando num conjunto diverso de atividades ao longo do ano letivo, os alunos da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo, em conjunto com o Gabinete de Psicologia, irão CUIDAR+!

Projeto Somos Emoção – 2º Ciclo

 

Porquê um Projeto sobre Emoções?

Somos Emoção. É absolutamente inegável! As estatísticas falam por si – 13% das pessoas fracassam por falta de Quociente de Inteligência e 87% fracassam por falta de Inteligência Emocional.

Atualmente, as crianças apresentam diferentes formas de estar, pensar e sentir, obrigando-nos também a encontrar novas formas de atuação na educação e infância.

Entregues a uma confusão de sentimentos contraditórios, as crianças necessitam cada vez mais de ajuda a (re)conhecer melhor os seus sentimentos, a nomeá-los e a fazer a distinção entre eles, nelas próprias e nos outros, assim aprendem a imaginar-se na perspetiva do outro, o que ajuda a desenvolver a sua consciência social.
Quando envolvidas num ambiente que as convide a exprimir todas as suas emoções, incluídas as «negativas», as crianças podem ter cada vez mais domínio sobre os seus sentimentos e lidar com eles de forma tranquila e segura.

Trabalhar as emoções com as crianças pode também ser importante no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas socio-emocionais. Aprender a exprimir e a comunicar os sentimentos os outros diminui a possibilidade de manifestar comportamentos menos adequados, numa situação emocionalmente complicada.

Ementa Semanal de Aprendizagens

 

 

Pretende-se com este projeto promover um ensino dinâmico, que proporcione a interação entre os alunos; a mobilização de diferentes capacidades e a autonomia de cada aluno; a exploração de conteúdos programáticos, recorrendo a diferentes estratégias de aprendizagem ativa e potenciar a autorresponsabilização pelo processo de aprendizagem e colaboração entre pares no alcance de objetivos escolares.

Deste modo, utiliza-se uma “Ementa diária” em que são apresentados os conteúdos/atividades que o aluno deverá realizar ao longo do dia.

Em pequenos grupos, pré-definidos, cada grupo escolhe a ordem pela qual quer realizar as diferentes atividades propostas. Esta escolha é feita no início de cada dia, tal como a escolha do representante do grupo. No final do dia, haverá um momento, em que os alunos refletem sobre o que mais gostaram de realizar, sobre os conteúdos em que tiveram mais dificuldade e sobre as áreas em que necessitam de investir um maior estudo.

Durante a realização de todo o processo, recorre-se à utilização de música de fundo, para que os alunos monitorizem o ruído que é feito enquanto trabalham. Cada grupo possui ainda uma luz que deverá acender sempre que considere que está a haver demasiado ruído. É também utilizada uma luz geral na sala de aula que é acesa, pela professora, sempre que há maior ruído, para ajudar ao autocontrolo por parte dos alunos.

Têm-se verificado resultados positivos na implementação deste projeto, no 1.º e 2.º anos, e é bem visível a alegria, o gosto e o empenho demonstrado por todos os alunos envolvidos.

Projeto “Sou Capaz”

 

 

 

Este Projeto surgiu de uma crescente inquietação e de profundas reflexões sobre a nossa sociedade, a nossa escola e do que se passa à nossa volta todos os dias.

Os ritmos “alucinantes” a que os nossos alunos são sujeitos, leva-os a que sejam nervosos, agitados, com problemas de concentração e algumas vezes de aprendizagem. A escola deve ser um local onde eles para além de se sentirem bem e seguros (o que acontece), sintam que são capazes de grandes voos.

O que temos procurado fazer e com muito sucesso, é um trabalho não apenas centrado na Matemática e no Português, mas algo mais virado para as Expressões (artística, musical, dramática), centrado na Educação Emocional, onde o sentir, o entender, o controle emocional, a motivação, a empatia e as habilidades sociais sejam importantes. O excluir de expressões “não sei”, “não sou capaz” para passarmos a ter “eu sou capaz”, “eu consigo” e ver o sorriso na cara dos nossos alunos tem sido uma experiência enriquecedora.

Sem nunca perder de vista as competências de final de ciclo, mas aprofundado outras, de acordo com os interesses da turma, trabalha-se com a finalidade de deixar de ter crianças inseguras, com baixa autoestima e com comportamentos compulsivos.

Uma sala de aula diferente requer uma avaliação diferente, ou seja, os conteúdos são avaliados à medida que são trabalhados, com uma ficha (de uma página, no máximo duas). Desta forma, as crianças ganham mais autoconfiança, pois sentem que são capazes e mantêm-se motivadas e mais focadas no trabalho diário.

Os alunos podem repetir a ficha caso esta não corra bem por qualquer razão, ou caso queiram melhorar a nota. Continuam a fazer um teste por período, nos moldes tradicionais, mas a forma como o abordam e o estudo que realizam é, em tudo, diferente, pois eles sabem que são capazes.

No presente ano letivo, as duas turmas do 3º ano estão abrangidas por este Projeto ao qual demos o nome de “SOU CAPAZ!”.

As turmas trabalham em conjunto, respeitando os ritmos de cada aluno, promovendo competências de autonomia, confiança, respeito, valores, liberdade, excelência, responsabilidade, curiosidade, resolução de problemas, sensibilidades estética e artística, formando alunos que sabem pensar, expor e defender as suas ideias.

Projeto VOA

 

“Cuidar das emoções para crescer melhor”

 

Programa piloto a aplicar a uma turma do 5.º ano

O programa VOA educação possibilita o acompanhamento do desenvolvimento socioemocional dos alunos, com o compromisso de colaboração entre o conselho de turma e o gabinete de psicologia, no despertar da importância do olhar para as competências do século XXI no processo ensino-aprendizagem.

Através do programa VOA são exploradas as competências de: