MAC

Monitorização das Aprendizagens e Competências - Ensino Secundário

MAC

No Ensino Secundário oferecemos uma disciplina de enriquecimento curricular – MAC (Monitorização das Aprendizagens e Competências) – aos alunos de 10ºano.

O foco deste projeto centra-se numa efetiva melhoria das aprendizagens curriculares e não curriculares, orientadas para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, das diferentes disciplinas.

Acrescentamos várias ações que enriquecem o currículo do aluno, como sessões sobre Educação Financeira, Capacidade de Sobrevivência, Voluntariado, Etiqueta Social, Gestão das Emoções ou Organização/Comunicação.

O projeto divide-se em 3 vertentes:

1. Vertente curricular

Pretende recuperar conteúdos e aprendizagens não lecionados ou pouco consolidados, em resposta aos impactos da pandemia, durante dois anos letivos consecutivos.

1. Vertente orientada para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória

Este tempo de 100 min  incluirá a componente de Cidadania e Desenvolvimento para desenvolvimento de implementação de estratégias de recuperação e consolidação de aprendizagens e competências, definidas inicialmente pelos professores que irão lecionar a disciplina. Estes professores farão a monitorização de todas as vertentes, bem como a sua avaliação, regularmente.

1. Vertente Desportiva

Nesse tempo semanal  os alunos podem optar pelas modalidades que mais lhes interessam e desenvolver áreas de competências inscritas no Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Estas áreas de competências contribuirão para uma maior capacidade de gestão de tempo, uma melhoria da autoestima e da capacidade de lidar com a frustração, um maior foco e uma maior concentração.

Esta aquisição de competências terá impacto na recuperação e melhoria das aprendizagens na vertente curricular.