Bookcrossing no CVG

O sonho do Bookcrossing é possibilitar a troca de livros de forma a transformar o mundo numa biblioteca. O livro deixa de pertencer a alguém, “adquire liberdade” para passar de mão em mão encontrando muitos leitores.

No Colégio Vasco da Gama, o Bookcrossing é um projeto de partilha de livros e de leituras, dirigido a toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e, porque não, aberto também a todos aqueles que nos visitam).

 

Os livros do projeto Bookcrossing serão propriedade de toda a comunidade de Bookcrossers. Para se pertencer a esta comunidade de leitores é necessário ter disponibilizado um livro, ter interesse em ler qualquer um dos livros disponíveis e assumir o compromisso de o devolver sempre à comunidade, depois de lido.

 

 

O projeto dispõe já de um número significativo de livros oferecidos por alguns membros da comunidade educativa do Colégio Vasco da Gama.

                                                                                                                 

Este projeto é totalmente voluntário e livre. Apenas se exige o respeito pelos livros e a generosidade da partilha.

Ler é saber e “Arché” significa, em grego, princípio, começo, ponto de partida, substância subjacente, princípio supremo indemonstrável. A busca da «substância» básica de que são feitas todas as coisas é a mais antiga da filosofia grega e é acompanhada pelo problema com ela relacionado: qual é o processo que, por sua vez, faz surgir das coisas primárias as coisas secundárias.

Por isso, podemos dizer que a Poesia e a Filosofia se completam. Enquanto a Filosofia procura o ontológico para pensar o mundo, a Poesia ousa fazê-lo a partir de dentro (há quem goste do coração como metáfora). A procura da verdade, do saber, ir ao fundo, mais fundo, da identidade humana e social é tarefa filosófica e poética. Todavia, só a Poesia é a barca de palavras que tem o poder de transfigurar o que é opaco e não humano naquela realidade que tem um sol no meio e a que chamamos vida, a nossa vida, a nossa única vida.

Temos a certeza de que hoje, dia mundial da poesia e ano em que celebramos o sexagésimo aniversário do Colégio Vasco da Gama, o nosso saudoso fundador, Dr. João António Nabais, nos está a acompanhar com especial carinho, como sempre foi seu apanágio, e que está orgulhoso do apoio que a atual direção tem dado à concretização do seu sonho.