Sobre nós

O 3º ciclo do ensino básico engloba o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e a faixa etária dos alunos varia entre os 13 e 15 anos.

Nesta fase, que corresponde à entrada na adolescência, os nossos educandos experienciam a transição da infância para a vida adulta. A partir das competências já adquiridas, ensaiam a autonomia em relação à família e partem para a construção da sua identidade através da busca de valores, ideias e experiências pessoais sobre o mundo.

A par das transformações físicas, sociais, psicológicas e cognitivas, os adolescentes preparam a construção do seu futuro profissional e debatem-se com as dúvidas e incertezas de um processo pouco linear e muito desafiante e conturbado.

Neste contexto, cabe ao colégio garantir que cada aluno possui as competências necessárias que lhe permitam definir o processo adequado para atingir o melhor de si próprio, ao nível pessoal, social e profissional.

 

Prática Pedagógica

 

Correspondendo aos objetivos do Projeto Educativo, a nossa prática pedagógica privilegia a planificação interdisciplinar dos programas das várias disciplinas bem como da construção da aprendizagem pelos alunos. Assim, focamo-nos na transversalidade dos conteúdos disciplinares e em práticas que permitam aos aprendentes a transformação da informação em conhecimento e a sua aplicação na resolução de problemas do dia a dia.

Projeto iClass – Projeto de integração do digital no currículo, no sentido de incluir a inovação pedagógica na prática letiva. A utilização de ferramentas digitais em sala de aula, com base no Microsoft 365, Teams e Escola Virtual, aliadas à trilogia Tecnologia, Pedagogia e Espaço, têm por base atividades digitais articuladas e combinadas com outras estratégias e recursos pedagógicos, num desenho pedagógico estruturado e enquadrado no projeto pedagógico do Colégio Vasco da Gama.

Áreas Curriculares Disciplinares

As disciplinas de Português, Português Língua Não Materna e de Matemática, incluem um reforço semanal de um tempo letivo para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, em sala de aula.

 

Inglês – Currículo Nacional e Currículo Cambridge – implementação de um sistema de ensino aprendizagem da língua inglesa de padrões elevados, com a utilização de materiais da Cambridge University Press e a preparação dos alunos para a realização dos exames de proficiência no Cambridge Assessment Centre;

 

A Língua Estrangeira II é o Francês;

 

Tecnologias de Informação e Comunicação – Além do desenvolvimento da literacia digital generalizada básica, promove o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI, nomeadamente nas áreas de competências a nível da “Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais”, sendo este domínio transversal e para ser desenvolvido no âmbito dos temas “Investigar e Pesquisar”, “Colaborar e Comunicar” e “Criar e inovar”.

 

Cidadania e Desenvolvimento – Espaço curricular que privilegia o desenvolvimento da formação pessoal e social, visando contribuir para o incremento de uma consciência cívica dos alunos, como elementos fundamentais no processo de formação de cidadãos responsáveis, participativos e críticos, alicerçados em modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, a partir de temas e orientações curriculares adequadas.

Áreas Curriculares Não Disciplinares

Tutoria de Turma – Hora semanal com o Diretor de Turma, onde são realizadas Assembleias de Turma para tratar problemas de natureza variada, fomentando uma relação de proximidade e confiança entre Diretor de Turma e Aluno e desenvolver atividades de acordo com as necessidades e interesses do grupo. interesses dos alunos.

 

Projeto de Turma – Atividades e projetos, designadamente no âmbito da cidadania, solidariedade, saúde, ambiente, artes e desporto, como forma de intervenção interdisciplinar contribuindo para a formação integral dos alunos, definidos no início do ano letivo, com programação e planificação própria, de acordo com o tema estruturante definido. Os projetos são avaliados no final de cada semestre letivo.

Outras Informações

Após o término das atividades letivas para o 9º ano de escolaridade, estes alunos têm um horário específico de preparação para as provas finais de Português e Matemática, até à data da respetiva prova, em que os alunos trabalham individualmente, sempre orientados e supervisionados por um professor das disciplinas visadas.

 

Serão proporcionadas tutorias a alunos, em particular aos abrangidos por Medidas Seletivas de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão.

 

 

 

Provas de Aferição 

No ano letivo 2022/2023 os alunos do 8º ano realizam provas de aferição de Português (55), História e Geografia de Portugal (57) e Educação Física (59).

 

Calendário das Provas de Aferição 2022/2023 – 8º ano

 

Entre 16 e 26 de maio Sexta-feira

2 de junho

Quarta-feira

7 de junho

• Componente de observação e Comunicação Científicas da prova de Ciências Naturais e Físico-Química (88)

• T.I.C. (89)

Ciências Naturais e Físico-Química (88) Matemática (86)

 

Provas Finais 

No ano letivo 2022/2023 os alunos do 9.º ano realizam provas finais de Português (91), Português Língua Não Materna (93) (94) e Matemática (92), de acordo com a seguinte calendarização:

 

Calendário das Provas Finais 2022/2023 – 9.º ano

 

Sexta-feira

16 de junho

Segunda-feira

19 de junho

Sexta-feira

23 de junho

09.30h – Matemática (92) 09.30 – PLNM (93) (94) 09.30h – Português (91)

Notícias do 3º Ciclo

Circular nº 1 – 2022/2023

Exmo. Senhor Encarregado de Educação: Estamos a preparar com todo o cuidado o novo ano letivo 2022/2023 no sentido de proporcionarmos aos nossos alunos as melhores e mais adequadas condições ao seu desenvolvimento, ao seu bem-estar e à sua realização. Para tal, continuamos a contar com a sua colaboração, em estreita união de esforços e ...

Read More

Provas Finais de Ciclo – 9º ano

Parabéns a todos os alunos do 9 ano.   Os resultados das provas finais de ciclo foram excelentes.      

Read More

Cambridge Partner School

No passado dia 22 de junho, o Colégio Vasco da Gama recebeu a bandeira Cambridge Partner School. Mais uma bandeira a hastear representando um parceiro de que muito nos orgulhamos.  

Read More

Programa de Educação Olímpica

Hoje é o Dia Olímpico e o CVG recebeu o “Certificado Excelência, Amizade e Respeito” emitido pelo Comité Olímpico de Portugal.   “Hoje é o Dia Olímpico! No ano em que o pilar “Juntos por um mundo melhor” foi associado ao Dia Olímpico, celebramos com os parceiros do Programa de Educação Olímpica que têm contribuído ...

Read More