A valência de Educação Pré-Escolar no Colégio Vasco da Gama (3-5 anos) prima pela excelência pedagógica, desenvolvendo um trabalho cooperativo no qual a criança é o foco principal. Por sua vez, a educadora assume a missão de procurar respostas educativas que vão ao encontro dos interesses e necessidades da criança.
Neste processo de planificação e aprendizagem, a criança é um sujeito ativo, assumindo-se como construtora do seu próprio conhecimento.
Através de uma abordagem transdisciplinar, as áreas de conteúdo são trabalhadas de forma integrada, sendo que estas surgem conectadas a uma temática e muitas vezes aliadas a “projetos de investigação”, complementando-se. As áreas de conhecimento, incluídas no nosso currículo, são as seguintes: Área da Formação Pessoal e Social, Área da Expressão e Comunicação que inclui o domínio da Expressão Motora e da Natação, Expressão Dramática, Expressão Musical; Expressão Plástica; Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática e por fim Área do Conhecimento do Mundo e Inglês.
MATRIZ CURRICULAR – PRÉ-ESCOLAR
25 horas semanais em monodocência
|
– Área de Formação Pessoal e Social
– Área de Expressão/Comunicação
– Domínio da linguagem oral e abordagem a escrita – Domínio da matemática – Área de conhecimento do mundo |
ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
É uma vertente que, para além de momentos próprios de exploração/reflexão, é trabalhada de forma transversal em todo e qualquer momento do dia. As histórias para transmissão de valores, a reflexão em grande grupo, a atribuição de tarefas e a responsabilização pelas mesmas, o trabalho de cooperação, o desenvolvimento de uma crítica construtiva, a elaboração das regras com as crianças leva a que as mesmas sejam, também, fiscalizadoras e se envolvam na construção das competências pessoais e sociais necessárias a um cidadão responsável.
Pretendemos que as nossas crianças sejam capazes de crescer a exercer uma cidadania consciente, responsável e que saibam defender os seus pontos de vista de forma construtiva. Para que tal aconteça, afirmamo-nos como um Colégio que defende os valores familiares, valorizando o respeito, a disciplina e o bem estar emocional.
ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
EXPRESSÃO MOTORA
Com a entrada na Educação Pré-Escolar a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, como a aquisição da marcha e manipulação de objetos. Contudo, o desenvolvimento físico-motor torna-se crucial nesta faixa etária uma vez que possibilita a aquisição de habilidades de motricidade global, motricidade fina e jogos de movimento que estimulam o controlo motor, permitem uma consciencialização do corpo e do espaço, potenciam a aquisição de regras, fomentam a socialização e promovem um estilo de vida saudável. Para desenvolver tais competências de uma forma eficaz e focada nos propósitos da Expressão Motora, o Colégio dispõe de um docente especializado que se dedica inteiramente a esta área curricular desenvolvendo um trabalho pedagógico de excelência.
NATAÇÃO
A Natação é o desporto que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses de vida e, neste sentido, o Colégio valoriza e promove, enquanto área de conteúdo letiva, esta atividade desportiva. Praticada de forma lúdica, o docente formado e especializado nesta área, desenvolve um trabalho que potencia a aquisição de técnicas e a adaptação ao meio aquático, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças.
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
A Expressão Dramática surge como uma excelente forma de exploração do sentido de si próprio e de descoberta dos outros. Nas nossas salas, a educadora cria um ambiente que encoraja o processo criativo, colocando à disposição acessórios que estimulam o jogo simbólico e a inerente expressão verbal e não verbal. As atividades propostas desenvolvem a expressão e comunicação através do corpo, promovendo a mímica e a dramatização de vivências do quotidiano. O recurso a técnicas de dramatização tais como fantoches, teatro de sombras ou sombras chinesas, marca presença e faz as delícias das nossas crianças. Nas comemorações das festividades, o jogo dramático ganha maior expressão e é trabalhado em grande grupo, consistindo em excelentes oportunidades para desenvolver a interação entre as crianças enquanto personagens e o trabalho em equipa.
As visitas de estudo vêm ainda possibilitar o acesso à cultura, oferecendo à criança a possibilidade de assistir a peças de teatro de grande produção.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
As atividades propostas nesta área visam possibilitar à criança liberdade de expressão, no sentido em que cabe a ela própria explorar as técnicas e descobrir novas possibilidades, desenvolver a consciência crítica sobre a arte e interagir de forma criativa com os materiais.
