Educação Pré-escolar

Excelência pedagógica e trabalho cooperativo

A valência de Educação Pré-Escolar no Colégio Vasco da Gama (3-5 anos) prima pela excelência pedagógica, desenvolvendo um trabalho cooperativo no qual a criança é o foco principal. Por sua vez, a educadora assume a missão de procurar respostas educativas que vão ao encontro dos interesses e necessidades da criança.

Neste processo de planificação e aprendizagem, a criança é um sujeito ativo, assumindo-se como construtora do seu próprio conhecimento.

Através de uma abordagem transdisciplinar, as áreas de conteúdo são trabalhadas de forma integrada, sendo que estas surgem conectadas a uma temática e muitas vezes aliadas a “projetos de investigação”, complementando-se. As áreas de conhecimento, incluídas no nosso currículo, são as seguintes: Área da Formação Pessoal e Social, Área da Expressão e Comunicação que inclui o domínio da Expressão Motora e da Natação, Expressão Dramática, Expressão Musical; Expressão Plástica; Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática e por fim Área do Conhecimento do Mundo e Inglês.

MATRIZ CURRICULAR – PRÉ-ESCOLAR

 

25 horas semanais em monodocência

 

– Área de Formação Pessoal e Social

– Área de Expressão/Comunicação
– Domínio das Expressões:

    Motora
    Dramática
    Plástica
    Musical

– Domínio da linguagem oral e abordagem a escrita

– Domínio da matemática

– Área de conhecimento do mundo

 

 

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

 

É uma vertente que, para além de momentos próprios de exploração/reflexão, é trabalhada de forma transversal em todo e qualquer momento do dia. As histórias para transmissão de valores, a reflexão em grande grupo, a atribuição de tarefas e a responsabilização pelas mesmas, o trabalho de cooperação, o desenvolvimento de uma crítica construtiva, a elaboração das regras com as crianças leva a que as mesmas sejam, também, fiscalizadoras e se envolvam na construção das competências pessoais e sociais necessárias a um cidadão responsável.

Pretendemos que as nossas crianças sejam capazes de crescer a exercer uma cidadania consciente, responsável e que saibam defender os seus pontos de vista de forma construtiva. Para que tal aconteça, afirmamo-nos como um Colégio que defende os valores familiares, valorizando o respeito, a disciplina e o bem estar emocional.

 

 

ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

 

EXPRESSÃO MOTORA

 

Com a entrada na Educação Pré-Escolar a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, como a aquisição da marcha e manipulação de objetos. Contudo, o desenvolvimento físico-motor torna-se crucial nesta faixa etária uma vez que possibilita a aquisição de habilidades de motricidade global, motricidade fina e jogos de movimento que estimulam o controlo motor, permitem uma consciencialização do corpo e do espaço, potenciam a aquisição de regras, fomentam a socialização e promovem um estilo de vida saudável. Para desenvolver tais competências de uma forma eficaz e focada nos propósitos da Expressão Motora, o Colégio dispõe de um docente especializado que se dedica inteiramente a esta área curricular desenvolvendo um trabalho pedagógico de excelência.

 

 

NATAÇÃO

 

A Natação é o desporto que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses de vida e, neste sentido, o Colégio valoriza e promove, enquanto área de conteúdo letiva, esta atividade desportiva. Praticada de forma lúdica, o docente formado e especializado nesta área, desenvolve um trabalho que potencia a aquisição de técnicas e a adaptação ao meio aquático, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças.

 

 

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

 

A Expressão Dramática surge como uma excelente forma de exploração do sentido de si próprio e de descoberta dos outros. Nas nossas salas, a educadora cria um ambiente que encoraja o processo criativo, colocando à disposição acessórios que estimulam o jogo simbólico e a inerente expressão verbal e não verbal. As atividades propostas desenvolvem a expressão e comunicação através do corpo, promovendo a mímica e a dramatização de vivências do quotidiano. O recurso a técnicas de dramatização tais como fantoches, teatro de sombras ou sombras chinesas, marca presença e faz as delícias das nossas crianças. Nas comemorações das festividades, o jogo dramático ganha maior expressão e é trabalhado em grande grupo, consistindo em excelentes oportunidades para desenvolver a interação entre as crianças enquanto personagens e o trabalho em equipa.

As visitas de estudo vêm ainda possibilitar o acesso à cultura, oferecendo à criança a possibilidade de assistir a peças de teatro de grande produção.

 

 

EXPRESSÃO PLÁSTICA

 

As atividades propostas nesta área visam possibilitar à criança liberdade de expressão, no sentido em que cabe a ela própria explorar as técnicas e descobrir novas possibilidades, desenvolver a consciência crítica sobre a arte e interagir de forma criativa com os materiais.

