Em Projeto

Projeto Cuidar+

Enquadrado no Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama, o Projeto Cuidar+ surge com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, numa perspetiva do “cuidar”. Cuidar do mundo, local e global onde habitamos, promovendo nos alunos a consciência do impacto que o seu comportamento tem na preservação do meio-ambiente, para que adotem comportamentos promotores de proteção na Natureza e de uma sociedade mais sustentável.

Cuidar do outro, desenvolvendo sentimentos de solidariedade para com os mais velhos e para com os que têm maiores necessidades, mas também sentimentos de respeito, cuidado e amabilidade para com aqueles com quem se cruzam diariamente e que fazem parte da sua vida.

Cuidar de si próprio, despertando para a importância de assumir comportamentos de um maior cuidado com o próprio corpo, de ter uma alimentação saudável e também de uma melhor autoaceitação.

Participando num conjunto diverso de atividades ao longo do ano letivo, os alunos da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo, em conjunto com o Gabinete de Psicologia, irão CUIDAR+!

Projeto Somos Emoção – 2º Ciclo

Porquê um Projeto sobre Emoções?

Somos Emoção. É absolutamente inegável! As estatísticas falam por si – 13% das pessoas fracassam por falta de Quociente de Inteligência e 87% fracassam por falta de Inteligência Emocional.

Atualmente, as crianças apresentam diferentes formas de estar, pensar e sentir, obrigando-nos também a encontrar novas formas de atuação na educação e infância.

Entregues a uma confusão de sentimentos contraditórios, as crianças necessitam cada vez mais de ajuda a (re)conhecer melhor os seus sentimentos, a nomeá-los e a fazer a distinção entre eles, nelas próprias e nos outros, assim aprendem a imaginar-se na perspetiva do outro, o que ajuda a desenvolver a sua consciência social.
Quando envolvidas num ambiente que as convide a exprimir todas as suas emoções, incluídas as «negativas», as crianças podem ter cada vez mais domínio sobre os seus sentimentos e lidar com eles de forma tranquila e segura.

Trabalhar as emoções com as crianças pode também ser importante no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas socio-emocionais. Aprender a exprimir e a comunicar os sentimentos os outros diminui a possibilidade de manifestar comportamentos menos adequados, numa situação emocionalmente complicada.

Projeto UBBU

No ano letivo 2019/2020, os alunos do 3.º e 5.º anos iniciam o Projeto UBBU code literacy.

Direcionado para crianças entre os 6 e os 12 anos, esta plataforma educativa pretende desenvolver competências para um futuro sustentável.

Programar, nesta faixa etária, apresenta benefícios a nível do desenvolvimento e apropriação de:

– Literacia digital;

– Pensamento computacional;

– Raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas;

– Criatividade;

– Capacidade de comunicação;

– Competências transversais (p.e. Português e Matemática);

– Motivação para a aprendizagem e envolvimento das famílias.

A tecnologia é apresentada aos alunos como um meio para solução de desafios do mundo, adequados aos currículos e conteúdos do ano de escolaridade em que o aluno se encontra, através da introdução de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Este projeto é dinamizado, no 3.º ano, pelo professor titular de turma e, no 5.º ano, coordenado pela professora de TIC, promovendo a interdisciplinaridade.

Para mais informações:  https://www.ubbu.io/

Filosofia para Crianças

Por tradição, a Filosofia é uma atividade que promove o gosto pelo saber e mobiliza uma série de competências perfeitamente ajustadas à realidade social e mediática em que vivemos, nomeadamente, a análise de informação, a reflexão crítica, a expressão argumentativa escrita e oral, a transformação da informação em conhecimento e a tolerância cultural e intelectual.

Estas características são transversais a todas as disciplinas e o seu desenvolvimento tem um impacto positivo em todos os domínios curriculares.

Da responsabilidade do professor António Narciso, o programa “Filosofia para Crianças” será aplicado aos alunos de 4.º e 6.º anos, semanalmente, ao longo do ano letivo.

Este programa parte da leitura, análise e reflexão do livro “Alice no país das Maravilhas”, de Lewis Carrol, e tem como objetivos:

• Tornar possível uma formação mais integral dos cidadãos a partir da idade infantil;
  • Promover a problematização relativamente à relação da criança com o Mundo;
  • Promover o desenvolvimento da autonomia de pensamento;
  • Agilizar procedimentos cognitivos e verbais;
  • Auxiliar a consolidar estruturas cognitivas lógicas e discursivas;
  • Aperfeiçoar as competências de leitura e escrita;
  • Promover as competências de diálogo, respeito e tolerância através da criação de uma pequena comunidade de investigação;
  • Desenvolver os rudimentos de uma reflexão sobre o Mundo e os outros;
  • Educar para os valores éticos universais, desenvolvendo a consciência dos direitos e deveres no âmbito da vivência em comunidade;
  • Desenvolver a sensibilidade estética e o interesse pela expressão artística.