Em Projeto

Projeto IDEIA – Identidade, Descoberta, Emoções, Interesses, Autoestima

 

Vários estudos demonstram que a inteligência emocional desempenha um papel tão importante quanto o desenvolvimento cognitivo, no sucesso (académico), na capacidade de aprendizagem, no desempenho pessoal e social e na satisfação pessoal.

A capacidade de compreender os próprios sentimentos e os dos outros e de gerir bem as emoções, permite que a criança ganhe um maior controlo sobre os seus impulsos, que desenvolva relações mais saudáveis, que seja mais assertiva e empática, e contribui ainda para que seja mais segura na procura de soluções para os problemas que surgem no dia-a-dia.

De um modo geral, o desenvolvimento da inteligência emocional ajuda a criança a crescer de uma forma mais saudável e tranquila. Crescer em emoções é tão importante quanto crescer em tamanho e em conhecimento.

É com esta base de fundo que surge o projeto “IDEIA – Identidade, Descoberta, Emoções, Interesses, Autoestima”, um projeto de estimulação da inteligência emocional, desenvolvido nos 1º e 2º ciclos, em que são exploradas diferentes emoções, bem como estratégias para gerir e regular essas mesma emoções de uma forma adequada, com vista ao desenvolvimento de competências emocionais, sociais e comportamentais.