Plano curricular

As disciplinas de Português, Português Língua Não Materna e Matemática incluem 1 tempo semanal para a implementação de estratégias pedagógicas diferenciadas, em sala de aula;

Tutorias – Serão promovidas, sempre que possível, tutorias a alunos com Medidas Seletivas, quando tal for preconizado no respetivo RTP. Estas tutorias têm como objetivo promover, no(s) aluno(s):

• a melhoria a nível da organização pessoal;
  • a melhoria dos resultados escolares;
  • a melhoria no comportamento em sala de aula.

Após o término das atividades letivas do 2.º Semestre e até à realização das provas finais de Português, Português Língua Não Materna e Matemática, os alunos do 9.º ano têm aulas específicas para a preparação das referidas provas, de carácter obrigatório e seguindo um horário escolar previamente estipulado.

Projeto DT – Hora semanal do Diretor de Turma com a turma, com a finalidade de promover Assembleias de Turma, fazer orientação a nível da organização e gestão das tarefas escolares, promover o espírito de grupo, a integração dos alunos e a resolução de problemas disciplinares.

Apoio ao estudo 9.º Ano (Projeto SABER3 )

Projeto baseado na monitorização das aprendizagens e planeamento do estudo, operacionalizado nas seguintes fases: Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Preparação para as Provas Finais de Ciclo e articulação com o Ensino Secundário.

Inglês Currículo Nacional e Currículo Cambridge – implementação de um sistema de ensino aprendizagem da língua inglesa de padrões elevados, com a utilização de materiais da Cambridge University Press e a preparação dos alunos para a realização dos exames de proficiência no Cambridge Assessment Centre nos níveis Key English Test (KET) e Preliminary English Test (PET).

Nota:

– Apoio pedagógico diferenciado a Português e Matemática como reforço das aprendizagens, quando necessário.