Resultados

Em cada ano os alunos que terminam o secundário enchem de orgulho toda a comunidade educativa, pois, os resultados finais alcançados, tanto ao nível da avaliação interna, mas, sobretudo ao nível da avaliação externa, da responsabilidade do Ministério da Educação, não só enaltecem o trabalho e a formação proporcionada pelo Colégio, como são garantia do caminho e do projeto que seguimos.

De facto, se no sistema educativo português, ao nível da conclusão do ensino secundário, os resultados académicos assumem um lugar preponderante, pois é com base neles que os alunos entram, ou não, nos cursos superiores, estamos conscientes que estes resultados, como quaisquer outros, só acontecem, naturalmente, como consequência de um processo educativo bem conduzido.

Embora esses resultados sejam fundamentais, sabemos que educação escolar, hoje, não pode ficar circunscrita a tais resultados. A formação do espírito crítico, colaborativo, empreendedor, cimentada numa cultura de base humanista são, para nós, os alicerces de uma preparação sólida que contribuirá para a sua realização como cidadãos úteis, responsáveis e comprometidos.

Não existindo muitas nem variadas formas de comparação de resultados entre escolas, os resultados mais conhecidos, há vários anos, (rankings que os meios de comunicação divulgam) têm colocado o ensino secundário do Colégio nos lugares cimeiros dos rankings o que, evidentemente, nos enche de orgulho, nos anima a continuar e, nos motiva para fazer, ainda, melhor.