Sobre nós

O 3º ciclo do ensino básico engloba o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e a faixa etária dos alunos varia entre os 13 e 15 anos.

Nesta fase, que corresponde à entrada na adolescência, os nossos educandos experienciam a transição da infância para a vida adulta. A partir das competências já adquiridas, ensaiam a autonomia em relação à família e partem para a construção da sua identidade através da busca de valores, ideias e experiências pessoais sobre o mundo.

A par das transformações físicas, sociais, psicológicas e cognitivas, os adolescentes preparam a construção do seu futuro profissional e debatem-se com as dúvidas e incertezas de um processo pouco linear e muito desafiante e conturbado.

Neste contexto, cabe ao colégio garantir que cada aluno possui as competências necessárias que lhe permitam definir o processo adequado para atingir o melhor de si próprio, ao nível pessoal, social e profissional.

Prática Pedagógica

 

Correspondendo aos objetivos do Projeto Educativo, a nossa prática pedagógica privilegia a planificação interdisciplinar dos programas das várias disciplinas bem como da construção da aprendizagem pelos alunos. Assim, focamo-nos na transversalidade dos conteúdos disciplinares e em práticas que permitam aos aprendentes a transformação da informação em conhecimento e a sua aplicação na resolução de problemas do dia a dia.

Áreas Curriculares Disciplinares

Nas disciplinas de Português e Matemática, no 8º ano, a lecionação é feita por 2 professores, em simultâneo.

Língua Estrangeira II é o Francês.

Áreas Curriculares Não Disciplinares

A Atividade de Reforço da Aprendizagem (ARA) é uma área curriculares não disciplinar, em horário letivo, com dois tempos por semana. Em ARA, os alunos de 8º ano são apoiados no estudo e aplicam um projeto de autorregulação das aprendizagens (APRENDER). Os alunos do 9º ano realizam trabalho de preparação das Provas Finais Nacionais e desenvolvem estratégias de aprendizagem.

Apoio ao Estudo

Estudo pós-letivo: funciona diariamente, nas salas de aula. Tem caráter facultativo e é orientado por professores.

Nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Físico-Química há apoio específico para os alunos que necessitem de reforço curricular. Funciona em pequenos grupos e é orientado por professores das disciplinas.

Office 365:  todos os nossos alunos usam o email do office como meio de acederem aos Cadernos Diários Digitais (OneNote / Teams)

Notícias do 3º Ciclo

Cursos de Música

A Direção do Colégio Vasco da Gama cumprimenta e tem o prazer de informar que foram criadas as condições para dar continuidade ao projeto de implementação de Cursos de Música no Colégio, em parceria com a Escola de Musica Crescendo, da Associação Culturas de Musica da Linha, com instalações no Estoril e em Oeiras. Propomo-nos ...

Read More

Em 1986 já éramos notícia na China!

Já em 1986, o Colégio Vasco da Gama era notícia na China, pelos avanços tecnológicos implementados em contexto de sala de aula.

Read More

Bolsa de Estudo Dr. João António Nabais

A Direção do Colégio Vasco da Gama cumprimenta e tem o prazer de informar que foi criada a “Bolsa de Estudo Dr. João António Nabais”, em homenagem ao ilustre pedagogo e fundador desta Instituição, que ao longo dos últimos 60 anos se tem dedicado à formação integral de crianças e jovens, permanecendo fiel à sua ...

Read More

Projeto iClass um Case Study da Microsoft

O projeto iClass tem vindo a ser objeto de estudo pelos parceiros que trabalham connosco nomeadamente a Microsoft Educação. Depois da turma piloto ter concluído o nono ano, fechando, assim um ciclo de três anos, faz todo o sentido partilhar algumas informações sobre as alterações das práticas pedagógicas, como por exemplo o trabalho colaborativo e a comunicação, ...

Read More