EU Back to School - Antiga aluna CVG

Antiga aluna Rafaela Grácio volta ao CVG

EU Back to School – Antiga aluna volta ao CVG

No âmbito do projeto “EU Back to School”, a nossa antiga aluna Rafaela Grácio, atual funcionária da União europeia em Bruxelas, veio ao colégio, no dia 28 de março, apresentar o projeto europeu aos alunos do 9º e 10º anos.

Numa linguagem informal e recorrendo a metodologias interativas, em que os alunos viram pequenos vídeos e usaram os telemóveis para responder a questões sobre o funcionamento das instituições europeias, a Rafaela aproximou a União Europeia dos jovens e sensibilizou-os para a necessidade de manter vivo o ideal de uma Europa unida na sua diversidade, livre, pacífica e tolerante.

Recordou-lhes também que a livre circulação permite a existência de projetos como o Erasmus, que apoia a mobilidade de estudantes em todo o espaço da união, criando oportunidades de acesso à aprendizagem em instituições de ensino superior. Podemos mesmo adaptar uma frase do filósofo Sócrates e afirmar que: Não somos lisboetas, nem portugueses, mas sim cidadãos da Europa.