Sobre nós

O 3º ciclo do ensino básico engloba o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e a faixa etária dos alunos varia entre os 13 e 15 anos.

Nesta fase, que corresponde à entrada na adolescência, os nossos educandos experienciam a transição da infância para a vida adulta. A partir das competências já adquiridas, ensaiam a autonomia em relação à família e partem para a construção da sua identidade através da busca de valores, ideias e experiências pessoais sobre o mundo.

A par das transformações físicas, sociais, psicológicas e cognitivas, os adolescentes preparam a construção do seu futuro profissional e debatem-se com as dúvidas e incertezas de um processo pouco linear e muito desafiante e conturbado.

Neste contexto, cabe ao colégio garantir que cada aluno possui as competências necessárias que lhe permitam definir o processo adequado para atingir o melhor de si próprio, ao nível pessoal, social e profissional.

Prática Pedagógica

 

Correspondendo aos objetivos do Projeto Educativo, a nossa prática pedagógica privilegia a planificação interdisciplinar dos programas das várias disciplinas bem como da construção da aprendizagem pelos alunos. Assim, focamo-nos na transversalidade dos conteúdos disciplinares e em práticas que permitam aos aprendentes a transformação da informação em conhecimento e a sua aplicação na resolução de problemas do dia a dia.

Áreas Curriculares Disciplinares

Nas disciplinas de Português e Matemática, no 8º ano, a lecionação é feita por 2 professores, em simultâneo.

Língua Estrangeira II é o Francês.

Áreas Curriculares Não Disciplinares

A Atividade de Reforço da Aprendizagem (ARA) é uma área curriculares não disciplinar, em horário letivo, com dois tempos por semana. Em ARA, os alunos de 8º ano são apoiados no estudo e aplicam um projeto de autorregulação das aprendizagens (APRENDER). Os alunos do 9º ano realizam trabalho de preparação das Provas Finais Nacionais e desenvolvem estratégias de aprendizagem.

Apoio ao Estudo

Estudo pós-letivo: funciona diariamente, nas salas de aula. Tem caráter facultativo e é orientado por professores.

Nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Físico-Química há apoio específico para os alunos que necessitem de reforço curricular. Funciona em pequenos grupos e é orientado por professores das disciplinas.

Office 365:  todos os nossos alunos usam o email do office como meio de acederem aos Cadernos Diários Digitais (OneNote / Teams)

Notícias do 3º Ciclo

Desporto Escolar – Corta Mato

No passado dia 12 de fevereiro, realizou-se o Corta Mato Concelhio,  na Base Aérea de Pêro Pinheiro. O Colégio Vasco da Gama participou com 34 alunos, selecionados no Corta Mato Escolar realizado nas nossas instalações, a 8 de novembro de 2018. A equipa do colégio contava com os escalões Infantis A, Infantis B, Iniciados e ...

Read More

Desporto Escolar – Ténis

A 2a etapa da fase local do Desporto Escolar realizou-se no Estádio Nacional, no dia 16. Resultados do Clube Ténis CVG: 1º lugar: Mafalda Silva (Inic.) + Afonso Jesus (Inic.) + Tomás Teixeira (Juv.) 2º lugar: Gabriela Paulo (Inic.) + Henrique Costa (Inic.) + João Almeida (Juv.) 4º lugar: André Leonardo; PARABÉNS A TODOS OS ...

Read More

European Money Quiz

No passado dia 13 de fevereiro, os alunos do 9.º ano participaram no concurso Europeu “European Money Quiz”, no âmbito da disciplina de Geografia. Trata-se de uma competição que pretende, de uma forma lúdica, promover e testar a literacia financeira dos jovens. Foram apurados dois alunos (João Del Rio e Afonso Jesus) que irão participar ...

Read More

Virtual Valentines 2019

Durante a segunda semana do mês de fevereiro, alunos do 7º ano prepararam vários trabalhos no âmbito do projeto, “Virtual Valentines 2019: Melting the Miles Between Classrooms”, nomeadamente Avatares, WordClouds e E-Cards que podem ser encontrados aqui. Este projeto permitiu que os alunos partilhassem os seus trabalhos com colegas de outros países nomeadamente dos EUA. ...

Read More