Mais de 30 alunos do CVG na Web Summit

No passado dia 8 novembro, mais de 30 alunos de uma turma de 9º ano e outra de Economia do 10º deslocaram-se ao Altice Arena para experienciar, aquele que é considerado, pela revista Forbes, o melhor evento tecnológico do mundo.

No último dia da Web Summit, uma quinta-feira, uma turma iClass do 9º ano e a turma de Economia do 10º ano tiveram a oportunidade de visitar este enorme evento. Esta visita foi possível graças à iniciativa Inspire, que oferece 12 000 bilhetes para jovens estudantes.

Mas primeiro, o que é o Web Summit?  É uma conferência tecnológica que se realiza desde 2009, mais recentemente em Lisboa desde 2016, e que permanecerá por terras lusas até 2028. É provavelmente o maior e melhor evento internacional do setor tecnológico da atualidade, um ponto de encontro para oportunidades de negócio, mas também onde se reúnem líderes políticos, CEOs, donos de start-ups e influencers de todo o mundo, para discutir o futuro.

Os alunos puderam assistir a palestras (todas em inglês) sobre como a tecnologia pode corrigir os erros na indústria petrolífera, como criar relações e influenciar os outros, assistir à apresentação de um novo robô inteligente,e ainda ao debate sobre a China como maior potência económica e tecnológica a nível mundial.

Esta experiência proporcionou aos alunos um maior contacto com o mundo empresarial e as recentes inovações tecnológicas. Permitiu uma observação mais prática dos conteúdos estudados em sala de aula, e também visões e perspetivas de pessoas de culturas e locais diversos, sobre assuntos do interesse geral. Deu de certa forma uma perspetiva do “mundo exterior”, que espera os alunos no futuro.

Tendo em conta a opinião generalizada dos alunos, numa próxima visita deveria ser considerada a possibilidade de acesso às restantes áreas do evento, nomeadamente a FIL.

Pedro Matos (aluno do Ensino Secundário)