Clube de Ciências no Pavilhão do Conhecimento

Os alunos do clube de ciências Diogo Mêda, João Fernandes, Manuel Marques Canas e Vicente Almeida, participaram num desafio proposto pela ESA e Esero Portugal sobre o AMADEE-20 consistindo numa simulação de uma missão de campo a Marte, que decorreu no deserto de Negev, em Israel. Este local foi escolhido por ser análogo ao que se espera encontrar em Marte – daí o nome de missão análoga.

A missão tem como Comandante o português João Lousada e tem início no dia 4 de outubro.

O comandante português  liderou  uma tripulação de campo que conta com mais 5 astronautas análogos altamente treinados. Juntos, realizaram mais de 20 experiências científicas com o objetivo de preparar futuras missões de exploração humana e robótica em Marte.

Os nossos alunos fizeram um trabalho em vídeo sobre uma das experiências realizadas pela tripulação do AMADEE-20. Os vídeos foram partilhados, semanalmente, na página da Esero Portugal.

No final da missão, o ESERO Portugal organizou um webinar sobre o projeto que contou  com a participação de João Lousada. Os nossos alunos foram convidados a ir ao Pavilhão do Conhecimento assistir ao webinar, onde foi divulgado um dos seus vídeos. Colocaram, também, questões ao astronauta português.

As escolas foram a Marte! | AMADEE-20 | João Lousada – YouTube