Circular nº 1 - 2020/2021

Circular nº 1 – Ano Letivo 2020/2021

Descarregar Circular nº 1

Horário Escolar

 

 

Exmo. Senhor Encarregado de Educação:

 

 

Depois de um ano atípico e complexo vamos iniciar o novo ano letivo 2020/2021 com muito empenho e coragem na esperança que tudo decorra na normalidade, embora ainda com muitas incertezas. Preparamo-nos para receber os vossos filhos, pondo em prática todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Assim, a Educação PréEscolar não terá Natação, uma vez que não é possível assegurar o distanciamento social dentro da piscina com os alunos mais pequenos. As aulas de Natação desses alunos (dos 3 aos 5 anos) serão substituídas por aulas de Educação Física.

Cada vez mais o nosso foco está na relação professor / aluno, nas aprendizagens e no bem-estar dos nossos alunos e numa relação saudável e confiante com os encarregados de educação. Com a vossa colaboração e confiança estamos certos que levaremos esta nau a bom porto, apesar das tempestades que surgirem.

 

 

O novo ano letivo terá início nas seguintes datas:

• Educação Pré-Escolar – 14/09/2020. No entanto, poderão, se assim o entenderem, frequentar as atividades de apoio à família, desde 01/09/2020.
• 1º Ciclo – 15/09/2020
• 2º Ciclo – 16/09/2020
• 3º Ciclo e Ensino Secundário – 17/09/2020

 

 

 

Na sequência das recomendações do Ministério da Educação, o horário escolar do novo
ano letivo será o seguinte:

• A Educação Pré-Escolar começará as aulas às 9:00h e terminará às 16:30h; A hora de almoço terá dois turnos: das 11:15h às 12:00h e das 12:15h às 13:00;
• Os alunos do 1º Ciclo começarão as aulas às 8:45h; O 1º e 2º anos terminarão as aulas às 15:55h e o 3º e 4º anos às 16:05h. A hora de almoço será das 11:20h às 12:30h, para todo o 1º Ciclo;
• As aulas do 2º Ciclo começarão às 08:30h e terminarão às 15:45h; A hora de almoço será das 12:00h às 13:10h;
• As aulas do 3º Ciclo começarão também às 8:30h e terminarão às 15:45h. A hora de almoço será das 12:55h às 14:15h;
• No Ensino Secundário as aulas começarão às 8h20 e funcionarão para o 12º ano apenas no turno da manhã e para o 10º e 11º anos até às 16:15h, conforme o horário da turma. Nas tardes sem atividade letiva os alunos poderão usufruir de apoio às diversas disciplinas, de acordo com o horário a divulgar
oportunamente. A hora de almoço será das 13:35h às 14:35h.

A fim de facilitar o acesso à informação relativa ao Colégio Vasco da Gama, poderá consultar os endereços: www.colegiovascodagama.pt e www.facebook.com/colegiovascodagama.

 

 

Este ano letivo, o Colégio continuará a contar com as seguintes plataformas:

INOVAR, que permite aos pais de todos os alunos, a partir da sua própria casa, consultar dados relativos ao seu educando, como por exemplo: a sua avaliação, o registo biográfico, faltas, etc.;

ESCOLA VIRTUAL, destinada às várias áreas disciplinares do Ensino Básico e Secundário, será utilizada pelos alunos do 1º e 2º Ciclos e alunos do 7º, 8º,10º e 11º anos e os custos são os seguintes: para os alunos do 1º Ciclo, a anuidade é de 26,00€ e para o 2º Ciclo a anuidade é de 30,00€. Para os alunos do 7º e 8º anos a anuidade é de 33€. Para os alunos do 10º e 11º anos, a anuidade é de 30,00€ para o curso de Ciências e Tecnologias e de 26,00€ para o curso de Ciências Socioeconómicas. Para os alunos do 12º ano a sua utilização é facultativa e a anuidade é de 16.00€.

O nosso Ensino Secundário continua a evidenciar-se pela qualidade e pela diferença como ainda há bem pouco tempo foi comprovado, mais uma vez, com a publicação dos rankings escolares. Continuaremos a reforçar o apoio em todas as disciplinas gerais e específicas sujeitas a exame nacional, de acordo com o ano em que o mesmo se realize.

A implementação do nosso projeto iClass continua a ser uma experiência muito positiva, que permite que o processo ensino/aprendizagem se realize de uma forma mais dinâmica e que os alunos consolidem a sua autonomia e criatividade. É um projeto que alia a tecnologia ao espaço e aposta numa pedagogia renovada, que assenta na flexibilização curricular.

Manteremos os Programas Próprios, no 1º Ciclo, e o Projeto Som à Letra, na Educação Pré-Escolar, e continuaremos o protocolo com o Cambridge University Press com a finalidade de, de uma forma mais eficaz e institucional, proporcionar aos nossos alunos a obtenção da Certificação de Proficiência em Inglês, em parceria com o Cambridge English (Exam Center). Os nossos alunos continuarão a ter Inglês, como segunda língua, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, o que lhes permitirá estudar em qualquer universidade fora de Portugal. A Língua Estrangeira II em todos os anos do 3º Ciclo, será o Francês.

Daremos continuidade ao projeto de implementação de cursos de música no colégio, em parceria com a Escola de Música Crescendo. Os cursos serão lecionados pelos próprios professores da Escola de Música, nas instalações do Colégio.

Os alunos que encomendaram os manuais escolares no Colégio e ainda não os levantaram deverão fazê-lo até ao dia 03 de setembro. Os alunos do 3º Ciclo deverão levantar os manuais de E.M.R.C. e de Inglês, também até ao dia 03.

