Informações / Provas e Exames

INFORMAÇÃO EXAMES NACIONAIS – 2020

Acesso ao Ensino Superior

Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.

Para saber se a candidatura a um determinado curso numa determinada instituição de ensino superior está sujeita à satisfação ou realização de pré-requisitos deve-se consultar a instituição de ensino superior e ainda a informação que consta no portal da Direção-Geral do Ensino Superior: www.dges.gov.pt. (ver pré-requisitos por grupo e calendário de ações).

A satisfação dos pré-requisitos que sejam de comprovação meramente documental não necessita de inscrição e é entregue pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição. Encontram-se na situação indicada no parágrafo anterior os pré-requisitos dos Grupos A, B, D, E, F, Q, e X.

A satisfação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional, obriga a inscrição e é certificada através da Ficha Pré-Requisitos 2020, emitida pela instituição onde foram realizadas as provas e assinalada no formulário de candidatura online. Encontram-se na situação indicada no parágrafo acima os pré-requisitos dos Grupos C, H, I, K, M, P, R  e Z

A inscrição para a realização da 1ª chamada de avaliação destes pré-requisitos decorre de 9 a 27 de março de 2020 nas instituições de ensino superior.

Nota extra: Não esquecer ainda que informações sobre pré-requisitos exigidos para acesso a cursos superiores do ensino público objeto de CONCURSO LOCAL, (como por exemplo Curso Superiores de Teatro, Ciências Policiais, Cursos Superiores Militares e Música) ou ainda no ensino privado e cooperativo por CONCURSO INSTITUCIONAL deverão ser solicitadas junto das respetivas instituições.

Provas de Ingresso

Comunicação JNE 2/2020

1. O boletim de inscrição de exame dos alunos do ensino secundário é disponibilizado abaixo em formato editável.

1. Os alunos ou ex-alunos, que pretendam realizar exames e que ainda não procederam à respetiva inscrição, podem enviar o referido boletim, devidamente preenchido e assinado, para o seguinte endereço eletrónico: secretaria.escolar@colegiovascodagama.pt

1. Os alunos que pretendam candidatar-se ao ensino superior deverão enviar, juntamente com o boletim de inscrição, o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020), devidamente assinado.

1. Os serviços administrativos do Colégio confirmam aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos documentos recebidos e identificados nos anteriores pontos 2, e 3.

1. O prazo de inscrição prolonga-se até 03/04/2020

1. Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento deve ser dirigido à secretaria escolar (secretaria.escolar@colegiovascodagama.pt) ou ao Dr. Manuel Moreira pelo seguinte e-mail: manuel.moreira@colegiovascodagama.pt

Ensino Secundário

Boletim de inscrição em exame