O desenho, a pintura, a rasgagem, o recorte e a colagem são as técnicas mais trabalhadas e todas elas implicam o desenvolvimento da motricidade fina. A educadora regula a ação da criança, colocando-lhe desafios e apoia sempre a sua evolução, pois o produto final deverá corresponder às capacidades e possibilidades da mesma.
A arte plástica (bidimensional ou tridimensional) é ainda utilizada como foco de reflexão e análise e propõe que cada criança expresse a sua opinião enquanto observador de arte. A qualidade e diversidade dos materiais é assegurada, assim como as propostas de atividades se revelam desafios aliciantes para todos os gostos, em trabalho individual ou muitas vezes coletivo.
EXPRESSÃO MUSICAL
Dentro da área das Expressões, procuramos estimular e cativar a criança para um sentido musical rico e apurado. São desenvolvidas diversas atividades, desde a exploração de canções, ao contacto e manipulação de instrumentos musicais até à realização de coreografias.
Além das atividades planificadas e dinamizadas pelas Educadoras, o Colégio apresenta um programa de Expressão Musical muito inovador, impulsionado pela empresa Invento Musical. Este projeto apresenta uma metodologia que se baseia em três pilares: transdisciplinaridade, neurodidática e notação musical. As aulas, orientadas por um técnico especializado, são compostas por múltiplos exercícios práticos como execução instrumental individual e coletiva, expressão e percussão corporal, movimentação coreográfica e prática vocal. Através dos manuais de apoio e de outros recursos utilizados, são também desenvolvidas diferentes competências da área do Conhecimento do Mundo.
LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA
Compreendendo a importância que a linguagem oral e a linguagem escrita assumem no 1.º Ciclo, ressalva-se a importância de tais conteúdos serem desenvolvidos ainda na Educação Pré-Escolar como forma facilitadora da aquisição dos processos de escrita e comunicação. Com a missão de desenvolver a língua materna, o educador potencia o diálogo, a comunicação em grupo, a familiarização com o código oral e escrito, as tentativas de escrita – utilizando também o desenho como forma de comunicação não-verbal e o prazer pela leitura.
Como forma de desenvolver um trabalho articulado e criterioso, o Colégio desenvolve, em conjunto com o departamento de Psicopedagogia, uma parceria com as educadoras, o Projeto “Som à Letra”(5 anos) cujo principal objetivo assenta no desenvolvimento das competências orais e escritas numa perspetiva de promoção da Consciência Fonológica, da relação entre linguagem oral e escrita, do sucesso na aprendizagem futura e da prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem.
MATEMÁTICA
Os conceitos matemáticos começam a ser trabalhados na Educação Pré-Escolar de forma natural, possibilitando às crianças a vivência e a aquisição de conhecimentos a partir de situações do quotidiano. Desta forma, as crianças estarão mais motivadas e predispostas para o desenvolvimento das competências que consideramos importantes na idade Pré-Escolar e para uma melhor preparação aquando da entrada no Primeiro Ciclo. Trabalho como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, noções espácio-temporais, conhecimento do número e relação entre os mesmos, cálculo mental e noções de grandeza são fundamentais para a literacia matemática. Para um melhor desempenho em algumas destas áreas o C.V.G. dispõe de materiais próprios (Cubos-Barras de Cor e Calculador Multibásico) que suportam e ajudam algumas das aprendizagens nas turmas dos 5 anos.
CONHECIMENTO DO MUNDO
Na área de Conhecimento do Mundo, desenvolvemos atividades para os alunos que possibilitem uma maior compreensão e perceção do mundo que as rodeia, abrangendo aprendizagens das diversas ciências naturais e humanas. Desta forma, e ao longo do ano letivo, são explorados, de forma transversal com as outras áreas, diversos conteúdos que são do interesse das crianças em idade Pré-Escolar.
Para enriquecer este processo de aprendizagem, procuramos desenvolver trabalhos de projeto sobre vários assuntos que surgem de questões, dúvidas e interesses revelados pelas crianças, procurando estimular nelas a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado e de um sentido crítico equilibrado.