Outros Projetos
Projeto MeditaKids
Cientes dos benefícios que a meditação pode representar para a criança, o Colégio Vasco da Gama está a desenvolver um projeto piloto, da responsabilidade do Gabinete de Psicologia e orientado pela psicóloga Alexandra Velez.
A meditação proporciona às crianças inúmeros benefícios, a nível do seu bem-estar emocional, comportamental e social, aumenta a autoestima, bem como a autoconfiança e autocontrole, fornece ferramentas que permitem à criança relaxar quando necessita, aumenta a concentração, desenvolve a inteligência emocional, estimula a assertividade e o respeito, a paz de espírito, tranquilidade e equilíbrio.
Os benefícios desta prática entre as crianças são inesgotáveis e extraordinariamente eficazes, por isso se justifica o seu uso mais recorrente nas escolas.
“Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência no mundo dentro de uma geração”.
Dalai Lama
Viver a Cultura
Projeto concebido para a divulgação à comunidade escolar dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Os alunos participam em diferentes atividades culturais, relacionadas com as competências que os alunos adquirem em várias áreas do saber. Destacamos as atividades experimentais laboratoriais e palestras que os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário preparam para os alunos mais novos, exposições de trabalhos, atividades desportivas e concertos.
Certificação de nível de Inglês
Através de uma parceria com o Cambridge English Exame Center, os alunos do 2.º ciclo podem realizar um exame que certifica o seu nível proficiência de inglês.
Para além da dimensão da criança enquanto aluno, é ainda fundamental para nós promover a aquisição e desenvolvimento de princípios e valores sociais e humanos, incentivando à participação ativa em projetos e campanhas de caráter solidário e projetos que proporcionem o conhecimento do meio social, cultural e ambiental, através da realização de visitas de estudo e projetos anuais multidisciplinares, onde possam participar ativamente e percecionar a aproximação da escola à vida real.