A hora de saída dos autocarros (17:00h) permitirá que mais alunos possam inscreverse nas Atividades de Complemento Educativo, se assim o entenderem. À semelhança do ano anterior, os alunos poderão escolher as seguintes atividades: Ballet, Dança, Equitação, Futebol, Ginástica Acrobática, Guitarra, Judo, Karaté, Natação, Robótica, Teatro e Ténis.

Estas modalidades terão início em outubro e as inscrições serão feitas no início do ano escolar, tendo em conta os horários disponíveis e de acordo com a circular que seguirá, oportunamente.

 

 

Dado que a segurança continua a constituir para nós uma grande preocupação,
pedimos-lhe que tenha sempre presente os seguintes pontos:

● Todos os alunos, que pretendam ausentar-se do Colégio dentro do horário escolar ou que pretendam utilizar outro transporte que não seja o habitual, deverão trazer um documento justificativo, assinado pelo Encarregado de Educação, comunicando tal facto ao Coordenador de Ciclo, a fim de lhes ser dada a respetiva autorização;
● A circulação dentro do Colégio deverá processar-se, lentamente, de acordo com o mapa disponível em www.colegiovascodagama.pt (Campus), sendo proibido deixar e receber alunos junto da portaria e na Avenida das Tílias;
● O local junto ao refeitório do 1º Ciclo destina-se apenas a receber e deixar alunos, sendo proibido estacionar ou efetuar inversões de marcha;
● Os proprietários dos carros que entram no Colégio deverão requerer, na Secretaria Escolar, um dístico identificativo da viatura, no qual deverá constar a matrícula do carro e o número de identificação do aluno;
● O Colégio não se responsabiliza por danos causados em viaturas em circulação ou estacionadas dentro do Colégio.

O Colégio tem um seguro escolar, mas não se responsabiliza por tratamentos feitos em instituições privadas, a não ser que tenham protocolo com o CVG.
O aluno deverá apresentar o seu cartão de identificação, sempre que solicitado. Terá o custo de 10,00€, importância a ser debitada em outubro.
Na Educação Pré-Escolar, a alimentação está incluída na mensalidade.
Os alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário podem optar por duas modalidades:
*trazer a alimentação de casa, pagando 40,50€ por mês (outubro a junho) + 24€ (setembro), pela utilização da sala de refeições ou
*optar pela alimentação fornecida pelo Colégio, com duas opções: Mensalidade “Almoço (6,50€ x dias letivos)” ou Mensalidade “Almoço + 2 lanches (8,10€ x dias letivos)”. O valor obtido é fixo, em função dos dias letivos do mês, não havendo lugar a descontos.
Os alunos do 1º Ciclo pagarão apenas 6,00€ por almoço + 2 lanches x dias letivos. O valor obtido é fixo, em função dos dias do mês, não havendo lugar a descontos.
Quanto ao almoço avulso, mantém-se o sistema dos anos anteriores, através de requisição, feita de véspera e o preço é de 8,50€.
A ementa do almoço, elaborada por uma dietista e divulgada no site do Colégio, inclui, à semelhança do ano anterior, sopa, três pratos à escolha, (carne, peixe ou dieta), salada, pão, fruta/iogurte e água ou sumo.
Lembramos mais uma vez que os alunos que vão almoçar fora do Colégio correm riscos de segurança acrescidos que não podemos obviar. Assim, estes alunos disporão apenas do tempo estritamente necessário para a refeição, após a qual deverão regressar, imediatamente, ao Colégio e os respetivos EE deverão assinar um termo de responsabilidade relativo ao tempo que o aluno está fora do colégio.

Os autocarros sairão do Colégio às 17:00h. Até dia 14 de setembro não haverá autocarros. A partir do dia 15 entra em vigor o horário normal de transportes. Os pais que, por esquecimento, não mencionaram o código de transporte, devem fazê-lo a partir do dia 03 de setembro.
Qualquer alteração ou informação complementar deve ser comunicada ao Serviço de Transportes, através do e-mail: tiago.guerreiro@colegiovascodagama.pt, do telefone: 219 198 300 ou do telemóvel: 919 194 272.
Os alunos que utilizam transporte próprio, durante o ano letivo, deverão:
– De manhã: estar no Colégio, impreterivelmente, até às 8:15h (Ensino Secundário), até às 8:20h (2º e 3º Ciclos), até às 8:35h (1º Ciclo) ou até às 8:50h (Educação Pré-Escolar);
– À tarde: regressar a casa até às 17:00h, exceto se frequentarem atividades de complemento educativo.

 

Neste contexto de pandemia que vivemos, apelamos aos Encarregados de Educação para que, logo que as aulas terminem, venham buscar os seus educandos, que deverão esperar pelos Encarregados de Educação dentro do Colégio, nos espaços indicados para o efeito.

 

É obrigatório o uso do equipamento desportivo, composto por t-shirt e calção com emblema do Colégio, que deverá ser adquirido até ao dia 03 de setembro.
O preço varia entre os 15,00€ e os 22,00€, dependendo do tamanho.
Caso esteja interessado, poderá também adquirir um fato de treino, modelo do Colégio, cujo valor varia entre os 29,00€ e os 38,00€, consoante o tamanho.
Os alunos da Educação Pré-Escolar deverão adquirir ainda um bibe (25,00€), um panamá (10,00€) e uma t-shirt (8,00€).

Desejamos a todos um excelente ano letivo.

 

Meleças, 28 de julho de 2020

O Diretor
Dr. Inácio Casinhas