Workshop para EE – iClass

Na passada sexta-feira, dia 16 de novembro, os alunos do 3º ciclo fizeram diversos workshops, para os Encarregados de Educação, sobre as ferramentas utilizadas no âmbito do iClass.
Tivemos a presença de cerca de 70 pais, que nos acompanharam desde a Sessão de Abertura, no auditório do Colégio, onde o Dr. Inácio Casinhas introduziu as bases essenciais do projeto, seguido do professor Vítor Bastos que deu indicações relativamente à organização do Workshop, até às salas do 3º ciclo.
Nas sessões em sala de aula, tivemos os alunos do 7º ano a apresentarem as ferramentas que utilizam para aceder aos manuais digitais “Aula 20 Online e Offline”. Os alunos do 8º ano fizeram uma apresentação subordinada ao tema “APPS e segurança” mostrando o que fazem de melhor com ferramentas externas ao Office 365, como o Genialy, o Padlet, o Quizziz, entre outras. Já os alunos do 9º ano apresentaram o “TEAMS e o ONENOTE”. De sublinhar que cada grupo fez a apresentação quatro vezes o que implicou um esforço acrescido, mas nem assim mostraram cansaço ou desmotivação, muito pelo contrário.
Na sala iNews esteve uma equipa de alunos do 9º ano que tirou fotografias aos pais na parede ChromaKey. Estas fotografias deram origem a um vídeo partilhado com os pais durante o lanche que foi servido no refeitório do Colégio.
Tivemos ainda a demonstração de uma aula mais clássica magnificamente orientada por um aluno de 9º ano e uma aula colaborativa apresentada por 3 alunos de 9º ano a um grupo de 7º ano. Em duas outras salas, os alunos estiveram a utilizar várias ferramentas de gamificação que fazem parte do seu dia-a-dia escolar.
Foi uma tarde muito produtiva onde não faltou o secretariado orientado por alunos do 9º ano que fizeram o registo dos pais, dividiram as equipas e preencheram os diplomas, e o Staff que teve um papel essencial no encaminhamento dos pais para o auditório e nas orientações aos colegas no edifício.
Parabéns a todos os pais, alunos e professores do 3º ciclo por um atividade que mostra claramente que a colaboração é a chave para o sucesso!