Projetos / Atividades

Para além da dimensão da criança enquanto aluno, é ainda fundamental para nós promover a aquisição e desenvolvimento de princípios e valores sociais e humanos, incentivando à participação ativa em projetos e campanhas de caráter solidário e projetos que proporcionem o conhecimento do meio social, cultural e ambiental, através da realização de visitas de estudo e projetos anuais multidisciplinares, onde possam participar ativamente e percecionar a aproximação da escola à vida real e que promovem o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Viver a Cultura

Projeto concebido para a divulgação à comunidade escolar dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Os alunos participam em diferentes atividades culturais, relacionadas com as competências que os alunos adquirem em várias áreas do saber. Destacamos as atividades experimentais laboratoriais e palestras que os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário preparam para os alunos mais novos, exposições de trabalhos, atividades desportivas e concertos.

Jogos tradicionais

Na altura do S. Martinho, os alunos do 2.º ciclo convidam os colegas do 4.º ano para um dia de convívio e partilha. Durante este dia, há a possibilidade de darem a conhecer a dinâmica e o espaço do 2.º ciclo e é o primeiro momento de contacto dos alunos mais novos com o futuro que os espera.

Cuidar + do Saber

Projeto dinamizado pelo gabinete de psicologia do Colégio. Sessões quinzenais para a promoção de métodos e hábitos de estudo. Este projeto pretende trabalhar quatro vertentes:

– Saber + na sala de aula, promove atividades de foco e concentração, participação na sala de aula, entre outros;

– Saber + em casa, ajuda na organização um bom ambiente de estudo;

– Saber + para testes, esclarece expressões de testes e ajuda na sua preparação;

– Saber + nos trabalhos, ferramentas de pesquisa e resumos pessoais.

Na Rota do Digital

O projeto “Na Rota do Digital”, iniciado no ano 2022/2223, é supervisionado por uma equipa de professores do ensino superior, e tem como foco o uso das tecnologias digitais para a aquisição de conhecimentos, aplicando os recursos tecnológicos na melhoria das aprendizagens. Para além da desmaterialização dos manuais escolares, o digital faz parte integrante do trabalho diário dos nossos alunos e contribuiu para o seu sucesso escolar.