Som à letra

O Som à Letra® é um Programa de Desenvolvimento das Competências Fonológicas implementado nas sala dos 5 anos da Educação Pré-Escolar que pretende atuar na área da prevenção.

Foi construído por Inês Jubilot e Patrícia Dias, psicólogas na Clínica de Dislexia Dr.ª Paula Teles, com base nos resultados das recentes investigações científicas e nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Tem como objetivo promover, de modo® estruturado, a Consciência Fonológica, considerada atualmente o maior preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.

Através das sessões do Som à Letra estimula-se a capacidade para refletir sobre os segmentos sonoros da linguagem oral, ou seja, compreender que a linguagem é formada por frases, as frases por palavras, as palavras por sílabas, as sílabas por fonemas e que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto.

O Programa Som à Letra® é implementado no Colégio Vasco da Gama desde o ano letivo 2012/2013 e tem sido um importante fator protetor na transição para o 1º Ciclo. Os alunos da Educação Pré-Escolar do Colégio Vasco da Gama têm terminado esta valência com uma maior consciencialização ao nível fonológico, como elemento diferenciador no seu percurso.