NO COLÉGIO VASCO DA GAMA, OS FILHOS VOTAM PRIMEIRO QUE OS PAIS…

Tudo começou com um problema. Um peixe que não tinha nome. A noção de voto que foi entrando na experiência de aprendizagem em sala de aula. O conteúdo aprendido e materializado na expressão plástica. Finalmente, a operacionalização do valor da participação no recreio coberto após a hora de almoço. Destaque para o aluno Pedro Rodrigues do 3.ºB, que apesar de não ter vindo ao Colégio neste dia por motivos de saúde, pediu à sua mãe que ligasse para o Colégio para falar com a Professora Titular e saber se podia votar por correspondência, simbolizando assim a vida de tantos emigrantes de nacionalidade portuguesa que se encontram disseminados por esse mundo fora. Hoje, foi um dia importante para os alunos do 1.ºCiclo do Colégio Vasco da Gama. Exerceram o seu direito de votar num nome. E ganhou o nome Pipoquinha! Num universo de 158 alunos, apenas 5 não o fizeram. Não o fizeram, porque têm liberdade para não o fazer. A mesma liberdade que os outros 153 alunos tiveram ao manifestar vontade em participar e votar. A mesma liberdade que nós, os adultos, esperamos que haja no futuro.

A isto chama-se Educação para a Cidadania.