2º Ciclo

Trabalho, rigor, responsabilidade, exigência

Sobre Nós

 

 

 

O 2.º Ciclo do Ensino Básico compreende o 5.º e 6.ºanos de escolaridade, abrangendo a faixa etária entre os 10 e os 12 anos. Assinala a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Esta transição de ciclo coincide, também, com uma fase crítica do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas vertentes: físico, emocional, cognitivo, moral, entre outras, pelo que uma das nossas preocupações é proporcionar-lhes uma transição segura, natural e integradora.

 

 

 

 

 

Prática Pedagógica

 

 

 

 

O currículo do 2º ciclo é norteado por um objetivo estruturante, transversal a toda a nossa escola: o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Para além do saber, preocupamo-nos também com o saber ser, o saber estar e o saber fazer. Só assim conseguiremos formar cidadãos conscientes, livres, críticos e autónomos, de que fala o Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama.

 

Apoio ao Estudo

 

 

 

Esta área promove, principalmente, a aquisição de métodos de estudo, o desenvolvimento de capacidade de análise e síntese, sentido crítico, hábitos de organização e autonomia, de modo a tornarem-se alunos mais responsáveis e participativos no processo da sua aprendizagem.

Área Escola

 

 

 

Esta área curricular tem como finalidades fundamentais a concretização dos saberes através de atividades, projetos multidisciplinares e aglutinadores de saberes, a articulação entre a escola e o meio e a formação pessoal e social do aluno, contribuindo para a concretização de um saber que se quer integrado e para o desenvolvimento do espírito de iniciativa e de hábitos de organização, autonomia e solidariedade dos alunos.

Educação para a Cidadania

 

 

 

 

Com base no Referencial da Educação para o Desenvolvimento, esta área curricular não disciplinar visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos, cumprindo uma das metas do Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama.

Informática

 

No ano letivo 2017/2018 os alunos do 5.º ano irão participar no projeto promovido pelo Ministério da Educação no âmbito da “Programação e Robótica no Ensino Básico”, um projeto-piloto que cremos ir ao encontro do perfil de aluno que faz parte da geração dos nativos digitais.

Os alunos do 6.º ano darão continuidade aos projetos já iniciados, de modo a desenvolver as suas aptidões a nível de utilizador, eficiente e responsável, das ferramentas disponibilizadas pelos programas de Office e da Internet.

 

Na gestão do currículo, quer na Área Disciplinar quer na Área não Disciplinar, é preocupação dos professores desenvolver os processos cognitivos dos alunos e promover a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, de modo a evidenciar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados, fomentando assim o desenvolvimento da autonomia e do sentido crítico, inerentes à resolução de situações problemáticas. Paralelamente e de acordo com o nosso Projeto Educativo, consideramos da mesma forma importante “a promoção da vivência de valores e atitudes, quer pessoais quer direcionadas para a vida em sociedade. Pretendemos assim formar alunos intelectualmente ativos, autónomos, responsáveis, competentes nas relações interpessoais, interventores dinâmicos na sociedade e aprendentes ao longo da vida”.

Outras Ofertas

 

 

 

Apoio Pedagógico

 

 

Uma preocupação sempre presente na nossa atuação prende-se com os alunos com dificuldades de aprendizagem, que, por sermos uma escola inclusiva, são cada vez em maior número. A estes alunos é facultado um acompanhamento mais personalizado, procurando reparar lacunas através dum trabalho mais assertivo. É neste contexto que surge o apoio pedagógico de português e matemática, a pequenos grupos, como uma medida importante e indispensável para que estes possam atingir os objetivos essenciais nestas disciplinas.

 

 

Estudo pós-letivo

 

 

estudo pós-letivo realiza-se à 2ª, 5ª e 6ª feira para os alunos que nele se inscrevam. Funciona em salas separadas para os alunos do 5º ano e do 6º ano, sempre acompanhados por um professor. Porém, também aqui são desenvolvidas estratégias de recuperação: os alunos presentes no estudo e identificados pelos professores, como alunos com dificuldades, são acompanhados, noutro espaço, por uma professora de português ou de matemática.

 

Plataforma INOVAR

 

 

A plataforma INOVAR permite, além da comunicação entre Encarregados de Educação e professores, ter informação relativamente a faltas, sumários das aulas, calendário de testes ou outras informações prestadas pelo Diretor de Turma.

 

 

Esta área promove, principalmente, a aquisição de métodos de estudo, o desenvolvimento de capacidade de análise e síntese, sentido crítico, hábitos de organização e autonomia, de modo a tornarem-se alunos mais responsáveis e participativos no processo da sua aprendizagem.

Outros Projetos

 

Projeto MeditaKids

 

 

Cientes dos benefícios que a meditação pode representar para a criança, o Colégio Vasco da Gama está a desenvolver um projeto piloto, da responsabilidade do Gabinete de Psicologia e orientado pela psicóloga Alexandra Velez.

A meditação proporciona às crianças inúmeros benefícios, a nível do seu bem-estar emocional, comportamental e social, aumenta a autoestima, bem como a autoconfiança e autocontrole, fornece ferramentas que permitem à criança relaxar quando necessita, aumenta a concentração, desenvolve a inteligência emocional, estimula a assertividade e o respeito, a paz de espírito, tranquilidade e equilíbrio.

Os benefícios desta prática entre as crianças são inesgotáveis e extraordinariamente eficazes, por isso se justifica o seu uso mais recorrente nas escolas.

“Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência no mundo dentro de uma geração”.

Dalai Lama

 

 

Viver a Cultura

 

 

Projeto concebido para a divulgação à comunidade escolar dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Os alunos participam em diferentes atividades culturais, relacionadas com as competências que os alunos adquirem em várias áreas do saber. Destacamos as atividades experimentais laboratoriais e palestras que os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário preparam para os alunos mais novos, exposições de trabalhos, atividades desportivas e concertos.

 

 

 

Certificação de nível de Inglês

 

 

Através de uma parceria com o Cambridge English Exame Center, os alunos do 2.º ciclo podem realizar um exame que certifica o seu nível proficiência de inglês.

 

 

Para além da dimensão da criança enquanto aluno, é ainda fundamental para nós promover a aquisição e desenvolvimento de princípios e valores sociais e humanos, incentivando à participação ativa em projetos e campanhas de caráter solidário e projetos que proporcionem o conhecimento do meio social, cultural e ambiental, através da realização de visitas de estudo e projetos anuais multidisciplinares, onde possam participar ativamente e percecionar a aproximação da escola à vida real.

Apoio ao Estudo

 

Esta área promove, principalmente, a aquisição de métodos de estudo, o desenvolvimento de capacidade de análise e síntese, sentido crítico, hábitos de organização e autonomia, de modo a tornarem-se alunos mais responsáveis e participativos no processo da sua aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique na nossa galeria!