O desenho, a pintura, a rasgagem, o recorte e a colagem são as técnicas mais trabalhadas e todas elas implicam o desenvolvimento da motricidade fina.  A educadora regula a ação da criança, colocando-lhe desafios e apoia sempre a sua evolução, pois o produto final deverá corresponder às capacidades e possibilidades da mesma.

A arte plástica (bidimensional ou tridimensional) é ainda utilizada como foco de reflexão e análise e propõe que cada criança expresse a sua opinião enquanto observador de arte. A qualidade e diversidade dos materiais é assegurada, assim como as propostas de atividades se revelam desafios aliciantes para todos os gostos, em trabalho individual ou muitas vezes coletivo.

 

 

EXPRESSÃO MUSICAL

 

Dentro da área das Expressões, procuramos estimular e cativar a criança para um sentido musical rico e apurado. São desenvolvidas diversas atividades, desde a exploração de canções, ao contacto e manipulação de instrumentos musicais até à realização de coreografias.

Além das atividades planificadas e dinamizadas pelas Educadoras, o Colégio apresenta um programa de Expressão Musical muito inovador, impulsionado pela empresa Invento Musical. Este projeto apresenta uma metodologia que se baseia em três pilares: transdisciplinaridade, neurodidática e notação musical. As aulas, orientadas por um técnico especializado, são compostas por múltiplos exercícios práticos como execução instrumental individual e coletiva, expressão e percussão corporal, movimentação coreográfica e prática vocal. Através dos manuais de apoio e de outros recursos utilizados, são também desenvolvidas diferentes competências da área do Conhecimento do Mundo.

 

 

LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA

 

Compreendendo a importância que a linguagem oral e a linguagem escrita assumem no 1.º Ciclo, ressalva-se a importância de tais conteúdos serem desenvolvidos ainda na Educação Pré-Escolar como forma facilitadora da aquisição dos processos de escrita e comunicação. Com a missão de desenvolver a língua materna, o educador potencia o diálogo, a comunicação em grupo, a familiarização com o código oral e escrito, as tentativas de escrita – utilizando também o desenho como forma de comunicação não-verbal  e o prazer pela leitura.

Como forma de desenvolver um trabalho articulado e criterioso, o Colégio desenvolve, em conjunto com o departamento de Psicopedagogia, uma parceria com as educadoras, o Projeto “Som à Letra”(5 anos) cujo principal objetivo assenta no desenvolvimento das competências orais e escritas numa perspetiva de promoção da Consciência Fonológica, da relação entre linguagem oral e escrita, do sucesso na aprendizagem futura e da prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem.

 

 

MATEMÁTICA

 

Os conceitos matemáticos começam a ser trabalhados na Educação Pré-Escolar de forma natural, possibilitando às crianças a vivência e a aquisição de conhecimentos a partir de situações do quotidiano. Desta forma, as crianças estarão mais motivadas e predispostas para o desenvolvimento das competências que consideramos importantes na idade Pré-Escolar e para uma melhor preparação aquando da entrada no Primeiro Ciclo. Trabalho como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, noções espácio-temporais, conhecimento do número e relação entre os mesmos, cálculo mental e noções de grandeza são fundamentais para a literacia matemática. Para um melhor desempenho em algumas destas áreas o C.V.G. dispõe de materiais próprios (Cubos-Barras de Cor e Calculador Multibásico) que suportam e ajudam algumas das aprendizagens nas turmas dos 5 anos.

 

 

CONHECIMENTO DO MUNDO

 

Na área de Conhecimento do Mundo, desenvolvemos atividades para os alunos que possibilitem uma maior compreensão e perceção do mundo que as rodeia, abrangendo aprendizagens das diversas ciências naturais e humanas. Desta forma, e ao longo do ano letivo, são explorados, de forma transversal com as outras áreas, diversos conteúdos que são do interesse das crianças em idade Pré-Escolar.

Para enriquecer este processo de aprendizagem, procuramos desenvolver trabalhos de projeto sobre vários assuntos que surgem de questões, dúvidas e interesses revelados pelas crianças, procurando estimular nelas a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado e de um sentido crítico equilibrado.

Educação Pré-escolar

 

 

 

 

No Colégio Vasco da Gama todos os ciclos seguem o desenho curricular nacional, garantindo a certificação do ensino segundo os quadros nacionais de referência. Para além do plano nacional de estudo, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, para enriquecimento pessoal e educativo.

 

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.” (Paulo Freire)